Laptop
Crédito: Freepik
em

Laptop: cuidados para evitar o superaquecimento do equipamento

Com cuidados simples você evita que seu aparelho aqueça demais e peças sejam danificadas

Publicidade

√Č normal que um laptop e outros tipos de computador esquentem. Para isso que existe o cooler, que funciona como um pequeno ventilador que resfria os equipamentos respons√°veis pelo aquecimento. Mas, n√£o √© normal quando o laptop superaquece e fica assim por muito tempo. Veja o que pode fazer para evitar os danos que esse problema pode causar.

Como evitar o superaquecimento no laptop?

O superaquecimento do laptop pode ocorrer por diferentes motivos e alguns dos principais s√£o esses que vamos listar a seguir, junto com as dicas do que fazer para evitar.

Use um suporte para apoiar o laptop

Como é comum as pessoas apoiarem o laptop nas pernas, sobre um travesseiro, almofada ou cobertor. Acontece que essas superfícies dificultam o resfriamento do aparelho e assim ele fica cada vez mais quente, podendo estragar peças internas.

Ao invés de apoiar o equipamento em superfícies que não deixam a troca de ar frio pelo quente, prefira investir em um suporte que deixe o computador portátil firme e até melhore a ergonomia, para evitar dores.

Publicidade

N√£o quer gastar com isso? Aprenda a fazer um suporte para laptop caseiro com PVC

Evite deixar v√°rias telas abertas ao mesmo tempo

Outra pr√°tica bastante comum das pessoas que usam computador port√°til √© deixar diversas janelas abertas ao mesmo tempo. Ao fazer isso, o aparelho precisa dar conta de processar muito mais informa√ß√Ķes, e isso gera aquecimento.

Entrar no grupo do Telegram

A solução é se acostumar a deixar abertas apenas as janelas realmente necessárias. Tudo o que você não estiver usando no momento, deixe fechado para economizar a energia do seu aparelho e evitar superaquecimento.

Publicidade

A limpeza do aparelho faz diferença

Com o tempo de uso, o laptop vai acumulando poeira, detritos, gorduras e farelos de comida. Essa sujeira entra nos cantinhos pequenos do teclado, das saídas de som e das entradas que ficam nas laterais.

Acontece que essa sujeira precisa ser removida de tempos em tempos, e não basta passar um paninho na superfície. O excesso de sujeira compromete o funcionamento das peças, inclusive do cooler, que não consegue resfriar o aparelho com eficiência.

O ideal é você levar o seu laptop a um profissional para abri-lo e fazer uma limpeza interna completa. O que você pode fazer em casa, facilmente, é limpar o laptop por fora, usando os produtos certos.

Publicidade

Com esses cuidados, você vai notar que seu computador portátil funcionará com mais eficiência, evitando o superaquecimento. Se, mesmo depois de fazer tudo isso, ainda notar que há algo errado, leve o aparelho ao suporte técnico, pois a causa deve ser outra.

Veja também: Exercícios na frente do computador para quem trabalha sentado

cerveja com vitamina D

Cerveja com vitamina D: faz sentido consumir?

cachorro que n√£o solta pelo

10 raças de cachorro que não soltam pelo em excesso