em

AmeiAmei

Dormir sobre o lado esquerdo melhora sua saúde

Os benefícios de dormir sobre o lado esquerdo do corpo são muitos e a sua saúde vai agradecer.

Já parou para observar como você dorme? A posição em que o corpo fica influencia diretamente a qualidade do sono e da saúde.

Segundo um estudo feito nos EUA e publicado na revista científica The Journal of Clinical Gastroenterology, a melhor posição para dormir é de lado, sobre a parte esquerda do corpo. De acordo com a pesquisa, dormir sobre o lado direito agrava a azia, ao passo que dormir sobre o lado esquerdo tende a aliviar a sensação de ejoo, queimação, mal-estar e refluxo.

Embora a explicação para isso não esteja completamente clara, uma das causas apontadas para o fenómeno é a de que dormir sobre o lado esquerdo mantém a junção entre o estômago e o esôfago acima do nível do ácido gástrico. Confira a seguir outros benefícios de dormir sobre o lado esquerdo do corpo:

Benefícios ao dormir sobre o lado esquerdo

dormir-lado-certo-esquerda

Drenagem linfática eficiente

A linfa é responsável por transportar proteínas, açúcares e metabólitos pelo corpo. Como ela é processada pelos nódulos linfáticos, deve ser direcionada para o lado esquerdo. Deitar desse lado facilita o transporte para a renovação e a expulsão de toxinas do corpo.

Melhora a digestão

Essa posição canaliza o suco gástrico e facilita a liberação das enzimas do pâncreas, evitando o tradicional cansaço ao levantar. A sensação de estômago cheio, que acaba impedindo a vontade de tomar um bom café da manhã, também é reduzida com essa técnica.

Facilita o fluxo sanguíneo

Ao deitar com o lado esquerdo para baixo, facilita-se o fluxo de sangue nas veias e artérias principais, auxiliando o trabalho do coração.

Maior conforto para as gestantes

Encontrar uma boa posição para dormir quando se tem um barrigão é complicado, mas uma dica que funciona para a maioria das mamães é a de dormir sobre o lado esquerdo, com um travesseiro entre as pernas. Dessa forma, irá facilitar a circulação sanguínea e a alimentação do bebê, além de contribuir positivamente para a redução dos inchaços e facilitar a digestão, reduzindo a sensação de enjoo pela manhã.

Fantástico não é?

Veja agora esse vídeo com dicas sobre a melhor posição para dormir

Importante: essas dicas não devem substituir uma consulta ao médico!

Fonte: Folha de S. Paulo

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

33 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Descubra a forma correta de comer asa de frango
Em 7 dias, os seus ossos terão mais força e a solução chama-se gelatina!