jenipapo
Crédito: Wikipedia
em

Benefícios e como consumir jenipapo?

Nativo da Amazônia e Mata Atlântica, o jenipapo alivia sintomas da gravidez e é aliado da corrente sanguínea.

Muita gente já ouviu falar do jenipapo, mas nunca comeu ou até mesmo viu esse fruto exótico. No Brasil, é mais fácil encontrá-lo na Floresta Amazônica e em alguns trecho da Mata Atlântica, já que o jenipapeiro é nativo de florestas úmidas.

O fruto é redondo e com sabor adocicado e ácido, e por isso é muito utilizado para fazer doces, geleias, sucos e licores. O nome vem do tupi-guarani e significa “fruto que serve para pintar”, pois é possível obter uma tinta azul escura do jenipapo verde.

Benefícios do jenipapo

Do jenipapo se aproveita praticamente tudo, desde a casca até a raiz da árvore. Não é à toa que ele é um dos alimentos mais utilizados na medicina natural, principalmente pelos índios.

  • Raiz: Sob a forma de chá, a raiz do jenipapeiro atua como laxante natural para quem sofre com prisão de ventre. O líquido branco extraído dela também é útil, pois ajuda a tratar a catarata;
  • Casca: O tanino presente na casca ajuda a reduzir o colesterol ruim, além de contribuir no tratamento de úlceras, faringite e anemias. Pode ser consumido como chá, assim como a raiz;
  • Folhas: Acredite se quiser, mas as folhas do jenipapeiro são usadas no tratamento da sífilis, uma doença sexualmente transmissível. Elas também combatem a diabetes, pois ajudam a baixar o nível de glicose no sangue, e a diarreia;
  • Fruto: a polpa do jenipapo é um ótimo cicatrizante. Seu suco é capaz de tratar diversas doenças e ainda protege a pele de picadas de inseto.

1. Combate a anemia

Rico em ferro e em vitamina C, o jenipapo é eficaz no combate à anemia e contribui para melhor absorção desse mineral.

2. Trata doenças respiratórias

Asma, bronquite, gripes e resfriados podem ser combatidos e tratados com o suco do jenipapo, que também ajuda a limpar o sistema respiratório.

3. Alivia sintomas da gravidez

No primeiro trimestre da gestação os enjoos, vômitos e mal estar são frequentes e deixam a futura mamãe exausta. A recomendação é que o suco de jenipapo seja levado ao fogo até reduzir à metade e seja consumido morno, uma colher de sopa a cada duas horas.

4. É um afrodisíaco natural

Os compostos naturais do jenipapo estimulam a libido e favorecem o apetite sexual. Tanto é que existem produtos, como géis, pomadas e chás, feitos a partir desse fruto e vendidos em lojas especializadas em artigos sensuais.

5. Aliado da corrente sanguínea

Além de combater a anemia, o colesterol ruim e a diabetes, o jenipapo também auxilia no controle das plaquetas do sangue. Isso é muito útil para pacientes que estão enfrentando a quimioterapia, tratamento que compromete a produção das células sanguíneas.

O fruto também ajuda a tratar a filariose linfático, conhecida como elefantíase, doença na qual os vasos linfáticos são comprometidos e provocam inchaço nas pernas, e o reumatismo, pois alivia os sintomas de dores e inchaço nas articulações.

6. Estimula o apetite

O jenipapo não é um amigo da dieta, pois seu consumo dá vontade de comer mais. Mas isso não é necessariamente ruim, principalmente para crianças em fase de crescimento, atletas e pessoas que precisam de uma dieta hipercalórica.

Propriedades nutricionais do jenipapo

Em 100 gramas do fruto você encontra 90 calorias. Entre os minerais, é rico em ferro, cálcio e fósforo, além de conter fibras, taninos, proteínas e carboidratos. As vitaminas presentes são B1, B2, B3 e B5, conhecidas como antioxidantes naturais, e vitamina C, responsável pela melhor absorção dos nutrientes.

Como consumir?

Folhas, raiz e casca devem ser consumidos sob a forma de chá. Já a polpa do fruto pode ser consumida como suco e xarope ou utilizada em doces, bebidas alcoólicas e até comidas salgadas.

Contraindicações

O consumo não pode ser exagerado, pois o jenipapo é calórico e dá sensação de fome, o que pode acarretar em ganho de peso indesejado. Além disso, por ser um laxante natural pode acabar prejudicando seu organismo e eliminando nutrientes importantes.

Receita de doce de jenipapo

Sabendo dos benefícios desse fruto, prepare essa receita simples e deliciosa de doce de jenipapo, que vai saciar a vontade de açúcar e ainda faz bem para a saúde!

Ingredientes

  • Jenipapo: 15 unidades;
  • Açúcar: 500 gramas.

Modo de preparo

1. Descasque os jenipapos, retire os caroços e corte em cubos.

2. No liquidificador, bata rapidamente esses pedaços com um pouco de água.

3. Despeje a mistura ainda grossa em uma panela com o açúcar e deixe ferver em fogo médio. Mexa para que não queime.

4. Quando começar a escurecer e borbulhar desligue o fogo e despeje em uma travessa.

5. Faça bolinhas, como brigadeiro, e passe no açúcar.

6. Sirva em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
veneno para rato

Veneno para rato: aprenda 5 receitas caseiras

suco de jenipapo

Como fazer suco de jenipapo?