em

Infecção respiratória eleva risco de ataque cardíaco

Esse risco permanece alto mesmo após um mês depois de contrair a infecção

O perigo de ter um infarto se eleva sensivelmente nos dias que se seguem após uma gripe, bronquite ou pneumonia, de acordo com um estudo australiano divulgado pela publicação Internal Medicine Journal.

“As nossas pesquisas comprovam o que apontavam pesquisas anteriores: é possível que uma infecção no aparelho respiratório provoque um ataque cardíaco”, afirma o professor Geoffrey Tofler, um dos autores desse trabalho e especialista em cardiologia da Universidade de Sidney.

“Os resultados demonstram que esse perigo não se eleva necessariamente logo após o aparecimento dos sinais da infecção, mas na primeira semana. Além disso, o risco permanece alto ao longo de 31 dias, embora haja uma diminuição gradual”.

Perigo de infarto aumenta no inverno

Esse trabalho avaliou quase 600 pessoas que tiveram um infarto como consequência de um entupimento em uma artéria coronária (vasos que garantem a chegada de oxigênio e demais nutrientes ao músculo do coração).

Segundo os responsáveis pelo estudo, 17% tiveram sinais de infecção respiratória na semana anterior ao problema no coração e 21% no mês prévio.

Para os pesquisadores, as infecções no aparelho respiratório acabam aumentando a formação de coágulos na corrente sanguínea, tal como acontece com a inflamação e as toxinas que prejudicam os vasos sanguíneos. A relação ainda está no aumento da chance de um infarto no inverno, quando as doenças respiratórias causadas pela queda da temperatura são mais comuns.

Como fortalecer o corpo?

Uma boa forma de impedir gripes e outras infecções no sistema respiratório é fortalecendo o sistema imunológico. Dessa forma, as defesas do corpo ficarão mais fortes, o que torna mais difícil o desenvolvimento de determinadas doenças.

Uma alimentação balanceada, a prática diária de exercícios e uma boa noite de seno são alguns dos fatores recomendados para que nosso corpo esteja sempre com as defesas funcionando bem. Mas, sempre podemos dar uma forcinha, não? Aprenda aqui como fortalecer o sistema imunológico com uma receita caseira!

Fonte: Bem Estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

benefícios do mirtilo

Conheça os benefícios do mirtilo e veja como comer essa fruta

Clara de ovo pode reduzir a hipertensão!