o que pode ser inchaço no rosto
Crédito: Freepik

Inchaço no rosto: saiba o que pode ser e o que fazer para amenizar

Muitas vezes, o rosto inchado é um sintoma normal dos hábitos de vida. Veja quando ele merece atenção especial

Publicidade

Quando uma parte do corpo está inchada é chamado de edema. Por isso, os médicos chamam o inchaço no rosto de edema facial. Ele corresponde ao acúmulo de líquidos no tecido da face. As causas variam: pode ser tanto porque você tomou bebida alcoólica demais na noite anterior, como também pode ser algum problema de saúde que precisa ser examinado pelo médico. Veja, a seguir, quais são as principais causas e o que fazer para resolver o problema.

Veja também: dicas de como afinar o rosto com maquiagem e exercícios

Possíveis causas

causas inchaço no rosto
Crédito: Freepik

De modo geral, acordar com o rosto um pouquinho inchado é normal. Esse tipo em uma pessoa saudável se deve à pressão que o rosto sofre em contato com o travesseiro ao longo da noite. Porém, se ele surgir de forma mais acentuada e repentinamente, vale a pena prestar atenção se há outros sintomas e consultar o médico.

Cirurgia na região da cabeça e pescoço

Depois de uma cirurgia dentária ou em alguma outra parte do pescoço para cima é normal haver um inchaço mais acentuado durante alguns dias. Então, não há com o que se preocupar. Mas se o edema não passar dentro do período estipulado pelo médico e a pessoa estiver sentido dor, mesmo tomando analgésicos, deve avisar ao médico para verificar se ocorreu alguma infecção pós-operatória.

Publicidade

Gestação

As gestantes já sabem que um dos sintomas da gravidez é o inchaço, não apenas no rosto, mas no corpo inteiro. Esse inchaço é considerado normal, especialmente nas últimas semanas e depois do parto. Também não há com o que se preocupar, desde que mantenha as consultas em dia com o obstetra. Se o inchaço estiver atrapalhando a rotina, o médico irá recomendar as soluções ideais para cada mulher.

Tratamento quimioterápico

Pacientes que estão em tratamento com quimioterapia ou imunoterapia também podem sentir inchaço como um dos efeitos colaterais do tratamento, pois a medicação está interferindo na retenção de líquidos.

Alergia

As alergias, de modo geral, têm o inchaço como um dos principais sintomas. Quando se tratam de alergias respiratórias ou alimentares, ele é ainda maior, chegando ao ponto de atrapalhar a visão e a respiração, o que torna necessário levar o paciente ao hospital para que consiga voltar a respirar depois de receber a medicação adequada e oxigênio.

Sono desregulado

O sono serve para que o corpo repouse por completo e para que o organismo possa fazer uma limpeza interna durante algumas horas, regulando os sistemas. Mas, se uma pessoa dorme de menos ou demais, seu corpo não vai conseguir realizar essa limpeza se forma tão eficiente quanto deveria, gerando o inchaço no rosto ao acordar.

Publicidade

Excesso de bebidas e comidas

Especialmente quando exagera em comidas cheias de gordura ou de sal, e quando exagera nas bebidas alcoólicas, o corpo vai reter bastante líquido durante o sono, fazendo acordar com o rosto mais inchado do que o normal.

Doenças

Existem vários problemas de saúde que podem trazer o inchaço como sintoma, como problemas glandulares, hipotireoidismo, paralisia facial e conjuntivite. Então, se o inchaço não estiver relacionado a um dos fatores já listados acima, somente o médico poderá determinar a causa e o tratamento.

Como diminuir?

Para diminuir o inchaço no rosto é preciso, primeiro, saber o motivo de ele estar inchado. Em alguns casos é possível fazer isso em casa, desde que não esteja relacionado a algum problema de saúde. Do contrário, não se deve tentar fazer nada sem orientação médica.

Publicidade

Água fria ou gelo

Quando uma pessoa de machuca e a parte do corpo afetada começa a inchar, recomenda-se aplicar uma compressa fria, seja com gelo ou água gelada embebida num pano limpo. Então, se o inchaço for apenas por causa do sono excessivo ou do excesso de comida e bebida na noite anterior, pode aplicar uma compressa gelada durante alguns minutos ou ir lavando o rosto com água gelada algumas vezes. Não vai resolver de imediato, mas vai aliviando com o passar das horas. Essa dica também vale para pós-cirurgia, com recomendação do médico.

Beber água e fazer exercício

Essa dica é válida para pessoas que estão saudáveis e podem se levantar para se exercitar. Se tiver bebido demais ou comido demais no dia anterior, beba bastante água no dia seguinte, mais de 2 litros ao longo do dia todo, e procure se movimentar bastante para que o corpo vá eliminando o líquido retido e acabando com o inchaço.

Sinais de alerta para procurar um médico

Como existem variadas causas para o inchaço no rosto, veja quando deve se preocupar em buscar ajuda médica:

Publicidade
  • Se o inchaço aparecer de forma repentina, sem que pareça ter um motivo;
  • Se estiver com vermelhidão, coceira ou dor na região dos olhos;
  • Se for um inchaço endurecido, que causa dor e parece que piora com o tempo;
  • Se tiver dificuldade para respirar;
  • Se tiver febre;
  • Se tiver náuseas, vômito e fadiga;
  • Se perceber mais partes do corpo inchadas e outros sintomas estranhos.

PODE GOSTAR TAMBÉM