em

AmeiAmei FofoFofo TristeTriste

O que é, sintomas e tratamento da impingem

Já ouviu falar nessa doença? Como é contagiosa, é bom saber identificá-la
impingem
Crédito: Freepik

A impingem é uma doença de pele que talvez você já tenha visto, mas não soube identificar. De nome cinetífico Tinea corporis, essa doença provoca manchas com textura na pele, de tamanhos variados. São vesículas com líquido dentro, que ficam mais avermelhadas ou amareladas depois de secarem e deixam a pele com aspecto de que está descascando.

O que causa essa doença?

causa da impingem
Crédito: Divulgação

Essa é uma doença que pode ser facilmente prevenida. Sua causa são fungos em excesso que surgem no corpo quando a pele fica úmida e quente por muito tempo, se a higiene pessoal não é feita corretamente e se a pele não é bem seca após o banho.

Sendo assim, para evitar desenvolver esses fungos, basta tomar esses cuidados e, também, evitar o contato com pessoas que estejam afetadas pela doença. Ela é altamente transmissível e a pessoa doente não deve compartilhar nenhum objeto pessoal, nem louças, talheres, roupa de cama ou toalhas até terminar o tratamento.

Sintomas de impingem

Por causa do ataque dos fungos, os sintomas vão ser os típicos de muitas doenças fúngicas.

Bolhas

As bolhas, ou vesículas, são pequenas, preenchem o espaço ao redor da área afetada, como um contorno, e possuem um líquido dentro.

Coceira

A coceira fica ainda mais forte quando esfrega-se em cima das vesículas que se rompem e o líquido se espalha, causando a coceira aguda e intensa.

Manchas de escamação

A pele fica com manchas avermelhadas ou amareladas na fase em que as vesículas secam. A escamação acontece porque a pele no local está ressecada e sofrendo com o ataque de fungos.

Tem cura?

Sim, a impingem tem cura e o ideal é que vá direto ao dermatologista para que ele recomende a medicação necessária, depois de avaliar a gravidade do problema.

Tratamento

O tratamento a ser feito após a análise do médico vai depender do quanto a pele está afetada. Pode ser receitado apenas medicamento antifúngicos simples para aplicar na pele, no caso de lesões mais leves, ou então medicação oral para tratar casos mais graves.

Para que o tratamento tenha o efeito desejado, é essencial manter o corpo sempre bem limpo e seco, evitando ficar horas a fio com sapato fechado ou com roupas suadas e secando bem o corpo depois do banho, especialmente nas dobras.

Saiba mais sobre doenças causadas por fungos com o Dr. Lucas Fustinoni:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
endometriose
Endometriose: o que é, causas e tratamento
vitamina A
Saiba para que serve e onde encontrar vitamina A