em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Saiba como identificar possíveis riscos a sua saúde através da cor da sua urina

Uma correta interpretação dos sinais dados pelo nosso corpo pode ser maravilhosos para a sua saúde!

A urina é um subproduto líquido eliminado pelo corpo através da micção. Essa substância é secretada pelos rins, armazenada na bexiga e excretado pela uretra. Rica em nitrogênio, esse líquido estéril precisa ser eliminado da corrente sanguínea.

A sua cor pode variar bastante, indo desde o amarelo translúcido até o âmbar escuro. Em alguns casos, pode haver uma mudança de cor, e ela pode ficar muito clara ou muito escura.

Uns dos fatores mais comuns que podem ser responsáveis por essa alteração são: alimentos, bebidas e doenças podem alterar a composição da urina.

O pigmento chamado urocromo ou urobilina é o responsável pela coloração amarelada da urina e cada vez que o organismo não recebe uma quantidade suficiente de líquidos, no caso a ingestão de pouca água, ela pode ficar com a tonalidade mais escura.

Normalmente, não há motivo para pânico, mas é preciso ficar atento à quantidade que é ingerida ao longo do dia e do tipo de alimentos que compõe a sua dieta. Caso esteja fazendo uso de algum medicamento, converse com seu médico, para saber se essa alteração é normal.

Embora cada organismo funcione de uma maneira, a cor da urina pode ser o alerta dado pelo corpo para que você preste atenção a algumas questões. Veja quais são:

Transparente

De maneira geral, isso quer dizer que seu corpo tem bastante água e está eliminando o excesso. É considerada, por muitas pessoas, uma urina saudável. Mas é importante ficar atento. Tudo em excesso pode fazer mal e a água não foge a essa regra. Beber muita água, opu qualquer outro líquido, faz com que os seus rins fiquem sobrecarregados de trabalho, filtrando muito mais urina do que o esperado.

Fique atento também à quantidade de vezes que vai ao banheiro e se anda com alguma dificuldade para segurar a urina. Caso o número de urinas ao longo do dia aumente consideravelmente e/ou haja dificuldade em contê-la, procure um médico o mais rápido possível.

Amarelo escuro

A coloração amarela forte ou meio alaranjada pode significar que há falta de líquidos no organismo, mas fique atento para outros sintomas. Em um caso de infecção urinaria, há uma grande quantidade de células, chamadas leucócitos, que alteram o odor e a coloração da urina devido à presença de bactérias. Alguns dos sintomas mais comuns são a  dor ou o ardor para urinar e a dor na região inferior da barriga.

Vermelho, marrom ou mais escuro.

A urina de cor avermelhada ou muito escura é sinal de perda de sangue pela urina. Este sangue pode estar vindo dos rins (glomérulos) ou das vias urinárias. Pode ser um simples caso de pedras nos rins como algo mais preocupante como tumores, nefrites, problemas no fígado ou tuberculose.

Outras cores

Todo cuidado é pouco quando se trata de saúde, mas não podemos nos esquecer de que existem alimentos com corantes naturais como a beterraba, amora entre outros que podem colorir a urina, sem qualquer significado de doença. Além de pigmentação causada por uso de medicamentos.

Importante: as dicas do site não devem substituir uma consulta ao médico!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Aprenda a controlar melhor as infestações de insetos em suas plantas

Ilumine sua casa por até 40 dias utilizando 2 batatas