Xixi na cama
Crédito: Freepik

Xixi na cama na infância: por que acontece e como solucionar?

Até os cinco anos, é normal as crianças urinarem enquanto dormem, pois seu organismo ainda não está bem amadurecido

Publicidade

É normal as crianças fazerem xixi na cama quando estão na fase do desfralde. Como ainda não estão acostumadas a segurar o xixi, por falta de treino dessa capacidade, a urina pode sair sozinha durante o sono, quando a criança não está consciente.

O xixi na cama também pode acontecer eventualmente quando a criança sonha que está fazendo xixi (ou está com muita vontade), e também por causa de algum pesadelo. O problema é quando molhar os lençóis vira um acontecimento recorrente.

Veja também: Sonambulismo em crianças: causas, sinais e cuidados a ter

Por que algumas crianças fazem xixi na cama?

Pelos médicos, o xixi na cama é chamado de enurese noturna. As causas são variadas, e se não houver uma suspeita clara do motivo, é bem importante levar a criança ao pediatra para uma avaliação.

Publicidade

Mas, calma! Até os 5 anos de idade, a criança ainda não desenvolveu o completo controle da micção. Então, pode acontecer de ela urinar na cama, mesmo se já estiver em uma fase avançada do desfralde. É considerado normal.

De acordo com a International Children’s Continence Society (ICCS), cerca de 15% a 20% das crianças com até 5 anos acordam molhadas de urina. Mas, passada essa fase, se o xixi na cama continuar frequente, os motivos podem ser os seguintes:

Hereditariedade

A enurese noturna pode passar dos pais para os filhos. Se um dos pais teve enurese noturna na infância, existe uma possibilidade de 40% a 45% de o filho também ter. Essa possibilidade sobre para 75% a 80% se ambos os pais tiveram enurese na infância.

Dificuldade para acordar

Quando a criança tem um sono muito pesado, ela pode não conseguir acordar quando sente vontade de ir ao banheiro. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), essa é uma das causas mais comuns da enurese noturna nas crianças.

Publicidade

Poliúria noturna

Em alguns casos não é só o sono pesado, mas sim uma deficiência na produção de hormônio antidiurético no período noturno, chamada de poliúria noturna. Essa deficiência leva à produção de muita urina durante o sono. A criança não se levanta para ir ao banheiro porque não sente que precisa, mesmo a bexiga estando cheia.

Problemas psicológicos

O próprio medo de fazer xixi na cama e levar bronca dos pais pode fazer a criança fracassar na tentativa de segurar a urina durante o sono. Outros motivos psicológicos são fobias, bullying, conflitos familiares ou uma grande mudança na rotina, como a chegada de um irmãozinho em casa ou a mudança para uma nova escola.

Como lidar com o xixi na cama?

Antes de tudo, os pais precisam tomar cuidado com a reação que vão ter ao ver que o filho está urinando durante o sono. Essa é uma questão delicada e pode ser bastante constrangedora para a criança, podendo desencadear problemas psicológicos, se for tratada de forma errada.

Publicidade

Então, os pais devem lidar com a enurese noturna de forma que a criança entenda que não é normal e ela vai precisar ir ao médico, mas que não é culpa dela e vocês já vão, juntos, resolver isso.

O médico pode ser o pediatra ou o urologista infantil. Se suspeitar que a causa pode ser psicológica, um psicólogo infantil também poderá ajudar. Somente depois de diagnosticar o motivo da enurese, será feito o tratamento adequado.

É importante que a criança faça xixi antes de ir dormir e não beba mais líquidos na hora de ir para a cama, exceto um pouco de água, se tiver sede. Também é interessante acostumar a criança a ir ao banheiro a cada 3 horas durante o dia.

Publicidade

Para causas psicológicas, a terapia comportamental é uma opção. Quando o problema é fisiológico, como no caso da poliúria noturna, o tratamento é feito com medicamentos antidiuréticos para reduzir a produção de urina à noite.

Existe também um tratamento por condicionamento que consiste em colocar um sensor no pijama da criança. Quando estiver molhado de urina um alarme é disparado, fazendo com que a criança se adapte aos poucos e consiga controlar a urina.

Artigo com informações da pediatra, Dra. Eliete Colombeli, para Urologia Kids

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM