horta em vaso
Crédito: Freepik
em

5 Dicas para ter uma horta em vasos em casa

Você não consegue ter sua própria hortinha em casa? Talvez você não esteja seguindo as dicas certas

Ter uma horta em vasos em casa pode te ajudar a comer melhor, em uma dieta com alimentos cultivados por você. Além de ser saudável, é super divertida de fazer, deixando seu lar mais acolhedor. Porém, tem muita gente que acha que não tem espaço, mas com vasos seus problemas estão resolvidos.

Horta em vasos para locais pequenos

Você pode fazer a horta em sua varanda, em vasinhos na janela ou até mesmo naquela única e abençoada parede onde bate sol. O importante é que o local escolhido tenha, ao menos, a metade do dia de sol direto, para que as plantas possam vingar. As hortas verticais, feitas com vasinhos ou garrafa pet, são uma ótima opção. Veja algumas dicas importantes para o cultivo dar super certo.

Tenha muita paciência

As plantas precisam de cuidados especiais. É possível que a sua horta não dê certo na primeira vez, mas não desista. Volte a tentar. Pesquise o que fez de errado e corrija. Aos poucos vai aprender e melhorará a forma como cuida dos seus vasos.

Além disso, tem que esperar a mudinha crescer para poder colher, o que pode levar alguns meses. Então, paciência você deve ter.

Escolha plantas adequadas

Antes de plantar as suas mudas, deve conhecê-las bem. Tente saber quanto tempo elas ficarão expostas ao sol e à sombra, comparando com o que você tem a oferecer em casa. Por exemplo, plantas como o alecrim, o tomilho ou a lavanda crescem melhor com muito sol, enquanto que plantas como a alface ou o manjericão se desenvolvem melhor à meia sombra. Veja quais se adaptam ao seu espaço e mãos à obra!

Inicie com plantas de fácil manutenção

Normalmente, as hortas nascem com pouca variedade e poucos pés. Então, sem pressa, comece por aquelas que são de mais simples cultivo. Ou seja, o melhor é escolher plantas mais resistentes, como o alecrim, o orégano ou o tomilho. Essas são plantas que precisam de pouca água e que crescem bem a pleno sol. Com plantas de fácil manutenção você não precisa ter muitas preocupações e assim ir ganhando mais experiência até ampliar.

Irrigue do jeito e na hora certa

Uma parte fundamental da manutenção de qualquer planta é a forma de regá-las. Esse é um dos principais motivos de você conhecer e entender o que está plantando. Algumas plantas precisam de mais água do que outras. Regar todas igualmente pode dar muito errado.

Além disso, é fundamental que você faça isso no início ou final do dia. Finalizando, você deve evitar molhar as folhas também, regando cuidadosamente a terra do vaso.

Não mova muito os vasos

Não precisa mover os vasos, isso só vai te trazer dor de cabeça. As plantas se adaptam às condições que encontram e elas mesmo se colocam da melhor forma para aproveitar a luz do sol.

Mudar a posição dos vasos significa que elas vão ter de se adaptar de novo, diminuindo a sua resistência. Além disso, antes de plantar, você já tinha escolhido o local ideal e selecionado as plantas de acordo com ele. Então, deixa a plantinha quieta, que ela vai retribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

replantar alimentos

Replantar alimentos: 10 verduras e ervas para ter sempre em casa e deixar de comprar

salada de repolho

Como fazer salada de repolho para servir de acompanhamento