em

Homeopatia: o que é e para que serve

Talvez já tenha ouvido falar dessa medicina alternativa, mas sabe como funciona? Veja agora
sobre homeopatia
Crédito: Pxhere

Foi em 1796 que o Dr. Samuel Hahnemann, um médico alemão, publicou a primeira dissertação sobre a homeopatia, uma forma de medicina alternativa para o tratamento de problemas de saúde variados. O nome da terapia vem do grego homois = semelhante e pathos = doença. E afinal, do que se trata e como é feito esse tipo de terapia? Veja a seguir.

Para que serve e principais doenças tratadas

Esse tipo de terapia acredita que quando o organismo está em desequilíbrio, ele se manifesta através das doenças ao longo da vida. Sendo assim, ao tratar o desequilíbrio, que é a raiz das doenças, a boa saúde irá prevalecer.

As ferramentas que a homeopatia utiliza para trazer esse resultado são medicamentos, em doses mínimas, e seguindo um cronograma de tratamento bem específico. Uma das leis dessa medicina alternativa é a Lei dos Semelhantes.

Para essa Lei, determinadas substâncias, quando são administradas em altas doses, provocam sintomas de doenças em pessoas saudáveis. Assim sendo, essas mesmas substâncias podem curar esses mesmos sintomas em pessoas doentes, quando administradas em doses muito pequenas.

Quando são bem reduzidas, as doses não são tóxicas ao organismo, mas são o suficiente para causar uma reação que vai ajudar a reequilibrar a energia vital e devolver a saúde à pessoa.

Os tipos de doenças que recebem indicação para o uso de tratamentos assim são algumas das gastrointestinais, dermatológicas, ginecológicas, respiratórias, alérgicas, emocionais e imunológicas.

Tratamentos homeopáticos funcionam?

funciona fazer homeopatia
Crédito: Pixabay

Ainda há muito o que se estudar sobre a medicina alternativa, assim como a medicina tradicional também está em constante evolução. Embora milhares pessoas atestem sua eficácia, não há evidências científicas que sustentem os resultados de todos os tratamentos.

Porém, por realmente ter se mostrado relevante ao longo dos últimos 200 anos, atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a homeopatia como uma medicina alternativa e completar à medicina tradicional. Em muitos países, inclusive no Brasil, essas terapias são reconhecidas como uma especialidade médica e, algumas, oferecidas pelo SUS, desde que aplicadas por médicos.

Então, pode-se dizer que esse tipo de terapia funciona, desde que seja aplicada de forma segura, com acompanhamento de um médico homeopata e em conjunto ao tratamento da medicina tradicional. Especialmente para os casos de doenças graves, a OMS não recomenda o tratamento somente com homeopatia por não ter sua eficiência comprovada como a medicina tradicional.

Principais remédios homeopáticos

homeopatia tipos de remedios
Crédito: Pixabay

Esses remédios são preparados pelos homeopatas para cada paciente em específico. O princípio ativo do medicamento será diluído em água, com uma técnica específica, até que fique apenas a quantidade necessária para agir no reequilíbrio da energia vital, sem piorar os sintomas. Veja alguns exemplos:

Para asma e bronquite

Entre as opções de medicamentos para esses problemas respiratórios estão o Tossemed ou Almeida Prado nº 10.

Sinusite

No tratamento homeopático para sinusite podem ser administrados medicamentos como Sinumed ou Almeida Prado nº 3.

Gripe

Para casos de gripe, os medicamentos Gripemed, Almeida Prado nº 5 ou Oscillococcinum são os recomendados, mas de qualquer forma os sintomas vão reduzindo sozinhos com o passar de alguns dias.

Tosse

O tratamento da tosse vai depender do que a estiver causando. Das opções homeopáticas, entre as mais recomendadas estão Tossemed ou Stodal.

Reumatismo

As doenças reumáticas afetam grande parte da população e são decorrentes de diversos fatores, entre eles, a idade. Para quem não quer ficar tomando medicamentos em altas doses e acabar com muitos químicos tóxicos no corpo, a medicina alternativa utiliza o Homeoflan.

Depressão e ansiedade

Essas duas doenças necessitam de tratamento médico com psiquiatra em primeiro lugar. A homeopatia para ansiedade e depressão pode atuar complementando, com os medicamentos Homeopax, Nervomed ou Almeida Prado nº 35.

Excesso de peso

O medicamento Besomed é recomendado como parte do tratamento da obesidade e do excesso de peso, junto com os outros especialistas e tratamentos. Especialmente nesses casos, costuma ser necessária uma reeducação do estilo de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
amizades tóxicas
Amizades tóxicas: como identificar e o que fazer
buriti
Buriti: benefícios da fruta e como consumir