em

Homem converte navio de cruzeiro em abrigo para sem-tetos

O navio está na cidade de Portland, Estados Unidos, e é um respiro de esperança na humanidade
Crédito: Wikimedia Commons

Quando se pensa em navio de cruzeiro a primeira coisa que vem na mente são férias, praias paradisíacas e drinks coloridos com guarda-chuvinhas. Mas um americano teve uma ideia muito criativa para solucionar um problema muito comum em todas as grandes cidades: a falta de moradia.

Para se ter uma ideia, a Organização das Nações Unidas (ONU) dia que só no Brasil são 33 milhões de pessoas que não têm onde morar. O americano converteu um navio em uma comunidade de habitação e apoio para os sem-teto em um projeto para cidade de Portland, nos Estados Unidos, fazendo sua parte para diminuir esse problema.

Conheça a história

Kenneth Capron é o americano por trás desse projeto criativo e inovador para aqueles que precisam de um lar. Ele que é diretor fundador da organização sem fins lucrativos Memory Works, está determinado a encontrar moradia para os desabrigados, mesmo que não seja em terra firme.

O projeto de Capron, nominado de  Hope Harbour (Porto Esperança, em tradução livre) é ousado e nunca feito antes, mas ele pode atender aos grupos mais necessitados, que são os sem-teto e as populações de baixa renda, imigrantes e trabalhadores. A ideia é que o navio não seja uma moradia a longo prazo, mas sim um centro de habitação e treinamento profissional para aqueles que precisam, para que assim elas possam melhorar de vida.

Homem converte navio de cruzeiro em abrigo para sem-tetos conheça
Crédito: CruiseBe

A moradia flutuante, se realizada, ficará ancorada permanentemente na orla da cidade de Portland, Maine, nos Estados Unidos, e é bem-vinda aos olhos do prefeito Ethan Strimling. Segundo ele, a cidade necessita de cerca de mil unidades habitacionais e o cruzeiro pode oferecer pelo menos 800 apartamentos, fora 300 tripulantes para disponibilizar treinamento profissional, apoio e serviços sociais.

Capron já deu o primeiro passo para poder viabilizar a ideia. Ele conseguiu permissão do conselho da cidade de Portland e de interessados em financiar o projeto. Capron também solicitou uma doação de 250 mil dólares para a Fundação Robert Wood Johnson. Com esse dinheiro ele planeja conduzir um estudo para verificar a viabilidade em transformar um navio de cruzeiro em moradias.

O custo de um navio de cruzeiro usado com a capacidade desejada seria de 5 milhões a 100 milhões de dólares. Pode parecer meio caro para uma moradia temporária, mas resolveria de imediato a crise de habitação que ocorre na cidade de Portland. Já que a população desabrigada cresceu muito e a cidade não possui mais recursos. Essa seria uma forma que, além de abrigar as pessoas, as ajudariam a se reinserir no mercado de trabalho.

Veja também: empresa de cruzeiro quer contratar alguém para viajar e postar nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
figo benefícios e receita
12 Benefícios do figo
tratamento natural para rosácea
10 tratamentos naturais para rosácea e como usá-los