hiperidrose
Crédito: Freepik
em

AmeiAmei FofoFofo EstranhoEstranho TristeTriste

Hiperidrose: o que é, causas e como tratar

Você sente seu corpo suado quando não está calor e sem fazer atividade física? Preste atenção nos demais sintomas

A hiperidrose é uma condição em que as glândulas sudoríparas produzem suor em excesso. Esse suor é produzido, inclusive, enquanto a pessoa está descansando e quando a temperatura do ambiente não está elevada o suficiente para fazer o corpo suar.

Essa doença traz transtornos principalmente porque suar demais é incômodo. A pessoa não se sente confortável consigo mesma e sente-se constrangida diante dos outros quando está visivelmente suando em excesso. Veja quais são as causas e o tratamento para esse problema.

Principais causas

hiperidrose principais causas
Crédito: Casa de Saúde da Boavista

Existem dois tipos de hiperidrose. Um deles é a primária, quando o excesso de suor ocorre nas mãos, nos pés e nas axilas. O outro tipo é a secundária, que pode ocorrer em uma área específica ou em todo o corpo.

Tipo primário

Na maioria dos casos do tipo primário, não há causa aparente, por isso os médicos acreditam que o problema seja hereditário.

Tipo secundário

Já no tipo secundário, existem condições que podem desencadear a doença, como câncer, distúrbios no controle da glicose, hipertireoidismo, doenças cardíacas, pulmonares, Parkinson, lesão na medula, menopausa, derrame e tuberculose.

Tratamento

Geralmente uma pessoa busca o tratamento médico quando tem sintomas como suor prolongado e excessivo sem causa, dor no peito ou perda de peso. Deve-se prestar atenção aos sintomas que acompanham o excesso de suor, pois assim o médico terá mais facilidade em encontrar a causa, caso exista.

Depois de diagnosticada a doença, o tratamento pode ser feito com medicação oral ou tópica. Também existe a possibilidade de aplicar Botox em determinadas regiões para inibir o excesso de suor. Em casos mais graves pode ser necessário recorrer à cirurgia de retirada das glândulas sudoríparas. Cada caso é avaliado pelo médico, que pode ser um dermatologista, para então decidir-se sobre qual o tratamento mais adequado.

Qual a diferença de sudorese e hiperidrose?

Todas as pessoas têm sudorese, que é quando o corpo sua para manter a temperatura regulada. Geralmente a sudorese ocorre por conta de uma atividade física, uma situação de estresse ou excesso de calor, por exemplo. Já quando uma pessoa tem hiperidrose, quer dizer que ela tem sudorese excessiva, em momentos que não faz sentido suar, nem muito nem pouco.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

canja de galinha

8 Receitas de canja de galinha

brincadeiras para chá de bebê ideias

18 Ideias de brincadeiras para chá de bebê