hera como fazer mudas
Crédito: Freepik
em

Hera: dicas de cultivo dessa linda trepadeira

Você pode ter essa planta em diferentes tons de verde e amarelinho, em várias partes da casa

A hera é uma planta tão bonita quanto versátil. Você pode cultivá-la em várias partes da casa e é bem fácil de mantê-la viçosa, saudável e crescendo rápido. Inclusive, precisa tomar cuidado com o local escolhido para cultivá-la, pois ela vai começar a trepar no que estiver por perto e não é tão fácil de retirá-la. O efeito fica maravilhoso.

Características gerais da hera

hera como cuidar
Crédito: Freepik

A hera não é uma só planta, mas sim um grupo, chamado Hedera sp. As duas espécies mais populares são a Hedera helix e a Hedera canariensis. Embora elas não sejam brasileiras, se adaptam com facilidade aos climas locais.

Elas são trepadeiras e criam raízes ao longo dos caules para conseguirem se grudar nas paredes, muros, pilares ou até nos móveis que estiverem por perto.

O que chama a atenção na hera é o formato das suas folhas, que é bem bonito, recortado tipo uma estrela. Também as cores, que podem ser bem verdinhas ou variegatas e prateadas.

Se você quiser criar um paisagismo com plantas grandes em um local espaçoso, a Hedera canariensis é a mais recomendada, pois suas folhas são maiores. Já a Hedera helix tem folhas pequenas, mais delicadas, para ficar em locais menores ou em composições de plantas com esse mesmo tamanho.

Luz ideal

A hera é uma planta de meia sombra ou sol pleno. No caso das variegadas, que têm duas cores, se elas forem privadas de muita luminosidade, vão ficando totalmente verdes. Então, para preservar esse lindo efeito de cor, mantenha sua hera variegada em um local com muita luz natural.

Rega para a hera

A rega não tem segredo: você deve colocar o dedo no substrato da planta e sentir se está úmido ou seco. Caso esteja úmido, não precisa regar ainda. Se já estiver seco, pode regar devagar, deixando ela absorver a água até começar a sair por baixo do vaso. Não deixe ela ficar muito seca, passando sede. Confira o substrato toda semana. No verão ela vai precisar de mais água do que no inverno.

Terra para plantio

qual terra plantar a hera
Crédito: Freepik

O substrato ideal para a hera também é simples. Pode usar uma terra comum de jardim, adicionando um pouco de esterco curtido ou húmus de minhoca, que inclusive pode ser produzido em casa. Se a sua terra de jardim for muito argilosa e compacta, pode misturar um pouquinho de areia de construção junto.

Adubação da hera

Para ajudar sua planta a ficar sempre bonita, com folhas saudáveis e crescendo rápido, pode fazer uma adubação simples a cada 4 meses, mais ou menos. Basta adicionar um pouco mais de esterco ou húmus na terra que é o suficiente. Esse adubos naturais são mais fáceis de lidar, pois não queimam a planta caso você dê mais do que o necessário.

Podas

hera como pegar muda da rua
Crédito: Freepik

Como essa é uma planta trepadeira, dependendo do local em que você a colocar, vai precisar fazer uma poda de condução para evitar que ela invada locais que você não quer. Mas, se a ideia for deixá-la crescendo livre, nem precisa podar.

Como fazer mudas de hera – pode pegar da rua?

Se quiser reproduzir a sua hera para mais vasos ou no jardim, a melhor forma é por estacas do caule. Se você passar por um muro com heras em um local público ou quiser pedir permissão para o dono, também funciona, desde que faça o corte correto.

Observe os caules que já estão com raízes, e que estejam bem saudáveis, e faça o corte com pelo menos 3 gemas, que são os nozinhos entre as folhas.

Então, prepare uma terra como a do plantio e deixe esse caule deitado sobre a terra, sem enterrar, e sempre umedecido até começar a pegar.

gugu doação de órgãos

Mãe de Gugu não queria doar órgãos por medo do filho ficar deformado

pai costura para filha

Pai aprendeu a costurar para se aproximar da filha de 3 anos