hábitos perda de colágeno
Crédito: Freepik
em

8 Hábitos que aceleram a perda do colágeno

Muito mais do que ficar com rugas, a falta de produção e absorção do colágeno afeta a saúde do corpo todo

O colágeno é essencial para a manutenção do corpo humano. Essa proteína é produzida naturalmente pelas células, e representa 70% das proteínas da pele.

O colágeno é responsável por manter a estrutura, a elasticidade e a firmeza da pele, além das outras funções nos órgãos internos, músculos, ligamentos, articulações, tendões, unhas e cabelos.

Além da produção natural pelas células, o colágeno pode ser absorvido pelas carnes, pela gelatina, suplementos alimentares e produtos dermocosméticos.

O que acelera a perda de colágeno?

Quando o corpo envelhece, naturalmente passa a produzir menos colágeno, não tem como evitar esse efeito da natureza. Mas, é possível retardá-lo tomando alguns cuidados na rotina, que podem começar ainda na juventude.

Essas atitudes não servem apenas para continuar parecendo mais jovem, sem rugas e manchas. Por conta da importância do colágeno, prevenir a sua falta no corpo é uma questão de saúde. Alguns fatores que aceleram a perda de colágeno e reduzem sua absorção de fontes externas, são:

1. Fazer dietas restritivas com pouca proteína

Não significa que precisa comer muita carne. Afinal, existem outras fontes de proteínas, como ovos, laticínios e vegetais. Mesmo os veganos podem manter uma alimentação saudável e equilibrada, com a quantidade de proteínas necessária para a manutenção da saúde, muito além da produção de colágeno.

2. Consumo exagerado de açúcar

O açúcar é inflamatório para o corpo e prejudica a absorção de nutrientes necessários para a produção de colágeno. É importante evitar o açúcar refinado, que é o pior de todos e está presente na maioria dos produtos industrializados. O cuidado também se estende aos adoçantes.

Veja como fazer uma substituição segura do açúcar pelo adoçante.

3. Excesso de exposição ao sol e sem proteção

Usar protetor solar é muito importante para prevenir diversos problemas de pele, inclusive o câncer, que é cada vez mais frequente. O protetor deve ser usado mesmo nos dias nublados e ser reaplicado no período recomendado na embalagem, de acordo com o fator de proteção solar escolhido.

4. Rotina com muito estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade, assim como a depressão, fazem as células do corpo se oxidarem. Com isso a produção de colágeno é afetada, além de prejudicar muitas outras funções no organismo. É importante tratar desses problemas como puder, seja buscando ajuda profissional ou reanalisando o estilo de vida para promover uma mudança.

5. Tabagismo

Fumar é um vício terrível, pois não existe sequer um benefício. Na questão do colágeno, o cigarro produz muitos radicais livres que atacam as células e impedem a produção da proteína. O cigarro vai matando o corpo aos poucos, envelhecendo e adoecendo mais a cada dia, e muito mais rápido do que o ritmo natural

6. Falta de uma rotina de cuidados com a pele

A rotina de cuidados deve ser feita conforme a necessidade de cada pessoa. Mas, de modo geral, é importante remover toda a maquiagem todos os dias antes de dormir, manter a pele limpa e hidratada.

Veja dicas de como manter uma rotina de cuidados com a pele.

7. Beber pouca água

O corpo humano necessita de água para se manter vivo. Aliás, praticamente toda a vida no planeta precisa. Quando você bebe água de menos, as células ressecam e todos os sistemas ficam prejudicados. A pele desidrata, fica doente e enrugada. Beba pelo menos 2 litros de água ao longo do dia, todos os dias.

8. Nunca usar produtos dermocosméticos que ajudam na reposição de colágeno

A partir dos 25 anos de idade é interessante consultar um dermatologista para ver como está a sua pele e qual produto pode começar a usar para prevenir a perda acentuada de colágeno com o passar dos anos.

Saiba o que são os dermocosméticos.

Professor de Yale parou de tomar banho

Professor americano parou de tomar banho há 5 anos: “você se acostuma, parece normal”

como tirar papel de parede

Como tirar papel de parede sem muito trabalho