em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Benefícios da graviola

Descubra de que maneira a graviola faz bem para a sua saúde, além de saber se está madura e como consumir
benefícios da graviola
Crédito: Wikimedia Commons

A graviola é uma fruta que se dá muito bem com o clima tropical. Apesar da sua origem filipina, ela não é difícil de ser encontrada nos países do continente americano. Por sua doçura, essa fruta é ideal para fazer sobremesas e pratos doces. No entanto, você sabia que com as folhas é possível fazer um chá com efeitos poderosos?

Benefícios para a saúde

graviola benefícios para a saúde
Crédito: Wikimedia Commons

1. Fortalece o sistema imunológico

Suas folhas são ricas em vitamina C e antioxidantes. Isso significa uma verdadeira turbinada na imunidade.

Portanto, que tal combinar o suco de laranja com o doce dessa fruta para se manter sempre saudável e livre dos resfriados? Experimente já!

2. Diabetes

Quem sofre de diabetes precisa estar sempre atento ao nível de açúcar no sangue. Para além dos remédios tradicionais, existem algumas opções alternativas que podem colaborar para o controle.

O chá de folhas dessa fruta pode ajudar na redução do índice de açúcar no sangue sem provocar efeitos colaterais e de maneira natural.

3. Sistema cardiovascular

Um dos benefícios do chá é a capacidade de ativar o sistema circulatório, fortalecendo as veias e artérias e, consequentemente assegurando o trabalho do coração.

Com o trabalho facilitado, é possível reduzir as chances de infarto e outras doenças coronarianas.

4. Fornece mais energia ao organismo

A frutose presente na graviola ajuda o organismo a recuperar energias, bem como a se preparar para atividades mais intensas.

É recomendável o consumo de oleaginosas ou outro tipo de gordura saudável, para evitar o pico glicêmico e fazer com que a energia dure mais tempo.

5. Combate problemas no sistema nervoso

Contém vitaminas do complexo B, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.  Já a vitamina B12 ajuda a controlar o stress do dia a dia, agindo de forma mais ponderada, perante os desafios apresentados.

6. Benéfico para os ossos

Esta fruta ajuda a ter ossos e dentes fortes, pois é rica em fósforo e cálcio. Pode ser consumida por pessoas de todas as idades, evitando que os ossos fiquem mais fracos em alguns momentos de sua vida, como a menopausa, que afeta as mulheres de meia-idade.

7. Ajuda na digestão

Se tem problemas de digestão, esta fruta pode ajudar. Ela é rica em fibras e nutrientes, que melhoram a saúde digestiva e evitam momentos de azia.

Além de ajudar a digerir facilmente proteínas e gorduras, ela melhora o trânsito intestinal.

8. Alivia a dor

Acabe com dores musculares e cólicas, tomando o suco. A fruta atua como um analgésico e anti-inflamatório natural.

Por isso, pode também ser utilizada no pós treino ou em casos de doenças que necessitem algum apoio nesse aspecto.

Graviola cura o câncer?

Um estudo publicado em 2012 fez uma análise do uso da fruta no combate ao câncer. A pesquisa analisou o uso do chá das suas folhas em comparação com o tratamento tradicional da quimioterapia. De acordo com as pesquisas, o chá tem resultados muito positivos e pode ajudar no combate da doença.

Muitas das células afetadas pelas mais graves doenças parecem ser imunes ou desenvolver uma grande resistência contra os medicamentos. Daí que as acetogeninas das anonáceas (espécie fruta) surjam como uma alternativa a considerar.

Essas substâncias, presentes nela, conseguem impedir as células cancerígenas e tumorais de crescerem, potencializando o efeito do tratamento convencional – e não o substituindo.

Como comer?

graviola como consumir
Crédito: Prato Barato

Prefere um suco, a polpa, geleia, doce ou um chá? Para usufruir de todos esses benefícios, poderá beber o suco dessa fruta ou tomar um chá de suas folhas.

E as sementes? Talvez você não sabia, mas pode transformá-las em uma solução para pulverizar. Sabe para que serve? Para ser usada como repelente de inseto. Basta aplicar sobre a pele ou sobre as plantas.

1. Suco

Quanto ao suco, ele produz melhor efeito se tomado em jejum. O organismo vazio é um ambiente mais predisposto à absorção.

Para que o tratamento obtenha melhores resultados, volte a tomar o suco sempre antes de dar início às principais refeições do dia.

2. Folhas

As folhas concentram inúmeras propriedades terapêuticas, mas para que possam ser inseridas na alimentação, primeiro terão de ser amolecidas.

Basta deixá-las em água fervente para que a sua textura se torne mais agradável. Podem virar compressas ótimas para tratar de lesões na pele. E até para estancar hemorragias!

Se o seu problema é mais psicológico, o melhor é preparar uma infusão. O nervosismo e a insônia vivem perturbando as suas noites? Tome essa bebida, bem quente, antes de deitar.

3. Flores

Já sabe o que fazer com as folhas e com as sementes? Falta só descobrir para que servem as flores! As flores que dão origem ao fruto são maravilhosas para tratar os sintomas das gripes e resfriados.

Atuam rapidamente contra a congestão das vias respiratórias e fazem maravilhas na recuperação.

4. Fruto

Se preferir, pode optar por comer a fruta crua, como qualquer outro fruto. Se estiver pouco madura, por exemplo, é recomendada para situações de icterícia.

Apesar de todos os benefícios apresentados, é fundamental lembrar que as dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico.  Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados também é preciso aliar a alimentação saudável e equilibrada.

Como saber se está madura?

A fruta, quando madura, tem o cheiro bem perceptível e é levemente macia ao toque. Sua casca continua verde escura, mas ela deixa de ser tão dura. É similar ao que acontece com o abacate ou a jaca.

Outras formas de consumir

Você também pode consumir a graviola em forma de sorvete, tortas, geleia e o que mais a sua imaginação mandar.

No mercado, são facilmente encontradas as cápsulas de graviola, em farmácias e lojas de produtos naturais.

Contraindicações e cuidados a ter

Apesar de ser ótima para a saúde, a graviola é contraindicada para:

  • Mulheres grávidas;
  • Pessoas que contraíram caxumba;
  • Quem tem aftas ou outras lesões na boca;
  • Pressão baixa ou que toma remédio para pressão alta.

No mais, é só aproveitar esse sabor maravilhoso, bem como seus benefícios. Veja essa receita de mousse para saborear:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
relacionamento aberto
Relacionamento aberto: o que é e quais as regras para ter sucesso
babosa para estrias
Babosa para estrias funciona? Veja como usar