em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Grávida pode comer carne de porco: sim ou não?

Veja quais riscos a carne de porco oferece para a saúde das gestantes e bebês
grávida pode comer carne de porco não
Crédito: Freepik

Existem muitos mitos e verdades sobre o que as gestantes podem ou não comer. De fato, nesse período de gestação, o corpo das mulheres está trabalhando mais do que nunca. Com isso, elas precisam se alimentar muito bem, comer a maior variedade de nutrientes possível e tomar cuidado com alimentos perigosos. Nesse ponto é levantada a questão se grávida pode comer carne de porco. Veja a resposta.

Grávida pode comer carne de porco?

gravida pode comer carne de porco ou faz mal
Crédito: Freepik

Grávidas devem ter uma alimentação bem variada, balanceada e saudável, isso inclui comer carne de porco. Porém o corte precisa ser magro, a carne de boa procedência e o preparo deve ser correto. Do contrário, grávida não pode comer carne de porco.

A carne de porco tem partes com excesso de gordura que deve ser evitada por gestantes. Além do problema da gordura, a carne de porco ingerida mal passada ou crua é muito perigosa. Ela carrega parasitas causadores de doenças graves que podem ser fatais.

Como o organismo da gestante está mais sensível a contrair doenças, já que está trabalhando em jornada dupla, o ideal é evitar os riscos e não comer a carne de porco. Deverá conversar com o nutricionista sobre quais são os melhores alimentos substitutos.

Cuidados a ter

Se a gestante decidir que vai comer a carne de porco, precisa ter cuidados especiais que são muito importantes. Se acabar comendo-a crua ou mal passada, ou ainda preparada sem a higiene necessária, poderá sofrer graves consequências.

Escolher uma carne de boa procedência

O lugar onde for comprar a carne de porco precisa ser de confiança. A marca da carne e a forma com que ela está armazenada também, assim como o prazo de validade deve estar longe.

Armazenar corretamente

Se comprou uma carne de porco para fazer no mesmo dia, deixe-a na geladeira, na parte de cima, até a hora de usar. Mesmo se precisar descongelar, deixe na geladeira, com a embalagem fechada e dentro de uma bacia com água.

Se não for usar a carne no mesmo dia, congele. Somente congelada a carne está segura contra outros tipos de micro-organismos que a infectam quando fica fora de refrigeração.

Higienizar as mãos

Antes de manuseá-la, lave muito bem as mãos, a bancada da cozinha e a faca que vai usar, bem como a tábua, que não deve ser de madeira.

Use ácido no tempero

Para temperar a carne, use suco de limão fresco ou vinagre, que são agentes ácidos e bactericidas, ajudando a matar parasitas e outros micro-organismos que possam estar na carne.

Cozimento acima de 160ºC

Na hora de preparar a carne, ela precisa ficar alguns minutos cozinhando acima de 160ºC, seja no fogão ou no forno. Somente quando estiver bem passada pode ser ingerida.

Doenças que podem ser transmitidas

gravida pode comer carne de porco sem doenças
Crédito: Freepik

Existem várias doenças que podem ser transmitidas pela carne de porco que foi preparada do jeito errado. É por causa delas que grávida não pode comer carne de porco. Veja os principais:

Neurocisticercose

Essa doença é causada pela Taenia, que pode gerar essa doença ou a popular “solitária”. As duas doenças podem afetar o sistema nervoso central e levar à morte. Essas doenças podem ser contraídas pela carne de porco mal cozida e por outros alimentos contaminados e mal higienizados.

Hepatite E

Essa doença é transmitida pelo vírus VHE, quase sem sintomas, por isso evolui silenciosamente. Depois de instalada, vai causar urina clara, fezes escuras, febre, dor abdominal e olhos amarelados.

Salmonela

Transmitida pela bactéria com o mesmo nome, a salmonela é uma doença comum de ser contraída tanto pela carne de porco mal preparada, quanto por outros ingredientes crus, como ovos na maionese. Os sintomas são os comuns de problemas gastrointestinais, como vômito, diarreia, febre e dor abdominal.

Listeriose

Produtos de charcutaria como presunto, chouriço ou salsicha estão repletos de bactérias e provocam uma doença que se chama listeriose. As bactérias podem afetar também o sistema nervoso e provocar dores de cabeça, confusão e inclusive convulsões.

A listeriose, cujos sintomas são muito parecidos aos da gripe, pode induzir o aborto, morte fetal, parto prematuro entre outras doenças graves no recém-nascido. Se a doença for detectada e tratada cedo, o bebê pode não sofrer danos colaterais e ficar saudável.

Toxoplasmose

A toxoplasmose é provocada por um parasita frequentemente encontrado na carne de porco e de cordeiro. No caso de ocorrer a toxoplasmose na mulher grávida, a atividade cerebral do bebê pode ser afetada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
cortar picanha
Como cortar picanha para churrasco
carne de porco faz mal
Comer carne de porco faz mal à saude?