em

Marcas trazem risco de salmonela em saladas com milho

O fato surpreendente aconteceu nos Estados Unidos com marcas mundialmente conhecidas
risco de salmonela em saladas com milho
Crédito: Pixabay

É difícil de acreditar que nos dias de hoje possa haver contaminação de vírus em comidas tão comuns do dia-a-dia de muitas pessoas. Porém, nos Estados Unidos aconteceu um episódio no qual marcas que produziam pratos prontos trouxeram risco de salmonela em saladas com milho.

Entenda o que houve

risco de salmonela em saladas com milho marcas
Crédito: Delish

O Departamento de Segurança de Alimentos da Agricultura e o Serviço de Inspeção Americano encontrou em algumas marcas que produzem alimentos como saladas, contaminação de salmonela.

Um dos ingredientes comuns de todas elas era o milho e acredita-se que esse tenha sido o potencial causador dessa contaminação, pois todos os produtos testados haviam sido produzido no mesmo período.

Das testadas, foram encontradas contaminação nas seguintes marcas americanas: Walmart, 7-Eleven, Trader Joe, Mary’s, Whole Foods Market, GH Foods CA.

Veja também: receitas de bolo de milho de lata.

O que é salmonela?

A salmonela é um tipo de bactéria que pode ser ingerida através do consumo de alimentos contaminados com fezes de animais. Isso pode acontecer ao comer um ovo mal cozido ou quando as mãos não estão efetivamente higienizadas antes de cozinhar, por exemplo.

Os sintomas da infecção normalmente são semelhantes a qualquer outra gastroenterite, alguns exemplos são vômitos, diarreia forte e febre acima de 38ºC. A única forma de saber que os sintomas estão ligados a salmonela é fazendo um exame de fezes no laboratório ou hospital. Além disso, essa é uma infecção perigosa que pode até levar à morte, em casos mais graves.

Como prevenir?

Algumas das comidas mais suscetíveis a terem salmonela são de origem animal. Carne de vaca, frango, leite e ovos são exemplos comuns que podem ser contaminados. Os vegetais também são possibilidades de fontes de contaminação dessa doença, mas com probabilidades menores.

Para prevenir o contágio dessa doença, existem alguns cuidados a serem tomados. São coisas simples que devem receber a sua atenção:

  • Lave sempre os utensílios utilizados no preparo de carnes cruas;
  • Lave as mãos muito bem antes de começar e depois de terminar de manusear alimentos crus. Especialmente de origem animal;
  • Lave todas as frutas e legumes antes de consumi-los;
  • Os répteis são portadores de salmonela, por isso caso entre em contato com algum animal dessa espécie, faça a higienização;
  • Evite ingerir alimentos de origem animal sem cozinhá-los bem;
  • Tenha atenção com as crianças em contato com animais como vacas e galinhas. As crianças estão sempre com a mão na boca e isso pode ser perigoso.
Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
benefícios das amendoas
Benefícios das amêndoas para a saúde
gata desaparecida reconhece seu dono depois de 6 anos
Gata desaparecida reconhece seu dono depois de 6 anos