A alergia a glúten é um tipo de alergia alimentar, porém, apenas relacionada ao consumo do glúten, que é uma proteína encontrada em diversos alimentos, como trigo, centeio, cevada e espelta. De forma ainda mais específica, na maior parte dos casos, a pessoa sente as reações alérgicas apenas quando consome trigo, e não as outras farinhas com glúten, o que faz essa doença ser chamada também de alergia ao trigo.
Veja também: sintomas de intolerância à lactose
Sintomas

Sintomas no sistema gastrointestinal
O primeiro lugar do corpo a sentir os efeitos do glúten é o intestino. É através dele que os componentes dos alimentos são absorvidos e enviados para a corrente sanguínea para nutrir o corpo.
Mas quando o glúten entra em contato com o intestino, ele vai causando inflamações que impedem o órgão de absorver os nutrientes. Assim, o corpo todo fica com deficiência nutricional, gerando uma série de problemas de saúde.
Além das consequências gerais no corpo, a reação também vai ocorrer de forma aguda, assim que o trigo for digerido, causando desconforto abdominal, inchaço e prisão de ventre ou diarreia.
Sintomas na pele
Qualquer tipo de alergia também tem a característica de manifestar sintomas na pele, como manchas avermelhadas ou bolinhas e que coçam bastante. Esses sintomas tendem a desaparecer quando o glúten ou o componente alérgeno do trigo param de agir e o sistema imune entende que já não há mais perigo.
Veja também: alergia emocional — entenda a condição que afetou a empresária Mayra Cardi
Sintomas no sistema respiratório
Inchaço na região da garganta, tosse, nariz entupido, rosto inchaço e dificuldade para respirar também estão entre os clássicos sintomas de alergias alimentares e respiratórias. Estão também entre os mais perigosos, já que a garganta pode inchar a ponto de se fechar e bloquear a respiração.
Choque anafilático
Esse é o mais perigoso sintoma de alergias alimentares. O corpo vai desencadear uma reação massiva, acionando diversos sintomas ao mesmo tempo, podendo levar o organismo à queda de pressão, arritmia cardíaca e colapso vascular, o que pode acabar em morte caso não tenha socorro imediato.
Veja também: farinhas sem glúten para substituir o trigo
Tratamentos
O tratamento para alergia a glúten consiste em eliminar esse ingrediente do cardápio, totalmente. Se for diagnosticado que a pessoa é alérgica somente a determinado componente do trigo, ela poderá continuar comendo outros alimentos com glúten para ver como se sente.
Em casos de crise é necessário que a pessoa saiba qual tipo de remédio anti-histamínico pode tomar para bloquear os sintomas. Por isso é importante consultar um médico antes que uma próxima crise aconteça, assim ele irá receitar o medicamento mais adequado.
Qual a diferença entre intolerância e alergia a glúten?
No caso da intolerância os sintomas não chegam a esse nível, porque ela é como um tipo de alergia não-tóxica, ou seja, com sintomas menos graves. Os sintomas da intolerância também estão relacionados ao desequilíbrio no funcionamento gastrointestinal e sintomas que se manifestam em outras partes do corpo, mas não de forma aguda, como em uma crise alérgica.
Na intolerância ao glúten a pessoa sente a saúde muito melhor se não consumir glúten e esse é o único modo de não ter os sintomas, mas não terá graves consequências se, por acaso, comer um pouco vez e outra.

