em

Girassol: conheça tudo sobre a flor e quais seus benefícios

Você sabia que a planta ornamental tem uma lenda mitológica? Conheça a história ligada à flor!
girassol
Crédito: Pixabay

O girassol é uma belíssima flor que encanta a todos, especialmente quando há uma plantação com vários deles. De um amarelo vibrante, essa planta é ornamental e também pode-se consumir as sementes, das quais extrai-se o óleo e faz-se farinha, muito saudável por sinal.

A lenda do girassol

Você conhece a lenda do surgimento do girassol? A história da mitologia grega conta que havia uma ninfa chamada Clície, apaixonada pelo Deus do Sol, Hélio. Mas ele a trocou por outra e então Clície começou a enfraquecer por estar desolada.

Enquanto o dia trazia a luz do Sol, Clície o observava com paixão, mas ao cair da noite ela tornava a ficar aos prantos. Por não sair do mesmo lugar para nada, ela então começou a criar raízes e seu rosto transformou-se em uma linda flor que vivia à espera da luz do Sol para se sentir viva. E assim nasceu o primeiro girassol.

Características do girassol

Agora, deixando a lenda de lado, vamos falar mais sobre essa planta, depois você como plantar e cultivar no seu jardim.

O girassol é nativo da América do Norte e possui diferentes tipos, com variação de tamanhos. O maior deles pode atingir 8 metros de altura, mas normalmente chegam a 4 metros. Existem os tipos anões que são os mais recomendados para plantio em espaços pequenos.

O girassol é uma ótima planta para se ter um jardim com plantio de frutas e vegetais, já que sua flor atrai os animais polinizadores que ajudam os alimentos a crescerem.

Como plantar?

Veja os passos a seguir para o plantio adequado dos girassóis:

Passo 1

Compre as sementes. Ao comprar a semente de girassol, escolha o tamanho conforme o espaço que terá para plantar.

Se quiser mantê-lo em um vaso, escolha as menores. Já se for plantar no jardim, várias sementes, coloque-as com cerca de 20 a 30 centímetros de distância para as ornamentais e 1 metro para as grandes.

É recomendado que você plante o girassol diretamente onde será o seu local definitivo, com uns 4 centímetros de profundidade nas covinhas. Ou plante em um ambiente normal, mas faça o replantio antes que as raízes tomem todo o vaso ou a muda poderá morrer.

Passo 2

Depois de comprar suas sementes, prepare um solo bem drenado, profundo, rico em matéria orgânica e fértil.

Para que o girassol tenha bom desenvolvimento é recomendado que seja plantado em um local com clima entre 20 e 30 graus, no máximo 40 graus, e nunca abaixo de 10 graus.

Passo 3

Com o solo preparado, faça as covinhas e plante uma sementinha em cada, depois tampe com a terra e regue.

Passo 4

Depois, torne a regar diariamente envolta da semente até os brotos começarem a emergir da terra, o que deve levar até duas semanas.

Passo 5

Se quiser proteger as sementes dos pássaros e esquilos, que costumam cavar para retirá-las, coloque uma rede no solo, cuidado para não bloquear a passagem do broto.

Dicas de como cuidar

Depois que estiver bem desenvolvido pode até suportar curtos períodos de seca que não irá morrer. Escolha um local em que ele pegue Sol direto e mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado.

Em cerca de duas semanas as sementes geminam e você vai poder perceber se o processo do plantio está funcionando para logo ter lindas flores no jardim.

Durante esse período, coloque telas de proteção em volta da plantação para evitar que os bichinhos venham comer as folhas.

Depois que o broto tiver mais crescido, pode regar com menos frequência, apenas uma vez por semana.

Quando estiverem com 8 centímetros de altura, pode fazer a poda dos caules mais fracos para que a planta cresça maior e mais fortes, mas essa é uma opção, não sendo obrigatório fazer a poda.

Não é necessário fazer a fertilização do solo porque os girassóis crescem bem. Só faça se o seu objetivo for comercializá-los, por exemplo.

Se perceber que o caule do girassol não está conseguindo se manter de pé por causa do peso da flor ou da ação dos ventos, coloque uma estaca para a planta se firmar, amarrando de leve com um pedaço de pano.

Depois de florescido, o girassol vai manter as flores por cerca de um mês e meio. Nesse período você pode colher novas sementes, seja para torrar e consumir ou para aumentar a sua plantação.

Dica: Aproveite as sementes do girassol para fazer biscoitos

Depois que o girassol floresceu, busque na terra as sementes que irão cair da flor e use para fazer uma receita muito fácil e gostosa de biscoito de aveia e sementes de girassol. Aprenda a fazer no vídeo abaixo:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

chuchu refogado
Como fazer chuchu refogado: duas receitas rápidas e deliciosas
tirar cola de adesivo
Como tirar cola de adesivo de todas as superfícies