em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo

Ginástica facial: o que é, benefícios e como fazer em casa

Mantenha a pele e os músculos do seu rosto firmes para uma aparência rejuvenescida
ginástica facial
Crédito: Freepik

Exercitar o corpo diariamente é uma necessidade que nem todo mundo dá atenção, até quando começa a sentir a pele flácida e os músculos fracos. As atividades físicas são importantes não só para tornear pernas, braços e barriga, mas também para os músculos do rosto. Você conhece a ginástica facial? Saiba mais sobre o assunto e comece a praticar em casa.

O que é ginástica facial? Funciona?

Esse tipo de ginástica consiste em fazer séries de exercícios para tonificar os músculos e a pele do rosto com o objetivo de evitar a flacidez e manter os movimentos e expressões sempre ativos. Também serve para melhorar a circulação sanguínea na face, evitando o acúmulo de líquidos e de olheiras causadas pelo cansaço.

Funciona sim, da mesma forma que os exercícios para o restante do corpo, desde que faça do jeito certo e que tenha outros cuidados básicos com a saúde, como uma alimentação saudável e o uso de protetor solar.

Conheça alguns exercícios para o rosto contra rugas

Benefícios

benefícios da ginástica facial
Crédito: Freepik

Como você viu, a ginástica facial tem o mesmo objetivo da ginástica feita para qualquer outra parte do corpo, logo, os benefícios são variados.

1. Manter os músculos fortes

Agora pode não parecer, mas os músculos do rosto também enfraquecem com o tempo, caso não sejam exercitados. Não espere chegar à terceira idade para perceber que está com menos força para mastigar e menos agilidade para fazer qualquer expressão. Além do mais, os músculos ajudam a dar forma ao rosto, preenchendo espaços e mantendo a pele mais esticada.

2. Manter a pele tonificada

A elasticidade da pele também é trabalhada ao fazer a ginástica facial, então esses exercícios são bons para estimular a produção das proteínas que formam a pele, mantendo-a em constante renovação. Assim você perceberá uma pele mais firme e elástica.

3. Prevenção de rugas

Ela deve ser feita em qualquer idade, mesmo se você ainda tem uma pele bem firme e lisa, pois é uma forma de prevenir o surgimento de rugas antes do tempo. Para quem já tem algumas linhas de expressão, a ginástica também é válida, pois nunca é tarde para começar a se exercitar e estimular a pele e os músculos a se renovarem, reduzindo as marcas.

4. Tratamento pós-cirúrgico

Para quem passou por algum procedimento cirúrgico no rosto, ela ajuda a recuperar os movimentos, a normalizar a circulação e a reduzir o inchaço. Assim, promove uma recuperação mais eficiente. Casos de paralisia facial também podem ter benefícios. Fale com o médico antes de começar os exercícios nesses casos.

Exercícios de ginástica facial para rejuvenescer o rosto

exercícios para o rosto contra rugas
Crédito: Mood Sapo

Veja os exercícios que pode fazer em casa para cada parte do rosto. Pode fazer isso logo ao acordar ou antes de ir dormir. As duas vezes também pode, se quiser.

1. Ginástica facial para a testa

  • Usando os dedos polegar e indicador de uma das mãos, belisque gentilmente as rugas da testa na horizontal. Se não tiver rugas, faça na parte central da testa, sem puxar demais, apenas para que a pele se mova. Repita 10 vezes.
  • Depois, feche os olhos bem fechados, apertando um pouco, e conte até 15. Volte a abrir os olhos bem devagar, contando até 6. Repita esse exercício 4 vezes.

2. Para os olhos e o queixo

  • Vire os olhos na direção dos cantos superiores, 10 vezes de cada lado. Não precisa forçar, apenas fazer o movimento.
  • Para o queixo, coloque um dos polegares dentro da boca, deixando o indicador de fora. Então, massageie os cantos da boca e os lábios com esses dois dedos durante 10 segundos e faça 3 repetições.

3. Para a boca e o bigode chinês

  • Para a boca, faça um sorriso forçado e segure por 10 segundos, com os músculos contraídos. Volte lentamente, contando até 6. Repita esse movimento por 5 vezes.
  • Para o bigode chinês, mantenha a língua no céu da boca e pressione até sentir que o queixo está rígido. Então, use dois dedos de cada lado do rosto para esticar a pele na lateral dos olhos. Faça 20 repetições para cada lado.

Confira mais algumas formas de executar esses exercícios:

20 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
cremes caseiros para rugas profundas
Os melhores 5 cremes caseiros para rugas profundas
menino de 5 anos morto pela irmã
Entenda o caso do menino de 5 anos morto pela irmã