em

Furar dedo com agulha não salva vítima de AVC

Se você assistiu a algum vídeo que diz que basta fazer isso para salvar alguém, não acredite!
furar dedo com agulha não salva vítima de AVC
Crédito: Freepik

Estão circulando alguns vídeos em diferentes redes sociais apontando um suposto jeito de socorrer pessoas com AVC (acidente vascular cerebral) usando uma simples agulha. A dica parece bem simples: aos primeiros sintomas, basta esterilizar uma agulha e furar os 10 dedos da vítima. Ao sangrar, a pessoa vai melhorar. Porém furar dedo com agulha não salva vítima de AVC.

Entenda o boato

Segundo especialistas, essa técnica não é válida para uma pessoa que sofreu um AVC. A primeira coisa que deve ser feita é chamar por socorro ou levar a vítima direto para o hospital.

Não se sabe ao certo de onde veio essa instrução de furar o dedo como maneira de socorrer pessoas com AVC, mas imagina-se que existe uma confusão com a acupuntura. Na medicina chinesa, essa técnica que usa agulhas é recomendada em alguns casos, na reabilitação de pacientes que sofreram um AVC.

furar dedo com agulha nao salva vitima de AVC imagem
Crédito: Lições de Vida

Considerando o fato de que a reabilitação é uma fase da doença bem diferente do momento em que o paciente precisa de atendimento emergencial, soma-se a questão de que, um leigo muito dificilmente vai saber – e praticar – os ensinamentos básicos da acupuntura em um momento de nervosismo.

Fora isso, não há qualquer artigo científico que mostre que perfurar os dedos da mão de alguém nessa situação beneficia o paciente que precisa ser levado quanto antes para um centro de emergência.

Caso você identifique os primeiros sintomas de AVC em alguém, a primeira coisa que se deve fazer é chamar uma ambulância para que ela tenha o devido atendimento.

O que fazer em caso de AVC

o que fazer em caso de AVC
Crédito: Freepik

Os primeiros socorros no caso de um AVC são essenciais. Eles podem evitar sequelas graves, que podem durar para a vida toda, como ficar paralisado ou não falar. Por isso, é importante socorrer o indivíduo que está tendo um AVC o mais rápido possível para evitar sequelas. Os passos que você deve seguir são os seguintes:

  • Ligue para o número 192 e chame imediatamente uma ambulância do SAMU;
  • Coloque o ouvido junto do nariz e da boca da vítima e verifique se ela está respirando;
  • Se conseguir, sinta junto ao pescoço ou do pulso os batimentos cardíacos. Se achar melhor, encoste seu ouvido junto ao tórax da vítima para conseguir ouvir qualquer sinal de frequência cardíaca.

Depois de seguir o passo a passo acima, veja o que deve fazer em outros casos, enquanto espera pelo socorro.

  • Inconsciente e respirando: coloque-o em posição lateral, em segurança, até chegar a ajuda;
  • Inconsciente e não respira: inicie a massagem cardíaca para aumentar as chances de sobrevivência;
  • Consciente: converse com a vítima, sem alarmá-la e diga que já chamou pelo socorro. Não mexa-a e nem permita que ela faça isso até que os socorristas cheguem.​​

Saiba como fazer a massagem cardíaca no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
carne de porco faz mal
Comer carne de porco faz mal à saude?
vitaminas para acne
4 Melhores vitaminas para acne