em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Aprenda a reconhecer os sintomas de um AVC

O AVC é um problema que afeta muitas pessoas. Saber reconhecer seus sintomas pode salvar vidas
sintomas de AVC
Crédito: Pixabay

AVC é a sigla para Acidente Vascular Cerebral. Esse acidente, também conhecido como derrame, acontece quando o fornecimento de sangue a uma parte do cérebro é interrompido. Conseguir identificar os sintomas do AVC pode salvar a vida de alguém.

O fornecimento de sangue é essencial para levar oxigênio ao cérebro e permitir seu funcionamento. Quando um AVC acontece, o cérebro para de obter o oxigênio que precisa e algumas células da parte danificada morrem.

Aqui você encontra:

Sintomas de AVC

principais sintomas de avc
Crédito: Freepik

Os sintomas começam de forma muito discreta, podendo levar dias, porém perceptível se prestar atenção. A interrupção do fluxo sanguíneo pode acontecer por dois motivos: uma obstrução nos vasos sanguíneos, que é o AVC isquêmico, ou uma hemorragia, que é o AVC hemorrágico.

É importante ressaltar que nas mulheres os sintomas podem ser mais difíceis de detectar do que nos homens, por isso há maior risco de morte para as mulheres.

1. Dificuldade repentina de enxergar

De uma hora para outra, podem aparecer manchas na visão, assim como a perda parcial ou total da mesma.

2. Desmaio

Normalmente, antes de desmaiar, uma pessoa sente falta de ar, aumento da pressão arterial e dificuldade de movimentar-se.

3. Dor e dificuldade de mover um lado da face

Um dos sintomas de AVC mais conhecidos é a paralisia de um dos lados do rosto, assim como a dificuldade de falar, sorrir ou piscar, acompanhada ou não de dor.

4. Dificuldade em falar

Ao mesmo tempo em que não vai conseguir mexer os músculos da face e a língua com normalidade, a fala vai ficar arrastada e talvez a pessoa não compreenda o que lhe é dito. Precisa ter paciência e dar atenção total à pessoa que pode estar tentando se comunicar.

5. Dificuldade de caminhar

Assim como ocorre a dificuldade de mover a face, esse mesmo sintoma se estende a um dos braços ou pernas, podendo fazer a pessoa andar sem equilíbrio e sem força. O ideal é que fique sentada aguardando ajuda.

6. Cansaço sem razão aparente

Esse cansaço pode aparecer de um dia para o outro e ser ignorado inicialmente. Se a pessoa não tem motivos para se sentir tão cansada e sonolenta, é bom prestar atenção, pode ser um sinal.

7. Dor de cabeça

De um momento para o outro, uma forte dor é sentida, podendo ser confundida com uma enxaqueca, pois normalmente vem acompanhada de náuseas e vômito devido à sua intensidade.

8. Dor no peito

Dores no peito sempre são um sinal de alerta e podem vir acompanhadas de parada cardiorrespiratória. Se perceber que a pessoa soluça, há maior probabilidade de ser AVC.

9. Perda de um os mais sentidos

A pessoa que está sofrendo um AVC perde a coordenação motora e a noção do espaço, ficando também sem equilíbrio. Pode sofrer uma queda e ficar perdida de um minuto para o outro. Esse sintoma indica que a área do cérebro responsável pela coordenação está sendo afetada pela falta de oxigênio.

10. Breve perda de consciência

Por alguns instantes a pessoa afetada pelo AVC pode desmaiar, perder a consciência, ter confusão mental ou até mesmo uma convulsão. Nunca deixe uma pessoa sozinha se estiver com qualquer um desses sintomas.

Alguns desses sintomas podem ocorrer durante alguns dias e serem ignorados, pois passam e a pessoa acredita que foi um fato isolado. O ideal é procurar um médico para realizar exames.

Fatores de risco de AVC

sintomas de avc fatores de risco
Crédito: Freepik

Apesar de um AVC poder acontecer em homens e mulheres de qualquer idade, o grupo de risco que está mais propenso a sofrer esse problema é composto por pessoas que sofrem de:

  • Alcoolismo;
  • Colesterol alto;
  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas;
  • Estresse;
  • Sobrepeso;
  • Sedentarismo;
  • Pressão alta;
  • Tabagismo.

Como agir aos sintomas de um AVC?

Se perceber que uma pessoa apresenta um ou mais sintomas, peça que sorria e diga seu nome para observar os movimentos da face e da língua. No caso de AVC, um dos lados da boca ficará caído e a fala será arrastada.

Peça também que erga os braços. Em um AVC, a pessoa não conseguirá erguê-los ao mesmo tempo e talvez um deles esteja paralisado.

Chame a emergência imediatamente, pois ainda há chances de não restarem sequelas se a pessoa for atendida o quanto antes.

Por fim, prevenir é sempre melhor do que remediar. Fique atento ao seu estilo de vida, mantendo uma alimentação saudável, praticando exercícios físicos e tendo momentos de lazer para relaxar a mente e manter-se longe do estresse. Visitar seu médico todos os anos para um check-up também é muito importante.

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
polenta na panela de pressão receitas
Receitas de polenta na panela de pressão
fascite plantar
Fascite plantar: o que é, sintomas e tratamento