em

Função de emergência do celular: o que é e como funciona?

Talvez você nunca tenha notado essa função no seu aparelho, mas saiba que ela pode salvar sua vida

função de emergência do celular
Crédito: Pxhere

Quando você compra um novo aparelho de celular, geralmente fica preocupado com detalhes estéticos e opcionais que considera importantes, como espaço de armazenamento para seus aplicativos preferidos. Porém, seu celular tem uma função muito importante que talvez você desconheça ou não saiba exatamente para que serve. Veja o que é e como funciona a função de emergência do celular.

O que é a função de emergência do celular?

Todos os smartphones, sejam Android ou iOS, vêm com um botão escrito “emergência” que aparece na mesma tela do desbloqueio, geralmente na parte inferior. Essa função não serve apenas para que você ligue mais rápido para a polícia ou os bombeiros, como muita gente pensa.

Essa função serve para que você insira dados essenciais sobre a sua saúde no caso de precisar de socorro e não conseguir dar informações aos paramédicos ou alguém que esteja tentando ajudá-lo. Ou seja, permitir que os médicos tenham acesso a dados como alergias e doenças crônicas através do seu celular, sem precisar desbloqueá-lo, pode salvar a sua vida quando estiver desacordado ou incapaz de se comunicar.

Como funciona?

Utilizar essa função é muito simples. Quando comprar o aparelho e configurá-lo, encontre esse botão na tela de desbloqueio e veja que vai aparecer um pequeno formulário.

Preencha os dados que achar necessários, como o seu nome, idade, endereço, se toma medicamento controlado, se tem alergia, tipo sanguíneo, se tem doença crônica, se é doador de órgãos e contato de familiares ou amigos que possam ajudar em uma situação emergencial.

Você só tem que preencher essas informações e deixá-las ali gravadas para o caso de precisar. Muitas pessoas sequer percebem que existe essa função no celular. E, se já viram o botão, nunca clicaram, porque acreditavam ser apenas uma forma de ligar para a emergência quando está sem área ou créditos, por exemplo.

Porém, é muito mais do que isso. Esse tema veio à tona quando um médico brasileiro chamado Augusto Pupio publicou um vídeo em seu Twitter explicando sobre a importância de preencher as informações no formulário de emergência.

O médico resolveu compartilhar essa informação, pois já trabalhou no SAMU e lidou com situações em que pessoas desacordadas não tinham condições de informar nada aos médicos, correndo o risco de receber uma medicação que lhe causaria alergia ou receber uma transfusão do tipo de sangue errado.

Então, agora que já sabe o que é e como funciona a função de emergência do celular, pegue seu aparelho e preencha. Confira o vídeo do Dr. Augusto falando a respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

farofa de banana

10 Receitas de farofa de banana para o almoço

benefícios da goiaba para a saúde

Goiaba: benefícios para a saúde