foliculite no rosto
Crédito: Freepik

Foliculite no rosto: saiba o que é, como tratar e evitar

Esse é um problema muito comum nos homens que se barbeiam com frequência

Publicidade

Os homens são os mais afetados pela foliculite no rosto por causa do procedimento de fazer a barba, mas as mulheres também podem ter, embora seja mais comum que elas tenham em outras partes do corpo. É importante saber diferenciar a foliculite da acne e outros tipos de irritações que deixam a pele avermelhada, com bolinhas e com coceira, para procurar tratamento e se livrar do problema.

Veja também: causas das coceiras pelo corpo

O que é foliculite?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a foliculite é uma inflamação de pele que começa nos folículos pilosos, que é a estrutura de onde nascem os pelos. Ela pode ocorrer em qualquer pessoa e em várias partes do corpo, motivada por pelos encravados ou por infecção por fungos, vírus e bactérias que entram na pele machucada.

Na foliculite a pele fica com pequenas espinhas de pontas brancas ao redor de um ou mais folículos. Existem os casos mais superficiais e também os mais profundos, que se não forem tratados podem levar à perda de pelos e à cicatrizes.

Nas partes do corpo como axilas, coxas, nádegas e virilhas, o problema pode surgir por causa da depilação e do uso de roupas muito justas. Já a foliculite no rosto é mais comum após fazer a barba e também pode derivar de feridinhas, picadas de insetos, dermatite ou acne e uso contínuo de antibióticos e cremes esteroides, pois todos esses fatores podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.

Publicidade

No caso da foliculite no rosto, ela é mais comum nos homens, já que o problema começa na base dos pelos, e as mulheres não possuem os mesmos tipos de pelos faciais que os homens.

Diferença entre foliculite no rosto e acne

casos de foliculite no rosto
Crédito: Opas

Embora as lesões sejam parecidas, a foliculite no rosto e a acne são diferentes. A foliculite é um problema que afeta o folículo piloso, ou seja, as regiões com mais pelos, enquanto a acne ocorre na pele que possui um componente inflamatório, condições hormonais ou genéticas, e vai atuar nas glândulas sebáceas. Porém, casos de acne facial, principalmente em homens, podem chegar a afetar os folículos pilosos e darem origem à foliculite também.

Como tratar

Nem sempre a foliculite no rosto e em outras partes do corpo necessita de tratamento específico, pois as lesões desaparecem sozinhas. Mas, nos casos mais sérios, em que as lesões ficam por mais tempo e incomodam bastante, é bom procurar um dermatologista. O médico irá examinar as lesões para determinar o grau e prescrever o tratamento adequado.

Remédios

Os remédios podem ser via oral ou tópicos, como pomadas específicas para tratar da inflamação. Dependendo do estado da infecção e do que a causou, pode haver necessidade de tratar com antibióticos ou antifúngicos.

Publicidade

Intervenção cirúrgica

A cirurgia simples é uma opção em casos graves, quando se formam abcessos grandes e dolorosos na pele, que prejudicam o bem-estar. Os profissionais irão drenar o abcesso para remover o pus do seu interior, secá-lo e aliviar a dor, também evitando que a infecção se espalhe caso ele estoure sozinho.

Terapias para remoção dos pelos

Nas pessoas que sofrem com a foliculite no rosto ou em outras partes do corpo com muita frequência, pode ser bom fazer uma depilação definitiva para inativar os folículos pilosos, mas esse método também deve ser recomendado pelo médico dermatologista.

Tratamentos caseiros

Se o problema não for grave, mas quiser aliviar as inflamações, pode fazer compressas mornas várias vezes ao dia, usando panos bem limpos. Pode misturar 1 colher de chá de sal em 2 xícaras de água morna, umedecer o pano e deixar sobre a pele, pois o sal ajuda a drenar as pústulas e acelerar a cicatrização.

Publicidade

Ao longo do dia, manter o rosto limpo, lavando com água e sabonete antisséptico, e secando com toalhas descartáveis, pois é mais higiênico para a pessoa que está com foliculite e para os demais.

O que fazer para evitar?

No caso da foliculite no rosto, é bem importante estar com as mãos limpas antes de tocar nas lesões, e lavá-las de novo após tocar nas lesões.

Antes e depois da depilação (barbear), é bom lavar o rosto com sabonete antisséptico. Mas, não precisa aplicar todos os dias, pois esses sabonetes deixam a pele mais seca e removem também as bactérias protetoras da pele, deixando-a mais vulnerável.

Publicidade

A pele deve ser mantida limpa e hidratada, e depois de barbear e lavar, também é bom aplicar uma loção hidratante.

O barbear deve ser feito com lâminas novas, que não vão ficar machucando ao passarem pela pele. A pele deve estar bem suave, recebendo água morna e um creme ou gel que vai reduzir o atrito com a lâmina.

PODE GOSTAR TAMBÉM