folha de oliveira
Crédito: Pxhere
em

Folha de oliveira: saiba para que serve e como usar essa planta

A oliveira é considerada uma das árvores mais antigas do mundo e sempre foi usada como planta medicinal

A Bíblia é uma fonte imensa de sabedoria e guarda segredos inimagináveis. Um de seus tesouros escondidos é a receita de um medicamento natural capaz de tratar 15 doenças. Parece bom demais para ser verdade, mas, se for considerar os testemunhos populares, eles asseguram que essa receita é eficaz. Trata-se do extrato de folha de oliveira. Saiba mais sobre essa planta e os benefícios de usar as folhas.

Veja também: benefícios e como fazer chá de folhas de louro

Benefícios para a saúde

como usar folha de oliveira
Crédito: Pxhere

A oliveira é a árvore das azeitonas, das quais se extrai o azeite de oliva. O nome científico dessa planta é Olea europaea, considerada uma das mais antigas do mundo. Na antiguidade as azeitonas eram utilizadas como um ingrediente mágico na cura de várias enfermidades.

Hoje em dia se sabe que a razão para os efeitos poderosos desse ingrediente se esconde nas folhas. O extrato de folha de oliveira é um elixir poderoso que concentra grandes benefícios. Seu maior trunfo é a proteção do sistema cardiovascular, mas há outras vantagens em usar o chá e o extrato.

Ajuda na digestão

Esse chazinho antes do almoço vai ajudar na digestão dos alimentos. Ele é especialmente útil para quem sofre com problemas como azia, gastrite, úlcera péptica ou colite, porque ele acalma as desordens que causam irritação e inflamação.

Contribui com o emagrecimento

Quem está determinado a eliminar alguns quilos sabe que o caminho eficaz é ir ao nutricionista, começar a praticar uma alimentação saudável e equilibrada e praticar atividade física. Mas outros truques naturais podem ser adicionados na rotina, como o uso do chá dessas folhas, para contribuir com a eliminação do peso na forma de líquido retido, pois é um chá diurético.

Atua no controle do diabetes

Pessoas que sofrem com o excesso de glicose na corrente sanguínea podem ter no chá de oliveira um grande aliado. As folhas têm propriedades que contribuem com a redução das taxas de glicose, junto de um estilo de vida saudável.

Age no controle da pressão alta

O extrato das folhas de oliveira tem a capacidade de reduzir a pressão alta e o colesterol alto com o uso equilibrado e contínuo, combinado com um estilo de vida saudável. Nesse caso, o uso do estrato em cápsulas pode ser uma boa opção, desde que tenha orientação médica durante o tratamento.

Como fazer e usar o extrato

Veja como é simples fazer um extrato das folhas para consumir quando precisar tratar algum dos problemas relacionados.

Ingredientes

Folhas de oliveira frescas: 100 a 150 gramas;
Água: 1 litro;
Bicarbonato de sódio: 1 colher (chá).

Modo de preparo

  1. Lave as folhas com cuidado. Coloque-as para descansar em uma vasilha com o bicarbonato de sódio diluído em água por dois minutos;
  2. Enxágue com água corrente. Leve as folhas para ferver em água. Quando a água entrar em ebulição, reduza o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos;
  3. Coe e reparta o líquido por garrafas de vidro. Coloque na geladeira para conservar;
  4. Tome uma colher desse extrato precioso 3 vezes ao dia, com as principais refeições. Se, porventura, achar o sabor demasiado forte, pode diluir em mais um pouco de água.

Como fazer e como tomar o chá

A receita do chá de folha de oliveira é ainda mais simples do que a receita do extrato. Só precisa seguir os passos:

  1. Misture 3 colheres de sopa de folhas de oliveira picadas em 1 litro de água acabada de ferver;
  2. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe o chá em infusão durante alguns minutos;
  3. Depois coe e beba quando estiver morno ou frio, em 4 doses ao longo do dia.

Se a ideia for tomar o chá para efeito diurético, enquanto pratica outros cuidados para emagrecer, pode tomar o chá menos vezes ao dia por um período mais prolongado, de até 3 meses. Se sentir qualquer alteração no organismo, suspenda o uso. É importante que o seu nutricionista saiba e aprove o uso do chá para ajudar a emagrecer.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados esperados deve combinar o uso da planta com um estilo de vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Bebê morre depois de tomar antialérgico na creche

Bebê morre depois de ser sedado com antialérgico na creche

chá de abacaxi

Benefícios do chá de abacaxi e 3 receitas saborosas