em

Fogão ou cooktop: veja qual é a melhor opção para sua cozinha?

Conheça as vantagens e desvantagens de cada um desses eletrodomésticos e faça a escolha certa para sua cozinha.
fogão ou cooktop
Crédito: Wikimedia

Quando você vai se mudar para uma casa nova ou mesmo reformar a sua cozinha, um dos primeiros eletrodomésticos que entra na lista de compras é o fogão ou cooktop. Você sabe a diferença entre eles e qual é mais prático e econômico? Confira agora!

O fogão é o eletrodoméstico que todo mundo tem em casa e que não substitui totalmente o micro-ondas, então é sempre necessário. Mas hoje em dia temos no mercado versões de fogões bem mais modernas e práticas, que são os cooktops.

Esses modelos cheios de tecnologia são aquelas placas de vitrocerâmica que são instaladas em cima da bancada da cozinha. Mas não existe apenas um modelo.

Alguns têm bocas, grades e placa de inox igual ao fogão tradicional. Outros têm um sistema de indução ou elétrico, que não usam gás.

Ainda assim, entre fogão ou cooktop, cada um tem suas vantagens e desvantagens, que dependem das necessidades de quem vai utilizar. Separamos as principais para ajudar você a fazer a melhor escolha para sua casa.

Vantagens e desvantagens do fogão

O fogão tradicional, também chamado de fogão de piso, pode ter quatro, cinco ou seis bocas, todas com grades, placa de inox e o forno embutido.

Esse modelo de fogão só funciona a gás, o que hoje em dia pode ser uma desvantagem devido ao custo. Porém, modelos a gás são mais baratos para comprar.

Os modelos são bem variados e feitos para harmonizar com qualquer tipo de ambiente. Os mais vendidos atualmente são os de inox, que deixam a cozinha com visual mais moderno.

A instalação desse fogão é muito prática e ele é ótima opção para espaços maiores. Se você for morar em uma casa que tenha cozinha embutida, certamente vai ter um espaço reservado para o fogão de piso ou um fogão de embutir (feito para encaixar na mobília sem encostar no chão).

Vantagens e desvantagens do cooktop

O cooktop, também chamado de fogão de mesa, começa chamando a atenção pelo seu desing moderno e clean.

A parte visível é só uma placa de vitrocerâmica, que pode ter bocas ou ser lisa – apenas com círculos desenhados marcando o local de colocar a panela. O cooktop pode ser de três tipos: a gás, elétrico ou por indução.

Cooktop a gás

No modelo a gás, a vantagem é que você pode usar qualquer tipo de panela (alumínio, vidro, barro, cerâmica, inox ou ferro). Assim como no fogão tradicional, você liga e desliga o gás através do controle (botão).

Cooktop elétrico

No modelo elétrico é preciso usar panelas com fundo plano de cerâmica ou vidro. As de fundo esmaltado não são recomendadas. Ele aquece mais rápido do que o cooktop a gás.

Cooktop por indução

Os cooktop que funcionam por indução são os mais caros, porém, mais eficientes. Não possuem bocas e aquecem através de correntes eletromagnéticas que esquentam a placa de vidro e o calor é transferido para a panela.

Esse modelo não funciona com panelas de alumínio, vidro, barro e cerâmica, só aquelas feitas com material magnético. Esse modelo resfria sozinho assim que você retira a panela de cima.

De modo geral, os cooktops possuem superfície mais fácil de limpar e os modelos são mais modernos e tecnológicos, especialmente por indução.

Porém, se você faz questão do forno embutido, essa versão não oferece. Se tiver um cooktop terá que comprar um forno elétrico separado e ter onde colocá-lo.

Fogão ou cooktop: qual escolher?

Agora, considerando os prós e contras de cada modelo, você precisa analisar os seguintes critérios para escolher a opção ideal:

Qual o tamanho da sua cozinha?

Se for um espaço muito pequeno, o cooktop é a escolha que vai deixar sua cozinha mais funcional e espaçosa.

Qual a frequência com que usa o fogão?

Se usa todos os dias, mais de uma vez, pode ser interessante investir em um cooktop elétrico ou por indução e economizar no gás.

Precisa de forno?

Se você só usa fogão e micro-ondas, e raramente usa forno, mais uma vez o cooktop está com vantagem, economizando espaço na cozinha.

Já tem espaço para fogão embutido?

Se a sua cozinha já tem um espaço para fogão embutido com forno e não vale a pena mudar essa estrutura, então o fogão tradicional ou de embutir é a escolha certa.

Tem criança em casa?

Devido aos sistemas de segurança e automatização de vários modelos de cooktop, essa pode ser a opção mais segura se você tem crianças em casa, evitando que elas liguem o fogão por curiosidade e corram o risco de causar um acidente.

Está reformando a cozinha?

Se você está fazendo uma cozinha nova, certamente vai colocar móveis mais modernos e o cooktop possui design mais adequado nesse sentido.

Mas os fogões tradicionais em cor preta ou aço inox também conferem um visual muito bonito, então esse quesito vai depender do seu gosto e possibilidade de investimento.

Faça a limpeza correta no seu fogão ou cooktop

Independente da sua escolha ter sido por fogão ou cooktop, é importante manter o eletrodoméstico sempre limpo para garantir sua eficiência. Veja quais produtos pode usar para fazer essa tarefa em poucos minutos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
tecido resistente a gato e cachorro
Como escolher tecido resistente a gato e cachorro para sofá e cortina
em caso de emergência ligar para
Números de emergência: você sabe para onde ligar em cada situação?