em

Como fazer um fogão a lenha em casa e sem gastar muito

E que tal ter um fogão destes para preparar uma comida bem caseira?
como fazer um fogão à lenha
Crédito: PxHere

Ah, o fogão a lenha! Quem mora em cidades do interior e cresceu se deliciando com as comidas preparadas pelos pais ou avós, com certeza sente falta desse sabor único. Afinal de contas, fica muito mais saboroso, você concorda?

Curiosidades a parte, este tipo de fogão foi uma invenção dos índios timbiras e tupi-guaranis, que o chamavam de binga. Feito no chão e rodeado por pedras, esse tipo de fogão já evoluiu bastante e pode ser feito de alvenaria (tijolos) ou então em ferro fundido (este é necessário comprar pronto).

É possível fazer um fogão a lenha simples e sem gastar muito?

Sim, é possível e você vai precisar desses materiais listados abaixo para conseguir fazer o seu, com sucesso:

Materiais necessários

  • Tijolos: 500 unidades;
  • Cimento: 1 saco de 50 kg;
  • Cal em pó: 118 litros;
  • Areia média: 200 litros;
  • Brita zero: 85 litros;
  • Terra argilosa: 320 litros;
  • Forno de chapa: 1 (50x35x35cm);
  • Chapa de ferro fundido: 1 com 3 furos, reduções e tampa;
  • Chapa de ferro 16 dobrada: 6,16 kg;
  • Ferro-cantoneira 1 1/4 (1 m): 1,50 kg;
  • Cano galvanizado 3/8: 450 g;
  • Caibro (4×8): 15 m;
  • Ripa (1×4): 4 m;
  • Prego: 200 g;
  • Ferro 3/16 (para concreto): 10 kg;
  • Arame farpado: 15 m.

Como fazer: passo a passo

fogão à lenha
Crédito: Revista Globo Rural

As lajes de concreto, com espessura de 4 centímetros, devem ser feitas com pelo menos 1 semana de antecedência. Duas destas lajes devem ser armadas com os ferros para concreto, e as outras duas com arame farpado. Deixe um espaço em uma das lajes, para a chapa de ferro. Adicione aos cantos os pedaços de ripa e prepare o local do fogão, nivelando e compactando o terreno.

Depois coloque os tijolos. Espalhe argamassa e arrume as lajes na posição que foram moldadas. Não se esqueça do espaço onde ficará a grelha.

Coloque os tijolos em cima das lajes, que devem ficar separados 1,5 centímetro um do outro. Depois comece a colocar a serpentina, responsável pelo aquecimento da água.

 Pregue os ferros-cantoneira na parede do fundo da caixa do forno. Deixe 7 centímereos por baixo do forno e não se esqueça da gaveta. Para fazer a fornalha, deixe 33 centímetros para a largura e coloque os tijolos das laterais a 16,5 centímetros de cada lado. Incline as laterais internas e estreite o fundo da fornalha para ficar igual a largura da grelha. Para fazer a argamassa, use 18 litros de terra argilosa e 1,8 litro de cal em pó.

Para construir a chaminé, coloque os tijolos com abertura de 15×15 centímetros. Dê acabamento cimentado e deixe um furo para saída da água de chuva. Conecte também a chaminé com a caixa do forno. Continue a construção por mais 2,8 metros e faça uma proteção contra chuva.

Pronto! Os gases quentes, que são mais leves que o ar, irão subir pela chaminé, e ao subirem causaram uma depressão no interior do fogão. Assim, o cinzeiro suga um novo ar e continua a saída e entrada do mesmo.

Se você ainda ficou na dúvida de como fazer, assista os vídeos do Felipe Zamin, que demonstra como ele fez o seu próprio fogão a lenha:

Qual o modelo ideal para o meu fogão a lenha?

fogão à lenha
Crédito: Imagens de Reprodução

Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam ter esse tipo de fogão em casa. É preciso levar em consideração alguns pontos como:

O fogão é para dentro de casa ou quintal?

Se for para o quintal a escolha é fácil: qual deles você gosta mais, em questões estéticas? Agora, se for para dentro de casa, pense em como você fará a chaminé. Em alguns casos será necessário quebrar paredes ou teto para que tenha o funcionamento correto. Caso contrário você terá uma casa chega de fumaça. Por isso, muitas vezes, o mais interessante é o de ferro fundido.

E a decoração da casa, como fica?

Fica de acordo com o seu gosto! Apesar de ser um “objeto” rústico, ainda é possível modernizá-lo ou até mesmo decorar e pintar de acordo com a sua casa. Não se preocupe tanto com isso. Faça as medidas corretas, faça o planejamento do espaço e aproveite!

Fogão a lenha e churrasqueira combinam? 

É claro! E você terá um espaço incrível na sua casa, que possibilita dois tipos de comida caseira e deliciosas. Se ainda não tem uma na sua casa, veja como fazer uma churrasqueira sem, gastar muito (e pequena), para combinar com qualquer tipo de espaço.

Fonte: Revista Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
sintomas de gripe
Quais são os sintomas de gripe e como diferenciar de um resfriado?
remédios caseiros para gripe
Confira uma lista com 6 remédios caseiros para gripe