tipos de panelas que podem ser usadas no fogão a lenha
Crédito: Pixabay

Os tipos de panela para fogão à lenha e como limpá-las

Não é qualquer panela que você pode levar ao fogão à lenha.

Publicidade

Você sabia que existem tipos de panela para fogão à lenha? Quem tem experiência na cozinha sabe que não é qualquer uma que pode, uma vez que ficam com o fundo preto, queimadas ou até mesmo por deformadas. Isso acontece por estarem em contato quase que direto com o fogo. Mas, há solução:

Como proteger as panelas para usar no fogão à lenha?

Descubra quais tipos de panelas para fogão à lenha, como utilizá-las e, não menos importante, como limpa-las após o uso:

Panelas de barro e cerâmica

Também são indicadas, mas é preciso ter atenção ao detalhe. Quando de boa procedência, não são prejudiciais à saúde. Mas para isso é preciso verificar se possuem o selo antitóxico, tanto para a versão de barro, quanto a de cerâmica.

Na hora de lavar é preciso ter cuidado, pois são panelas muito mais frágeis do que as de ferro. O ideal é utilizar a parte amarela da esponja (bucha de cozinha) para não danificar. Quando começam a apresentar danos (principalmente no interior da panela), o ideal é substituí-la.

Publicidade

Panelas de ferro

panela de ferro
Crédito: Imagem de Reprodução

Estas são as ideais: não deformam com o calor da combustão da lenha e também conservam a temperatura por muito mais tempo. Um dica importante é escolher aquelas com cabos e pegadeiras de madeira para facilitar o manuseio. Para lavar o seu interior, basta uma esponja normal. Do lado de fora, para tirar toda a sujeira (cinzas), esfregue com palha de aço (com cuidado para não se machucar).

Curiosidade: são excelentes para a prevenção e tratamento de anemia, pois o ferro presente na panela, em altas temperaturas, migra para o alimento.

Panela de ferro esmaltado

Mais um tipo de panela para fogão à lenha. Mas atenção: por serem muito frágeis, o esmalte aplicado neste tipo de panela – que a torna antiaderente – quando lascado por consequência de qualquer atrito pode liberar toxinas como chumbo ou cádmio.

Por isso, cuidado no manuseio e na lavagem. E, se o esmalte descascar, já é hora de trocar por outra.

Publicidade

Panela de pedra sabão

Esse tipo de material é utilizada há anos na culinária, são antiaderentes, não possuem cheiro ou alteram o sabor dos alimentos e mantém a temperatura por bastante tempo. Mas antes de colocar a comida no fogão é preciso fazer a cura da panela.

Como? Unte a panela com óleo por dentro e por fora, em seguida encha-a de água, leve ao fogo e deixe ferver por 20-30 minutos. Repita esse passo mais uma vez e assim ela estará pronta para uso. A limpeza é feita tal e qual na panela de ferro.

Curiosidade: assim como a panela de ferro, aquelas feitas em pedra sabão também podem ser benéficas, por liberar pequenas quantidades de cálcio, magnésio, ferro e manganês.

Publicidade

Panelas de cobre

Esse tipo de panela é ótima condutoras de calor e resistente à corrosão. Só é preciso ter cuidado para não queimar os alimentos. São indicadas, principalmente, para derreter açúcar, fazer caldas e frituras.

Cuidado na hora da compra! Verifique se o interior (revestimento) dessa panela é de estanhado ou inox. Caso contrário, pode haver contaminação do alimento por cobre, sendo prejudicial à saúde do organismo.

No primeiro uso deve-se remover o verniz. Para isso, mergulhe a panela em água fervente e deixe até esfriar completamente.

Publicidade

Para dar brilho, faça uma pasta com 1/2 parte de farinha de trigo ou fubá, 1/4 parte de sal e 1/4 de vinagre. Basta espalhar pela superfície, deixar secar por 1 hora e enxaguar normalmente. Veja outra receita caseira de pasta para dar brilho em panelas.

O que fazer para o fundo da panela não ficar preto?

É normal, mesmo para estes tipos de panelas para fogão à lenha, que fiquem com o fundo preto após serem utilizadas. Para evitar esse problema e facilitar na hora da limpeza, antes de colocá-las no fogo, passe um pouco de sabão de barra no fundo e pelas laterais de fora das panelas.

Caso você esqueça e os fundos das panelas fiquem preto, utilize palhas de aço e detergentes para remover a sujeira e deixá-las limpas novamente.

Publicidade

Atenção: evite também panelas com cabo de plástico, pois eles podem derreter devido a temperatura (fogo).

Quais panelas não podem ser utilizadas no fogão à lenha?

Panelas de aço inox ou alumínio podem ser usadas, mas não são indicadas, uma vez que esses tipos de panela podem apresentar escurecimento, deformidades, furos e em casos extremos, perda da têmpera, liberando substâncias prejudiciais à saúde.

Panelas de vidro e panelas de pressão não devem nunca ir para um fogão a lenha! O motivo? Podem “explodir” e causar acidentes graves.

Publicidade

Por isso a importância na hora de escolher os tipos de panelas para fogão à lenha!

PODE GOSTAR TAMBÉM