filtro de barro brasileiro
Crédito: Divulgação Stéfani Purificadores
em

Filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo

Entenda por qual motivo o filtro de barro da casa da vovó é a melhor opção na hora de matar a sede

O filtro de barro brasileiro, tradicional em muitas casas pelo país, pode até sair de moda de tempos em tempos, porém sempre tem quem defenda sua importância. Atualmente, se tem discutido bastante sobre qualidade de vida e certamente a qualidade da água está no debate.

Primeiro de tudo, você sabe como surgiu o filtro de barro brasileiro? Definido em um estudo como “conjunto de dois recipientes de argila equipado com vela filtrante”, ele surgiu no final do século XIX, com a chegada de novos imigrantes italianos e portugueses.

Antes disso, a água era distribuída de forma rudimentar, através de encanamentos inadequados ou aquedutos, como os arcos da Lapa, em São Paulo. Eles levavam a água a praças e locais mais centrais, distribuindo a mesma através de chafarizes ou fontes. Algumas ainda se mantêm funcionando e atendendo a população, como a Fonte da Bica, na Ilha de Itaparica (BA).

Os imigrantes traziam consigo elementos filtrantes para a água que não eram conhecidos no Brasil, dando assim origem à vela do filtro. Era inicialmente um dispositivo rudimentar, que acabou sendo adaptado com argila no país, sendo aperfeiçoado depois com carvão ativado e prata coloidal.

Por que o filtro de barro é o mais eficiente do mundo

por que o filtro de barro brasileiro é o melhor do mundo
Crédito: FiltroShop

Essa junção faz o filtro de barro brasileiro o mais eficiente do mundo. Enquanto que o filtro moderno consegue eliminar o cloro em praticamente 100%, também filtra as partículas em suspensão e reduz qualquer rastro de odor ou sabor. Isso, associado ao armazenamento no filtro de barro, torna a água muito saudável e perfeita para consumo.

Como a cerâmica é porosa, a água no filtro tende a penetrar nas paredes e evaporar, causando assim um processo chamado resfriamento por evaporação – como ocorre com o seu corpo. Isso faz com que a água fique sempre fresquinha, mesmo nos dias mais quentes. O princípio já era conhecido para armazenamento, sendo adaptado ao filtro em si.

Outro diferencial do filtro de barro é o seu estilo de filtragem, que ocorre por gravidade e não por pressão. Quando você passa a água direto da torneira pelo mesmo tipo de vela, ela não consegue reter todas as impurezas. Isso porque a pressão da água acaba conduzindo alguns elementos consigo, deixando a água menos limpa do que na versão por gravidade.

Já no filtro de barro, a água desce para o segundo compartimento (o de água potável, na base), através da gravidade, com uma velocidade muito menor. Isso garante a eliminação do cloro, partículas em suspensão e principalmente, agentes contaminantes. Como resultado, tem-se uma das melhores águas para se beber. Veja o teste realizado para análise caseira do pH e cloro, que você pode fazer também.

 Qualidade da água

Como você pôde ver, a água do filtro de barro tem pH adequado e nada de cloro. Perfeito, concorda? Pois saiba que esse reconhecimento é mundial, não somente dessa e de tantas outras famílias que utilizam o dispositivo.

De acordo com o livro especializado em análise da água, The Drinking Water Book (O Livro da Água Potável, em português), o filtro de barro brasileiro é o que dá a melhor água do mundo. Além disso, um estudo recente comparou o resultado de testes estruturados entre a água do filtro de barro e os filtros modernos.

Como resultado, os pesquisadores confirmaram que “fica evidente que o filtro de barro tradicional tem um melhor desempenho para processar uma água de melhor qualidade, uma vez que seu sistema de filtração permite que uma água, antes ácida, obtenha um pH indicado pela Lei“. Finalmente, afirmam que a “a retomada do filtro de barro além de processar uma água de maior qualidade, pode ser uma forma de diminuir os custos”.

Para você ter uma ideia da diferença, nesse estudo, eles avaliaram a acidez/alcalinidade da água saindo diretamente da torneira, de um filtro acoplado e do filtro de barro. Como resultado, obtiveram o seguinte resultado:

  • Água da torneira sem filtrar: ácida, com pH de 4,14;
  • Água da torneira passando pelo filtro acoplado na parede: ácida, com pH de 4,37;
  • Água da torneira passando pelo filtro de barro: alcalina, com pH de 7,97.

Uma diferença gritante, certo? Mas você sabe qual é a importância da água alcalina para a sua saúde? Pois saiba que é muito grande, para a manutenção da saúde e o correto funcionamento dos órgãos. Um organismo alcalino é quase garantia de que doenças como o câncer não irão se aproveitar da fragilidade.

Como cuidar do filtro de barro

Já se apaixonou por essa relíquia da cultura nacional e que ter a sua? Então aprenda como cuidar corretamente, para evitar contaminações. O primeiro passo é comprar um bom filtro e vela, de empresas renomadas, evitando as versões de feira, por causa da qualidade da argila utilizada.

Na hora de escolher, você pode optar por uma versão simples, que tem apenas uma vela central, ou modelos de até quatro velas. A diferença é simples: quanto mais velas, mais rápido você vai ter água no reservatório de baixo, então escolha de acordo com a quantidade de consumo da sua casa.

Quando chegar em casa, coloque em um local acessível, longe do calor (como o fogão) e da luz solar direta (como junto a uma janela). Lave bem o filtro, as velas, instale as mesmas (simples de fazer, como se fosse colocar uma porca em um parafuso) e encha de água.

Antes de consumir, você tem que higienizar as velas, então vai ter que encher, esperar filtrar e esvaziar umas três vezes. Depois disso, só vai ter que fazer isso quando trocar as velas novamente passados cerca de 6 meses ou, a depender do seu consumo, entre três meses e um ano.

Para lavar a vela, semanalmente, basta destarrachar e lavar em água corrente. Não precisa de escovinha, açúcar, nem detergente, somente água e pronto. Coloque de volta e aproveite a sua água alcalina e fresquinha, garantindo saúde para você e sua família.

Casar faz bem para a saúde

Casar faz bem para a saúde: mito ou verdade?

salada de polvo

8 deliciosas receitas de salada de polvo para experimentar