carvão ativado
Crédito: Pxhere
em

O que é, para que serve e como fazer carvão ativado

Por mais famoso que esteja esse produto, veja por que deve ter muito cuidado antes de pensar em usar.

O carvão ativado, ou carvão ativo, é um composto químico de origem vegetal, obtido por meio da queima de materiais como cortiça, lascas de madeiras e casca de coco, por exemplo. Ele não é o mesmo carvão que se usa na churrasqueira, pois a matéria-prima para fazê-los é diferente, as suas funções e o resultado final também.

Ele é muito poroso, então a sua principal função é de absorver impurezas do organismo. Por isso muitas pessoas estão usando-o como um alimento detox, pois ele pode ser comprado em lojas de produtos naturais e farmácias em forma de comprido, cápsula e tablete. Mas será que ingerir o carvão ativado faz bem à saúde? De que outras formas ele pode ser usado? Veja as respostas a seguir.

Benefícios do carvão ativado

Quando um animal de estimação é envenenado, a recomendação do veterinário vai ser de dar ao animal uma determinada quantidade de carvão ativado.

Da mesma forma, quando uma pessoa vai para o hospital com intoxicação por alguma substância, seja medicamento, drogas, alimentos ou produtos químicos, o médico irá aplicar uma dose concentrada de carvão ativado direto no estômago do paciente. Depois que o carvão absorve as impurezas, ele é removido do organismo, junto com as toxinas que absorveu.

Então essa é a sua função principal, porém não é a única. Veja de que outras formas ele é utilizado na indústria médica e cosmética.

1. Tratamento de pele

Por causa do seu alto poder absorvente de impurezas e toxinas, o carvão ativado é utilizado em produtos dermatológicos para promover a limpeza da pele, reduzir a oleosidade, fechar os poros, tudo isso sem desidratar, pois ele não absorve a água.

2. Tratamento capilar

Além de cuidar da pele, o carvão ativo também faz parte de muitos produtos para tratamento capilar, atuando na limpeza do couro cabeludo e promovendo a saúde e beleza dos fios. Um exemplo é o shampoo a seco que reduz a oleosidade e colore os fios.

3. Controle do colesterol

Quando recomendado pelo médico para um tratamento específico, o carvão ativo pode ser usado para a absorção de determinado tipo de gordura, na intenção de equilibrar os níveis de colesterol.

4. Clareamento dos dentes

Um dos usos mais populares do carvão ativado é para branquear os dentes. De fato, funciona, porém com o uso prolongado ele enfraquece os dentes. Dessa forma, só deve ser usado com acompanhamento do dentista.

O carvão ativado emagrece?

Embora o carvão ativo possa ser usado em determinados tratamentos médicos para a redução do colesterol, é importante deixar claro que não existe qualquer estudo comprovando seu efeito como emagrecedor. Ele não é vendido com esse propósito e não é preparado para ser ingerido com frequência.

Quando é usado para desintoxicação do organismo, é feito por uma razão pontual, que esteja colocando a vida em risco, e em doses controladas pelo médico.

Então jamais faça uso do carvão ativo com a intenção de emagrecer, a menos que seja prescrito pelo seu médico. Além de não ser feito para esse fim, o fato de ser um poderoso absorvente de muitos tipos de compostos químicos, ao entrar em contato com a parte interna do organismo ele pode absorver vitaminas, minerais e medicamentos.

Assim o corpo acaba ficando sem os nutrientes que precisa e os medicamentos não vão fazer efeito.

Onde comprar?

Caso você receba uma receita médica para fazer uso do carvão ativo, ele pode ser comprado na farmácia, em lojas de produtos naturais e pela internet. Mas o ideal é comprar em um local da sua confiança para garantir que o produto não esteja contaminado.

Tem como fazer caseiro?

Tem sim como fazer carvão ativo caseiro, mas dessa forma o seu uso não é médico ou cosmético. No processo de fabricação do carvão ativo para esse fim são utilizados materiais específicos, manipulados por profissionais. Fazer em casa corre o risco de contaminação e erros de execução, que podem acabar causando prejuízo à saúde.

Os métodos que existem para fazer carvão ativo caseiro são para utilizá-lo, por exemplo, como filtro de água, pois ele vai absorver as impurezas, sem absorver a água. Se for usar passa isso, veja como é feito o procedimento no vídeo abaixo:

Contraindicações e cuidados a ter

Como você viu, por mais popular que o carvão ativo esteja, seu uso não pode ser feito indiscriminadamente. As contraindicações desse produto são para gestantes, lactantes, crianças, pessoas com problemas gastrointestinais, que operaram intestino, que ingeriram substâncias corrosivas e com sensibilidade a componentes sem ter certeza se podem ter reação alérgica.

Quando usado de forma descontrolada, sem a recomendação médica, ele pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômito, escurecimento das fezes, intestino preso ou diarreia, desidratação e desnutrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tipos de colesterol

Quais são os tipos de colesterol? Conheça as diferenças

receitas da starbucks

Deliciosas receitas da Starbucks para fazer em casa