fazer maxixe
Crédito: Pxhere
em

Como fazer maxixe em 10 receitas para surpreender o paladar

Com o maxixe pode-se fazer refogados, saladas e até conserva. Conheça essas e outras receitas fáceis e deliciosas.

O maxixe é uma hortaliça de origem africana, muito utilizado em receitas típicas do Norte e do Nordeste. Se você já teve contato com esse alimento, mas não tinha ideia de como se pode fazer maxixe para comer, vai saber agora.

Outro ponto interessante que vale a pena ressaltar é o sabor não é o único motivo para comê-lo. O maxixe oferece muitos benefícios à saúde, pois é rico em vitaminas e minerais essenciais. Então confira as sugestões de receitas para o almoço e jantar. Surpreenda-se com a versatilidade do maxixe na culinária e aproveite para levar mais saúde à mesa.

10 Formas de fazer maxixe

Se você nunca comeu maxixe, o sabor dele lembra o pepino, porém é um pouco mais ácido. Com ele é possível fazer diversos pratos, todos muito bem temperados, fazendo jus aos sabores do Norte e do Nordeste. Confira as opções de como fazer maxixe:

1. Pescoço de peru com maxixe

receita de maxixe com peru
Crédito: Diga Maria

A primeira receita, como o nome já diz, tem como ingredientes principais o pescoço de peru e maxixe, mas também leva cebola, alho, agrião, cheiro verde e vinho tinto. A carne fica marinada de um dia para o outro e depois é cozida na pressão com todos os ingredientes. Ótima opção para servir com arroz ou batatas e uma salada fresca.

2. Maxixe com carne seca

receita de maxixe com carne seca
Crédito: Gourmandise Brasil

Esse prato é muito simples de fazer. Primeiro cozinha-se a carne seca dessalgada. Enquanto isso é feita a cebola caramelizada que vai por cima do prato pronto. Quando a carne estiver macia é misturada ao maxixe já salteado. Fica um prato agridoce que serve como refeição principal.

3. Salada nordestina

receita de salada de maxixe
Crédito: Cozinha da Matilde

Essa salada leva uma série de ingredientes típicos do Nordeste, que são a carne seca, o queijo coalho, cebola roxa, tapioca, mel e vinagrete de maxixe. Folhas verdes dão mais cor e sabor ao prato, junto com brotos de coentro.

4. Farofa de carne seca com vinagrete de maxixe

receita de maxixe com farofa
Crédito: Sem Medida

Mais uma receita com vinagrete de maxixe e a carne seca, mas em uma versão diferente. Para quem gosta de farofa, esse prato é uma perdição. A carne seca bem fritinha e temperada é misturada à farinha de mandioca. Depois tosta-se alguns quiabos, faz-se o vinagrete de maxixe bem temperado e é só saborear.

5. Maxixe refogado com quiabo

receita de maxixe com quiabo
Crédito: GShow

Se você é vegetariano, vegano ou apenas aprecia receitas sem carne, aqui está outra forma deliciosa de fazer maxixe. Leva muitos temperos, como alho, cebola, urucum, azeite de oliva, coentro, sal e limão. Tudo isso para refogar o maxixe e o jiló e servir como acompanhamento no almoço ou jantar.

6. Maxixada com creme de leite

receita de maxixe com creme de leite
Crédito: Tudo Receitas

Esse prato é uma variação do maxixe refogado, muito simples de fazer. Leva cebola, tomate, cheiro verde, sal, pimenta, o maxixe, é claro, e finaliza com o creme de leite para deixar o prato mais cremoso. Ótimo para servir com angu.

7. Frango com maxixe

receita de maxixe com frango
Crédito: Tudo Gostoso

A carne de frango combina muito bem com o maxixe e juntos eles fazem uma refeição completa. Nessa receita os ingredientes são tão simples quanto nas anteriores, como cebola, caldo de frango, alho, tomate, salsinha e pimentão. Fica um refogado delicioso para servir com arroz branco ou integral.

8. Maxixada ao leite de coco

receita de maxixe com leite de coco
Crédito: Tudo Gostoso

Outra receita de maxixada, mas dessa vez com o leite de coco, que é bem típico dos sabores nordestinos. Nessa receita vai charque, bacon, calabresa, tomate, cebola, pimentão, louro, especiarias e, claro, o maxixe e o leite de coco. Fica uma mistura incrível de sabores.

9. Picles de maxixe

receita de picles de maxixe
Crédito: Camila na Cozinha

Já que maxixe lembra o pepino, com certeza fazer um picles vai garantir um ótimo resultado. Aliás, a aparência também fica bem parecida. Os ingredientes para fazer maxixe em picles são os básicos de uma conserva, como cebola, pimenta vermelha, vinagre, açúcar, sal e grãos de mostarda. Mas essa opção ainda leva cravos e cúrcuma. Vale a pena experimentar.

10. Maxixe salteado com bacon

receita de maxixe salteado com bacon
Crédito: Gazeta do Povo

Para finalizar, mais uma opção que leva o inconfundível sabor do bacon. Só vai precisar de manteiga, cebola, tomilho, sal e pimenta. O bacon é frito na própria gordura, depois o maxixe é salteado e a cebola refogada é feita separadamente. Depois é só montar o prato, finalizar com tomilho e servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

alimentos que aumentam o colesterol

Alimentos que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim

óleo de cânhamo

Conheça os benefícios e como usar o óleo de cânhamo