fazer cão parar de uivar
Crédito: Freepik
em

Dicas para fazer cachorro parar de uivar

Nem sempre o uivo representa um problema para o cão. Mas pode ser que seja, e o dono deve prestar atenção

Quem tem cachorro em casa ou mora em uma rua com vários cães, sabe que é comum ouvi-los uivando, especialmente à noite. Incomoda, pois eles ficam bastante tempo nessa comunicação, e pode ser difícil conseguir voltar a dormir. Então, se o seu cão uiva e você quer que ele pare, veja quais podem ser os motivos para ele fazer isso, e o que fazer para resolver.

Por que os cães uivam?

Os cães, como descendentes dos lobos, uivam por instinto. Nem todos fazem isso, mas quando fazem é porque estão se comunicando com outros cães que moram pela região.

Se o seu cão uiva, provavelmente ele faz isso com mais frequência na madrugada, que é quando as ruas estão mais silenciosas e os cães se escutam com mais facilidade. Basta que um deles uive para que vários outros respondam.

Mas, além do instinto, os cães também podem uivar por algum motivo comportamental mais específico. Por exemplo, quando todos da casa saem ou vão dormir e deixam o cão sozinho, ele vai uivar porque está ansioso para ver sua família de novo.

Esse é o mesmo motivo pelo qual muitos cães ficam chorando, latindo ou destroem coisas quando ficam sozinhos em casa. Ou é ansiedade de separação ou é tédio por não ter com quem brincar e gastar energia.

Como resolver os uivos dos cães?

Crédito: Freepik

Nem sempre dá para acabar com o uivo, pois não é um sinal de mau comportamento. É apenas uma forma de os cães se comunicarem. Se o uivo for esporádico ou por poucos minutos, é melhor deixar o cão uivar e satisfazer seu instinto.

Quando o cão uiva por estar sozinho à noite, sem poder ficar perto da família ou por todos terem saído e o deixado com saudades, é uma questão que precisa ser trabalhada junto de um adestrador de cães, pois é preciso fazer uma avaliação do comportamento e do estilo de vida do cão até chegar a uma solução.

Existem diversos tipos de treinamentos que ajudam os cães a associarem o silêncio a uma recompensa, mas isso precisa ser feito com frequência e do jeito certo, que um profissional pode ensinar para o dono praticar. Veja no vídeo abaixo um exemplo de treinamento que ajuda os cães a ficarem tranquilos quando estão sozinhos:

Se você percebe que o seu cão uiva mesmo de dia e na companhia da família, talvez ele esteja pedindo mais atenção. Você precisa dedicar mais tempo para brincar com ele, fazer atividades e passear todos os dias. Se ele não estiver cansado, vai ficar entediado e vai uivar para dizer o que está sentindo.

Esse também pode ser o motivo pelo qual o cão uiva à noite para outros cães ou para sons altos, como sirenes na cidade. Se ele estiver bem cansado por brincar bastante, ele vai estar mais interessado em dormir do que em ficar acordado uivando.

Veja também: lindas fotos de antes e depois de cachorros resgatados

Formigas, cochonilhas, lagartas e pulgões eliminar

Formigas, cochonilhas, lagartas e pulgões: como eliminá-los do seu jardim

delivery aumenta vendas de produtores de orgânicos

Pandemia faz vendas de pequenos agricultores aumentarem