Fases da cicatrização
Crédito: Freepik

Fases da cicatrização: o que acontece quando nos machucamos?

O corpo humano é uma máquina perfeita. Veja como ele reage quando você sofre algum ferimento

Publicidade

É muito interessante saber como acontecem os processos do corpo humano. Saber como funcionam as fases da cicatrização de ferimentos, por exemplo, nos incentiva a ter paciência, respeitar o nosso corpo e ajudá-lo a funcionar melhor.

Se você convive com crianças, aproveite para aprender como funciona a cicatrização e depois ensine para os pequenos de uma forma mais simplificada.

Quando eles se machucarem, terão uma visão mais curiosa e reflexiva sobre o machucado, e até vão querer ajudar a sarar mais rápido. Gostou da ideia? Então vamos aos detalhes!

Quando começa um processo de cicatrização?

A cicatrização começa quando você se machuca. Qualquer machucado, pequeno ou grande, por fora ou por dentro do corpo, aciona as fases da cicatrização.

Publicidade

A ferida é quando a integridade da pele ou das mucosas é interrompida. No momento em que ocorre uma ferida, ocorre um desequilíbrio que pode colocar sua saúde em risco.

Para evitar uma infecção, o sistema imunológico é acionado, enviando as células de defesa mais próximas para iniciar as fases da cicatrização na ferida.

Fatores que influenciam na cicatrização

Nem sempre o corpo funciona como deveria. Em algumas situações, a cicatrização pode ser problemática, como no caso das pessoas diabéticas e hipertensas. A dificuldade é imposta pelas alterações que essas doenças provocam no organismo.

O organismo das pessoas idosas também podem apresentar dificuldade nas fases da cicatrização. Os processos ficam mais lentos e defeituosos, inclusive na hora de cicatrizar uma ferida.

Publicidade

Outro fator que influencia nas fases da cicatrização é o estado nutricional da pessoa. Para cicatrizar um machucado com eficiência, o sistema imunológico precisa estar abastecido com todos os nutrientes necessários, na quantidade adequada.

Determinados medicamentos podem influenciar no processo de cicatrização, assim como a falta de cuidado da pessoa durante o processo. Não saber cuidar do machucado faz a cicatrização ser interrompida muitas vezes.

E claro que também devemos considerar o tipo de lesão. Quanto maior e mais profunda for a ferida, mais tempo vai levar para ela cicatrizar.

Publicidade

Pomada que acelera cicatrização é descoberta por pesquisadora brasileira

Fases da cicatrização

Embora a cicatrização não seja sempre igual, ela é feita sempre do mesmo jeito, em três fases. O objetivo dessas fases é reorganizar a área que foi lesionada, regenerar o que foi danificado e formar um novo tecido para ficar o mais parecido possível com o que era antes da lesão.

Fase inflamatória

Logo no primeiro momento em que ocorre uma ferida, o sistema de coagulação do sangue é acionado para evitar uma hemorragia. Isso acontece mesmo nos menores machucados, quando sai sangue.

Junto com a coagulação, são liberados medidores químicos que são o sinal de alerta para você saber que se machucou e dar atenção a isso: dor, vermelhidão, inchaço.

Publicidade

Ao mesmo tempo, inicia-se um processo inflamatório. É quando surgem as secreções nos primeiros dias. É normal que essa fase dure uns 4 dias, ou mais, dependendo da lesão.

Fase proliferativa

A secreção já preparou o terreno, agora começa a fase da regeneração. Consiste na proliferação de fibroblastos que vão fazer um processo chamado fibroplastia. Esse é mais demorado, leva de 5 a 20 dias, dependendo da lesão.

Nesse processo, a formação de novos vasos sanguíneos e linfáticos é intensificada (vascularização) para agilizar o trabalho das células de defesa, chamadas macrófagos.

Publicidade

Elas estão trabalhando na formação do tecido de granulação que serve para proteger a ferida de mais danos.

Fase de reparo

Das fases da cicatrização, esta é a última, e a mais demorada, que pode levar semanas ou meses. O processo anterior – da vascularização e das células de defesa – é diminuído. Assim, acontece a remodelação do tecido cicatricial que se formou na fase anterior.

Nessa remodelação, as fibras do tecido são realinhadas para deixá-lo mais resistente e melhorar o aspecto da cicatriz. Aos poucos, ela vai passando de um tom escuro para um rosa claro até voltar a ser como era antes da lesão – ou o mais próximo possível disso.

Publicidade

Aproveite e veja: Cicatrizantes caseiros para cortes e feridas

Como acelerar as fases da cicatrização?

Você pode ajudar o seu organismo a fazer um processo de cicatrização ainda mais eficiente. Para isso, beba pelo menos 2 litros de água ao longo do dia.

Alimente-se com qualidade, ingerindo proteínas, carboidratos saudáveis, gorduras saudáveis, vitaminas, fibras e minerais.

Respeite o tempo de repouso da pele (recomendado pelo médico/enfermeiro/farmacêutico). Mantenha a ferida limpa (se for externa) e tome a medicação que foi prescrita até o final.

Publicidade

Não mexa na ferida sem necessidade, ou irá atrapalhar todo o processo complexo que está acontecendo ali.

Veja também: Como acelerar a cicatrização com 7 dicas

PODE GOSTAR TAMBÉM