em

8 Receitas de polenta para todos os gostos

Esse prato fica bem com todos os acompanhamentos que quiser. Veja 8 maneiras fáceis de preparar

polenta
Crédito: Wikimedia Commons

Existem certos pratos que são considerados completos, e um deles é a polenta. Ela é fácil de fazer, barata, sacia a fome, é gostosa, saudável, combina com vários acompanhamentos e é possível cozinhá-la de diferentes maneiras para não enjoar. Veja a seguir algumas receitas para preparar essa delícia nos almoços e jantares de todas as ocasiões.

Como fazer polenta: 8 opções

Você pode fazer essa iguaria cozida, assada, frita, com carnes, vegetais, molhos e muitos temperos diferentes. Escolha sua versão predileta e deixe todo mundo de casa com água na boca. É só clicar no nome da receita e ir direto ao passo a passo.

1. Receita simples

receita polenta simples
Crédito: Tudo Gostoso

Começando pelo nível mais fácil, prepare a sua polentinha do jeito mais simples para pegar o jeito do ponto perfeito, conforme o seu gosto. Precisa dar atenção ao preparo, mexendo de vez em quando, para não grudar muito no fundo da panela e queimar. Para essa receita vai precisar de fubá, água, manteiga e sal.

2. Cremosa com molho de frango

receita polenta frango
Crédito: Panelaterapia

Agora que já sabe como fazer a versão cozida básica é a vez de um prato completo. Polenta com frango é a combinação tradicional, e fica ainda melhor quando ela é bem cremosa. Para esse molho vai precisar de cebola, alho, caldo de galinha, shoyu, uma lata de tomates pelados, água, sal, pimenta, cheiro verde e peito de frango.

3. Recheada com carne moída

receita polenta carne
Crédito: Guia da Cozinha

Essa receita é de um escondidinho, mas, em vez de usar purê de batatas, vai usar a polenta. Também é um prato que pode servir como principal, apenas acompanhado de salada. A base do preparo é a mesma, mas dessa vez deixe que o fubá fique mais grosso. Depois é só fazer um molho de carne moída comum e montar em um refratário camadas alternadas, sem esquecer do queijo.

4. Frango com quiabo e angu

receita polenta angu
Crédito: Sem Medida

Angu é o outro nome dessa receita em algumas regiões. Em Minas Gerais, por exemplo, é muito comum servi-la bem molinha com um molho de frango e quiabo refogado. Esse é um prato típico e o responsável por fazer muita gente descobrir que gosta sim de quiabo, só não sabia comer do jeito certo.

5. Frita

receita polenta frita
Crédito: Tudo Receitas

Outra maneira de comer que fica irresistível é cortando-a em palitos e fritando. Precisa usar óleo novo e deixar ficar levemente dourada para que tenha a textura perfeita, crocante por fora e macia por dentro. Pode servir como petisco, entrada ou acompanhamento.

6. Na chapa com queijo

receita polenta queijo
Crédito: JD Receitas

Já se você ama a versão tostadinha, mas prefere não usar a fritura, pode fazê-la na chapa. Para essa versão também precisa que a receita inicial fique mais espessa e encorpada para conseguir cortar em fatias. Depois é só colocar na chapa, que fica ainda mais gostosa se for do fogão a lenha, e colocar uma generosa fatia de queijo por cima para derreter.

7. Creme com legumes

receita polenta creme
Crédito: Nutri Healthy Alex

Não é só com carne que ela fica deliciosa. Experimente misturá-la com vários legumes picadinhos e fazer um creme. É o jantar perfeito para quando quer algo parecido com uma sopa, só que mais consistente. Nessa receita a sugestão é usar alho-poró, abóbora, sementes de mostarda, cominho, mais temperos e o seu queijo favorito.

8. Com atum defumado e barbecue

receita polenta com atum
Crédito: GShow

Esse prato fica tão bonito e com aspecto gourmet que nem parece que é tão fácil de fazer, além de delicioso. Use um pacote de polenta instantânea, uma lata de atum defumado, molho barbecue, parmesão ralado, azeite, gergelim, cebola desidratada, salsinha, sal e manteiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receitas de snacks saudáveis

29 Receitas de snacks saudáveis para fazer em casa

plantar aspargos

Como plantar aspargos