Menu

Farinha de casca de ovo: para que serve e como fazer

Descubra para que serve e como fazer esse ingrediente, aproveitando todos os seus inúmeros benefícios para a saúde

Crédito: Unsplash

Publicidade

O ovo é muito usado para um café da manhã gostoso e cheio de proteína e presença obrigatória na cozinha de quem gosta de cozinhar. Já pensou na quantidade de casca de ovo que você joga no lixo toda a semana? Fazer farinha de casca de ovo pode ser uma boa solução para esse desperdício.

Você sabia que ela é composta 90% de cálcio, além de estrôncio, fluoreto, magnésio, selênio e potássio? Um copo de leite integral tem 290 mg desse mineral enquanto “apenas 2,7 gramas do pó fornecem a quantidade diária recomendada desse mineral para um adulto”, de acordo com um estudo feito no Rio Grande do Sul.

Benefícios da farinha de casca de ovo

Crédito: Pixabay

Talvez a textura da casca de ovo não dê a mínima vontade de comer. A solução para esse problema é bastante simples! Transforme a casca em pó, com a ajuda de um triturador. Assim poderá misturá-la aos alimentos, aproveitando todos os benefícios.

1. Fortalece ossos e dentes

O cálcio é fundamental para deixar ossos e dentes mais fortes, pois é responsável por grande parte da sua composição, onde sua falta pode ocasionar doenças como a osteoporose.

Publicidade

Também os outros minerais presentes, como o magnésio e o potássio, são importantes para a fixação do cálcio nos mesmos, bem como para a não eliminação através da urina.

2. Mantém a pressão sob controle

A presença do potássio ajuda no controle da pressão arterial, pois participa ativamente da troca de sal entre a célula e o meio. A falta de potássio faz com que a célula retenha mais sódio que o normal, o que eleva a pressão arterial.

Além disso, a farinha de casca de ovo ajudará a regular as funções cardíacas, com a correta dilatação dos vasos sanguíneos, tornando a circulação mais eficaz.

3. Ajuda a controlar o diabetes

O cálcio, abundante na farinha de casca de ovo, ajuda a controlar a glicose no sangue, já que é fundamental para a metabolização da mesma, aliviando assim o trabalho do pâncreas.

Publicidade

Isso acontece somente quando aliado à vitamina D, que não é naturalmente produzida pelo corpo, devendo ser adquirida através de suplementação ou a simples exposição ao sol.

4. Alivia a TPM

No caso da tensão pré-menstrual, a farinha de ovo pode atuar em diversas frentes, ajudando a aliviar as cólicas, o inchaço por todo o corpo, dores, alterações de humor e aquele cansaço absurdo que precedem o primeiro dia.

Ele é fundamental nessa fase, pois a elevação do estrogênio – hormônio que entra em pico na menstruação e bagunça a casa toda – reduz a quantidade de cálcio, prejudicando o seu organismo.

Publicidade

Como fazer em casa

Dá também para economizar e aproveitar as cascas de ovo na sua casa, fazendo a farinha, que é segura para consumo e extremamente nutritiva. Lembre que toda suplementação deve ser acompanhada por um médico!

De acordo com o estudo mencionado acima, “a contaminação microbiana não é um fator de restrição ao uso da casca de ovo por humanos, já que é possível obter pó de casca de ovo seguro em relação ao caráter higiênico-sanitário utilizando fervura em água e secagem a 50ºC por 24h”, em escala industrial.

Em casa o processo é mais simples, não tendo desculpa para não fazer. Então veja como:

Publicidade

Ingredientes

Casca de ovo: 12 unidades.

Modo de preparo

  1. Comece por colocar as cascas (vá juntando, se for preciso) em um escorredor. Vai ter de as higienizar muito bem, usando água corrente. Convém que a membrana interna da casca não seja danificada durante esse processo. Depois coloque de molho em hipoclorito de sódio por 30 minutos, lave e coloque numa panela;
  2. Leve as cascas a água fervente durante 10 minutos. Tampe a panela e verifique se as cascas estão totalmente cobertas pela água;
  3. Preaqueça o forno a 90ºC. Retire as cascas da água e deixe secar no escorredor. Coloque-as em uma assadeira e leve no forno durante 15 minutos ou até que comecem a ficar amareladas;
  4. Deixe esfriar. Leve para triturar em um liquidificador ou processador de alimentos. Consuma a farinha misturada com a comida ou vitaminas. Para comer em estado puro. A quantidade recomendada é meia colher de chá diária.

Leave a Reply

Sair da versão mobile