farinha de casca de ovo benefícios
Crédito: Unsplash
em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Farinha de casca de ovo: para que serve e como fazer

Descubra para que serve e como fazer esse ingrediente, aproveitando todos os seus inúmeros benefícios para a saúde

O ovo é muito usado para um café da manhã gostoso e cheio de proteína e presença obrigatória na cozinha de quem gosta de cozinhar. Já pensou na quantidade de casca de ovo que você joga no lixo toda a semana? Fazer farinha de casca de ovo pode ser uma boa solução para esse desperdício.

Você sabia que ela é composta 90% de cálcio, além de estrôncio, fluoreto, magnésio, selênio e potássio? Um copo de leite integral tem 290 mg desse mineral enquanto “apenas 2,7 gramas do pó fornecem a quantidade diária recomendada desse mineral para um adulto”, de acordo com um estudo feito no Rio Grande do Sul.

Benefícios da farinha de casca de ovo

quais os benefícios da farinha de casca de ovo
Crédito: Pixabay

Talvez a textura da casca de ovo não dê a mínima vontade de comer. A solução para esse problema é bastante simples! Transforme a casca em pó, com a ajuda de um triturador. Assim poderá misturá-la aos alimentos, aproveitando todos os benefícios.

1. Fortalece ossos e dentes

O cálcio é fundamental para deixar ossos e dentes mais fortes, pois é responsável por grande parte da sua composição, onde sua falta pode ocasionar doenças como a osteoporose.

Também os outros minerais presentes, como o magnésio e o potássio, são importantes para a fixação do cálcio nos mesmos, bem como para a não eliminação através da urina.

2. Mantém a pressão sob controle

A presença do potássio ajuda no controle da pressão arterial, pois participa ativamente da troca de sal entre a célula e o meio. A falta de potássio faz com que a célula retenha mais sódio que o normal, o que eleva a pressão arterial.

Além disso, a farinha de casca de ovo ajudará a regular as funções cardíacas, com a correta dilatação dos vasos sanguíneos, tornando a circulação mais eficaz.

3. Ajuda a controlar o diabetes

O cálcio, abundante na farinha de casca de ovo, ajuda a controlar a glicose no sangue, já que é fundamental para a metabolização da mesma, aliviando assim o trabalho do pâncreas.

Isso acontece somente quando aliado à vitamina D, que não é naturalmente produzida pelo corpo, devendo ser adquirida através de suplementação ou a simples exposição ao sol.

4. Alivia a TPM

No caso da tensão pré-menstrual, a farinha de ovo pode atuar em diversas frentes, ajudando a aliviar as cólicas, o inchaço por todo o corpo, dores, alterações de humor e aquele cansaço absurdo que precedem o primeiro dia.

Ele é fundamental nessa fase, pois a elevação do estrogênio – hormônio que entra em pico na menstruação e bagunça a casa toda – reduz a quantidade de cálcio, prejudicando o seu organismo.

Como fazer em casa

Dá também para economizar e aproveitar as cascas de ovo na sua casa, fazendo a farinha, que é segura para consumo e extremamente nutritiva. Lembre que toda suplementação deve ser acompanhada por um médico!

De acordo com o estudo mencionado acima, “a contaminação microbiana não é um fator de restrição ao uso da casca de ovo por humanos, já que é possível obter pó de casca de ovo seguro em relação ao caráter higiênico-sanitário utilizando fervura em água e secagem a 50ºC por 24h”, em escala industrial.

Em casa o processo é mais simples, não tendo desculpa para não fazer. Então veja como:

Ingredientes

Casca de ovo: 12 unidades.

Modo de preparo

  1. Comece por colocar as cascas (vá juntando, se for preciso) em um escorredor. Vai ter de as higienizar muito bem, usando água corrente. Convém que a membrana interna da casca não seja danificada durante esse processo. Depois coloque de molho em hipoclorito de sódio por 30 minutos, lave e coloque numa panela;
  2. Leve as cascas a água fervente durante 10 minutos. Tampe a panela e verifique se as cascas estão totalmente cobertas pela água;
  3. Preaqueça o forno a 90ºC. Retire as cascas da água e deixe secar no escorredor. Coloque-as em uma assadeira e leve no forno durante 15 minutos ou até que comecem a ficar amareladas;
  4. Deixe esfriar. Leve para triturar em um liquidificador ou processador de alimentos. Consuma a farinha misturada com a comida ou vitaminas. Para comer em estado puro. A quantidade recomendada é meia colher de chá diária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

suco depurativo

Suco depurativo: conheça os benefícios e receitas para fazer em casa

sorvete caseiro fácil

Sorvete caseiro fácil: 20 receitas maravilhosas para experimentar