Falso magro
Crédito: Freepik

Falso magro: quando a aparência magra esconde riscos à saúde?

Será que você é magro de verdade ou só aparenta? Veja a diferença e o que fazer para melhorar

Publicidade

É comum pensar no estereótipo de pessoa gorda doente e pessoa magra saudável. Mas assim como existem os gordos saudáveis, existem os falsos magros. Essas pessoas não estão acima do peso considerado adequado para seu porte físico, mas possuem alto índice de gordura corporal com baixo índice de massa muscular. Portanto, estão mais suscetíveis ao colesterol alto, gordura no fígado e diabetes, por exemplo.

Como uma pessoa se torna um falso magro?

A pessoa que sempre foi magra, mas nunca teve grande cuidado com a alimentação e em praticar atividades físicas regularmente, pode se tornar uma falsa magra sem perceber. Em partes, a genética favorece, em algumas pessoas, o desenvolvimento de gordura localizada. Mas os hábitos de vida são decisivos para chegar a essa condição.

Uma alimentação rica em açúcares, produtos industrializados e gorduras saturadas vai acumular gordura no corpo, ainda que em regiões mais volumosas, como barriga e quadris. Se a pessoa não gastar essa gordura praticando atividade física e desenvolvendo seus músculos, vai se tornar uma falsa magra.

Os braços e pernas podem continuar finos, mas haverá regiões de acúmulo de gordura, dando a impressão de uma leve subida de peso. Ao subir na balança, a pessoa acha que está tudo certo, mas se esquece de que os músculos também pesam, e na ausência de musculatura desenvolvida, o que vai pesar é a gordura.

Publicidade

Como deixar de ser um falso magro?

A resposta está na própria causa: alimentação saudável e atividade física regular. O primeiro passo é consultar seu médico para fazer exames e saber se já pode começar a praticar uma atividade física do seu gosto, que envolva treinos de musculação e aeróbicos.

Depois, consulte um nutricionista para ajudá-lo a melhorar seus hábitos alimentares, analisando o que você já come e o que pode incluir no cardápio para que seja mais saudável, favorecendo a eliminação de gordura localizada e o aumento da massa muscular.

Em uma alimentação para emagrecer e ganhar massa muscular com saúde, o nutricionista vai dar preferência para proteínas de alto valor biológico e gorduras saudáveis, ao mesmo tempo em que vai reduzir o consumo de carboidratos simples.

Lembre-se que cada pessoa tem necessidades diferentes, então é essencial ir ao nutricionista para saber as quantidades de cada alimento que você deve comer por dia para ter o resultado esperado.

Publicidade

Veja também: dieta para viver 100 anos — os melhores alimentos

PODE GOSTAR TAMBÉM