Dietas para viver 100 anos
Crédito: Freepik
em

Dietas para viver 100 anos: os melhores alimentos

Uma alimentação bem variada, natural e equilibrada é essencial para viver mais. Veja um exemplo de alimentos para reunir essas qualidades

Publicidade

Embora seja impossível saber quanto tempo você vai viver, é possível dedicar-se ao máximo para ter um corpo saudável, favorecendo sua longevidade. Uma das formas mais importantes de fazer isso é por meio da alimentação.

Uma dieta saudável é aquela que fornece uma variedade equilibrada de todos os nutrientes que o organismo precisa para funcionar bem, se renovar e se proteger dos agentes nocivos.

Então, veja uma lista de alimentos poderosos que ajudam a manter seu corpo forte e em constante renovação com o passar dos anos, pois não basta viver muito, é preciso viver com qualidade.

Publicidade

Sementes

Sementes de girassol, linhaça, chia, quinoa, abóbora, mostarda e gergelim devem entrar na sua dieta para viver 100 anos. Nas sementes você encontra a concentração de nutrientes que vai se espalhar por toda a planta depois que ela germinar e se desenvolver. Muitas vitaminas, minerais e fibras são essenciais para que o seu corpo esteja em constante renovação, funcionando bem e se protegendo de doenças.

Veja quais são os benefícios dessas sementes e como consumi-las.

Oleaginosas

Nozes, castanhas, macadâmias, avelãs e amêndoas são frutos oleaginosos porque possuem uma concentração de lipídios, ou seja, gorduras saudável que o corpo precisa receber todos os dias para funcionar bem. As oleaginosas fornecem energia, atuam na absorção de vitaminas e na produção hormonal que dita o equilíbrio de todo o corpo.

Publicidade

Tomates

Os tomates são poderosos para a saúde, mas é importante escolher os orgânicos, livres de agrotóxicos. Incluir tomates na sua dieta para viver 100 anos é abastecer o corpo com antioxidantes que proteger as células e auxiliam na sua constante renovação, prevenindo doenças e o envelhecimento precoce. Tomates protegem a visão, o coração, a pele, o cérebro, os ossos, ajudam a dormir melhor e a fortalecer os músculos.

Batata-doce

Se você gosta de comer batatas, escolha as batatas-doces para a sua dieta dos 100 anos. Elas são mais saudáveis do que as batatas brancas, pois são carboidratos complexos, ou seja, digerem mais lentamente, evitando picos de açúcar no sangue e aumentando o tempo de saciedade. Tendo esse cuidado, você previne a obesidade, a diabetes e os males crônicos que essas doenças trazem como consequência.

Vegetais verde-escuros

Espinafre, alface, couve, mostarda, brócolis, acelga, agrião, rúcula e tantos outros são chamados de vegetais crucíferos. Eles são ricas fontes de fibras, minerais e vitaminas antioxidantes que protegem as células de todo o corpo. Assim, fazem bem para a visão, para os ossos, ajudam a prevenir doenças neurológicas, protegem a saúde cardiovascular e ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue. Uma porção desses vegetais, ao menos uma vez por dia, é essencial na sua dieta dos 100 anos.

Publicidade

Peixes gordos

Se você come carne, dê preferência para carnes brancas, como o peixe. Os melhores são os chamados peixes gordos, como salmão, sardinha e atum, que são uma rica fonte de ômega-3, gordura saudável necessária para as funções do organismo inteiro. Comer peixe regularmente ajuda a manter sua memória ativa, prevenir doenças do coração, fortalecer seus ossos e dentes, ou seja, protegê-lo dos danos mais comuns que aparecem com o envelhecimento.

Veja quais são os peixes de deve evitar e quais pode comer sem medo.

Vegetais alaranjados

Cenoura, laranja, toranja, tangerina, abóbora e outros vegetais alaranjados são rica fonte de betacaroteno e vitamina C, importantes para manter o seu sistema imunológico fortalecido e protegê-lo contra doenças. Esses vegetais também possuem carotenoides e flavonoides que agem no bom funcionamento do organismo, protegem o coração, a pele, a visão e ajudam a prevenir alguns tipos de câncer.

Publicidade

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e tem necessidades alimentares específicas. Consulte um nutricionista para elaborar a dieta ideal para as necessidades do seu organismo em particular, de acordo com a sua condição de saúde e do seu estilo de vida.

máscaras caseiras e naturais contra rugas

3 Receitas de máscaras caseiras e naturais contra rugas

Perguntas para se fazer antes de comprar uma roupa nova

6 Perguntas para se fazer antes de comprar uma roupa nova