Excesso de cuidado estraga o cabelo
Crédito: Freepik

É verdade que excesso de cuidado estraga o cabelo?

Já ouviu falar em “pecar por excesso”? Isso pode acontecer nos seus cuidados com o cabelo

Publicidade

Cuidar bem do cabelo é essencial para ter um couro cabeludo saudável e, por consequência, fios mais fortes, sedosos e brilhantes. Mas assim como a escassez de cuidados, todo exagero é prejudicial.

Então, se você acha que está cuidado muito bem do seu cabelo e não entende o motivo de ele estar fraco, opaco ou com problemas no couro cabeludo, como caspa, pode ser que esteja cuidando até demais. Veja quais são esses cuidados excessivos e procure equilibrar a forma como você cuida dos seus fios.

Lavar o cabelo todos os dias sem necessidade

Apenas os cabelos excessivamente oleosos precisam ser lavados diariamente para remover o excesso de óleo. Se não for o seu caso, não precisa lavar todos os dias, pois os fios enfraquecem. Além do mais, quando o cabelo é lavado, precisa secar completamente (inclusive o couro cabeludo) antes de você ir para a cama. Dormir com o cabelo molhado é prejudicial ao couro cabeludo, pois a umidade leva a problemas como fungos.

Usar muito shampoo antirresíduo

O shampoo antirresíduo promove uma limpeza profunda no couro cabeludo. Pode parecer ótimo estar com o couro cabeludo muito limpo, mas não é. Se você remove os resíduos com muita frequência, causa um desequilíbrio e aumenta a produção de oleosidade natural nos fios.

Publicidade

Além de deixar seu cabelo oleoso, vai deixar o couro cabeludo desprotegido e mais suscetível a inflamações e infecções. Use esse tipo de shampoo no máximo uma vez por semana, antes da hidratação, ou só quando for fazer nutrição e reconstrução.

Exagerar na hidratação

A hidratação é o tratamento mais frequente de um cronograma capilar. Geralmente é feita uma vez por semana, mesmo em cabelos saudáveis, mas há que faça duas ou três vezes na semana. Para algumas pessoas funciona, para outras não, pois o cabelo fica muito leve ou muito pesado. Se você faz mais do que uma hidratação por semana, procure reduzir essa quantidade para ver se melhora.

Produtos errados na hidratação

Além de cuidar com o excesso de hidratações, você precisa usar os produtos certos para hidratar seu cabelo. As máscaras mais densas, por exemplo, são feitas para cabelos mais grossos. Se usá-las em fios finos, o resultado será de um cabelo pesado. Na hora de comprar sua máscara, leia no rótulo se ela é feita para o seu tipo de cabelo, pois faz toda diferença.

Exagerar na nutrição e na reconstrução

A nutrição e a reconstrução são os outros dois tratamentos, junto com a hidratação, que fazem parte do cronograma capilar. Mas esses dois são feitos com menor frequência e conforme a necessidade do cabelo.

Publicidade

A nutrição é um tratamento à base de óleos, como a umectação, que serve para criar uma barreira no fio e preservar a hidratação. Se o cabelo é muito oleoso, precisa ter cuidado ao fazer a umectação, além de evitar aplicar no couro cabeludo e remover bem os óleos no enxágue. Do contrário, os fios vão ficar pesados, sem movimento e sem brilho.

A reconstrução é o tratamento no qual você repõe proteínas essenciais para os fios, como queratina, creatina e arginina, deixando o cabelo mais forte. Só que se você exagera na reconstrução, ou seja, faz mais de uma vez ao mês, seu cabelo vai ficar rígido e quebradiço.

PODE GOSTAR TAMBÉM