exame de carótida
Crédito: Freepik

Exame de carótida: saiba quando é recomendado fazer

Trata-se de um exame que avalia o fluxo de sangue para o cérebro a fim de prevenir problemas como o AVC

Publicidade

O exame da carótida é um simples ultrassom que não causa dor nem é difícil de fazer. Esse exame médico vai analisar a parte de dentro das artérias carótidas, que seguem pelo lado do pescoço e levam o oxigênio ao cérebro. Veja por que ele é importante, quando é recomendado e como é realizado.

Por que o exame é receitado?

Ele pode ser feito como um exame de rotina, caso o paciente queira ou seja predisposto a sofrer AVC. Mas, de modo geral, é recomendado pelo médico quando ele detecta esse risco.

Prevenção de acidente vascular cerebral

Sempre que certas dificuldades de saúde ocorrem, por exemplo, pressão elevada ou colesterol alto, as carótidas detêm gordura, tornando-se mais apertadas na região interna e reduzindo o fluxo de sangue que é transportado para o cérebro.

Essa ação pode ser perigosa, pois essas placas de gordura de pequena dimensão podem quebrar, dando origem a um coágulo, que pode atingir o cérebro e acarretar um acidente vascular cerebral.

Publicidade

Assim, o ultrassom das carótida é apropriado para calcular as chances de criar um AVC. Se elas forem altas, deve começar um tratamento que visa aprimorar o transporte de sangue para o cérebro.

Fatores de risco para o médico pedir o exame

As chances de AVC são consideradas através desse exame em pessoas com as seguintes condições médicas:

  • Colesterol elevado;
  • Diabetes;
  • Doença coronária;
  • Pressão arterial alta;
  • Histórico na família de doença cardíaca ou AVC;

E, ainda, sempre que o médico cardiologista encontra sons fora do comum na artéria carótida, no momento de um exame com o estetoscópio. Pode surgir a necessidade de fazer o ultrassom de forma a analisar se ocorre alguma mudança no fluxo sanguíneo.

Como é feito?

quando fazer exame de carótida
Crédito: Freepik

Esse é um exame fácil em que o paciente somente necessita estar deitado na maca durante a passagem do aparelho ultrassom pelos lados do pescoço. Para que a imagem gerada pelo exame seja a mais clara possível, geralmente é colocado gel no pescoço do paciente para que o aparelho deslize na pele sem criar bolhas de ar.

Publicidade

Se não houver condições para uma imagem clara, o profissional pode solicitar ao paciente que se posicione de lado ou mude a postura corporal, permitindo que o sangue circule melhor. Dessa maneira, se for fazer esse exame, deve vestir roupa prática, mas não é preciso nenhuma outra preparação prévia.

Resultado do exame de carótida e tratamentos

O médico irá analisar o exame e, sendo detectadas hipóteses de ocorrer AVC, ele pode sugerir o seguinte:

  • Praticar atividades físicas, no mínimo, três vezes semanais;
  • Realizar uma dieta saudável e balanceada;
  • Deixar o tabaco e não frequentar lugares repletos de fumaça;
  • Ingerir medicamentos para reduzir a pressão arterial (Losartana ou Captopril);
  • Ingerir medicamentos para impedir o desenvolvimento de coágulos (Heparina ou Aspirina);
  • Utilizar medicamentos para diminuir o colesterol (Atorvastatina ou Sinvastatina);

Sempre que uma das carótidas estiver bastante comprimida, as chances de ocorrer AVC são altas. Nesse caso, o médico vai possivelmente aconselhar cirurgia para inserir uma rede de pequena dimensão dentro da artéria, evitando que ela se feche, ou remover a placa de gordura retida na parede da artéria.

Publicidade

Depois dessas intervenções cirúrgicas é preciso que faça de novo o ultrassom para se certificar de que a situação foi corrigida com sucesso.

PODE GOSTAR TAMBÉM