Toda vez que você abre o portão de casa, seu cachorro fica na espreita para dar um passeio na rua? O problema é que ele pode ir muito longe e se perder, ser roubado ou mesmo atropelado. Então, não dá para deixar isso acontecer. Veja algumas alternativas para evitar que o cachorro fuja e mantê-lo em segurança quando você chega ou sai de casa.
Como evitar que o cachorro fuja?
Oferecer um petisco
Essa dica serve tanto para quando você estiver saindo de casa quanto para sua chegada. Pegue um petisco e jogue para o cão ir buscar, longe o bastante para você conseguir entrar ou sair sem se preocupar.
Colocar um portãozinho de criança na porta
Essa dica serve para cães de pequeno/médio porte, que não conseguem pular o portãozinho tão facilmente, e serve para colocar na porta de entrada da casa. Você terá que passar por cima do portãozinho, o que não é uma tarefa complicada. Essa solução é boa para quando você chega com sacolas, pois com as mãos cheias é mais difícil oferecer o petisco ou tentar segurar o cão.
Ensinar o cão a não fugir
Se você quiser uma solução mais eficaz, a obediência do cão é a melhor alternativa. Para isso você precisa treiná-lo a obedecer seu comando de “não” quando ele pensar em escapar. É um processo que exige um pouco de tempo até o cão pegar o hábito, mas depois você não precisa mais recorrer a petiscos ou colocar portãozinho. Veja no vídeo abaixo como fazer.
Veja também:

