Menu

Estudo sugere consumo de areia purificada para combater obesidade

Existe um componente na areia que, depois de passar por processos em laboratório, ajuda a inibir a absorção de gorduras e carboidratos.

Imagem: Reprodução

Publicidade

Partículas de areia purificada podem se tornar a próxima terapia antiobesidade. Pesquisadores australianos comprovaram que a sílica porosa pode impedir que gorduras e carboidratos sejam adsorvidos no corpo.

Sílica é o nome do óxido de silício, sendo um dos principais componentes da areia comum. Mas não corra para comer areia: as partículas de sílica usadas na pesquisa foram cuidadosamente sintetizadas a partir de areia purificada.

Elas foram fabricadas na forma ideal, projetadas para apresentar uma elevada área de superfície, que lhes permite absorver grandes quantidades de enzimas digestivas, gorduras e açúcares no trato gastrointestinal.

Veja também: 7 Hormônios relacionados à obesidade

Segundo os pesquisadores, a nova terapia à base de sílica será mais suave para o estômago e com menos efeitos colaterais desagradáveis associados ao medicamento antiobesidade convencional, o orlistat.

Publicidade

“A sílica porosa tem recebido cada vez mais atenção por seu potencial antiobesidade, com testes em humanos mostrando que é uma terapia segura. No entanto, exatamente como ela funciona tem iludido os pesquisadores – até agora. Nossa pesquisa mostra como a sílica porosa promove um efeito antiobesidade ao funcionar localmente no intestino para restringir a digestão e absorção de gorduras e carboidratos,” disse o professor Paul Joyce, da Universidade do Sul da Austrália.

A equipe espera que a descoberta do princípio de atuação da areia purificada no trato gastrointestinal possa mudar os resultados de saúde de bilhões de pessoas que lutam contra a obesidade.

Imagem: Reprodução

Veja também: 10 Doenças causadas pela obesidade

“Mais importante, espera-se que o mecanismo suave forneça resultados clinicamente eficazes para perda de peso, sem efeitos adversos,” disse Joyce.

A equipe examinou várias amostras de sílica, de diferentes tamanhos e formatos, e sob condições simuladas que imitavam o ambiente gastrointestinal durante a digestão de refeições ricas em gordura e ricas em carboidratos.

Publicidade

Eles constataram que partículas de sílica porosa com larguras de poros entre 6 e 10 nanômetros são ideais para desencadear uma resposta inibitória a gorduras e açúcares.

“Esta pesquisa identificou parâmetros definidos para a sílica porosa gerar efeitos antiobesidade,” disse o Dr. Joyce. “Os próximos passos serão validar essas descobertas com modelos animais de obesidade para que possamos determinar quaisquer variações para condições ideais de antiobesidade.”

Compartilhado de Diário da Saúde

Sair da versão mobile