em

10 Doenças causadas pela obesidade

Por ser tão comum, a obesidade pode parecer normal. Mas na verdade ela é um lento caminho para a perda da saúde.

doenças causadas pela obesidade
Crédito: Freepik

Considera-se obesidade o excesso de gordura acumulada no corpo capaz de prejudicar a saúde. São muitas as doenças causadas pela obesidade, pois ele acaba atrapalhando a circulação do sangue, dificultando os movimentos das articulações e a passagem do ar para os pulmões. Além disso tudo, prejudica a saúde emocional por causa da pressão social, que, mesmo sendo um erro, existe.

Por todos esses fatores, a obesidade é uma doença preocupante, mas quando é tratada, tem cura, mesmo que a pessoa já tenha desenvolvido alguma das doenças que ocorrem como consequência. Veja agora quais são as 10 doenças causadas pela obesidade que são mais comuns entre os brasileiros.

Principais doenças causadas pela obesidade

quais são as doenças causadas pela obesidade
Designed by Freepik

Só o fato de a obesidade dificultar a circulação do sangue já faz com que esse seja um fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças. Quando existe um acúmulo de gordura nas paredes das artérias, o sangue não consegue chegar ao seu destino na velocidade e com a qualidade necessárias, então todo o organismo sofre as consequências. Veja quais são as doenças causadas pela obesidade:

1. Pressão alta

A pressão alta ocorre quando o coração precisa fazer muita força contra as paredes das artérias para bombear o sangue por todo o corpo. Uma das causas de ele precisar fazer mais força é a obesidade, pois o excesso de gordura nas artérias dificulta a passagem do sangue.

2. Apneia

A apneia do sono é caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono. A relação dessa doença com a obesidade é que o acúmulo de gordura na região da faringe causa um estreitamento da passagem de ar e altera as propriedades físicas dessa parte do corpo, o que favorece a interrupção da respiração enquanto a pessoa dorme.

3. Diabetes tipo 2

No corpo de uma pessoa que é obesa porque exagera no consumo de carboidratos simples e é sedentária, existe um excesso glicose, que é no que o carboidrato se transforma ao ser digerido. Para que toda a glicose seja metabolizada, o pâncreas necessita produzir e liberar uma quantidade de insulina superior ao considerado normal, até o ponto em que não consiga mais produzi-la. É aí que ocorre o diabetes tipo 2.

4. Depressão

A depressão tem diversas causas, e a obesidade é uma delas. Isso ocorre especialmente por causa dos problemas que a pessoa obesa enfrenta para conviver em uma sociedade preconceituosa.

É comum que ela seja ofendida e excluída da convivência social apenas por causa da sua aparência considerada fora dos padrões aceitos como “corretos”, mesmo que esses padrões sejam criados pelas próprias pessoas e não façam sentido algum.

5. Hipertrofia ventricular

Essa doença tem relação com a pressão alta. Ela ocorre quando o ventrículo do coração cresce demais, já que o coração é um músculo, porque ele precisa fazer um esforço além do normal para conseguir bombear o sangue ao corpo todo. Esse esforço é necessário pela mesma razão do que ocorre no caso da pressão alta, que é precisar forçar a passagem do sangue pelas artérias obstruídas com gordura.

6. Sedentarismo

O sedentarismo é uma causa e também uma consequência da obesidade. Para que uma pessoa fique obesa, ela precisa comer muito mais calorias do que gasta, e a forma de gastar é através do exercício físico. Mas depois que a obesidade se instala, a pessoa já não consegue mais fazer o exercício porque seu corpo tem muita dificuldade para fazer movimentos.

Porém, quando está determinada a reverter a situação, tudo é possível, então o sedentarismo quase sempre é uma escolha.

7. Doenças cardíacas

Além da pressão alta que afeta o coração e da hipertrofia ventricular, diversas outras doenças acometem o coração quando ele tem dificuldade de funcionar corretamente por causa do excesso de gordura nas artérias. Até mesmo um ataque cardíaco fulminante pode acontecer e levar a óbito em poucos minutos.

8. AVC

O Acidente Vascular Cerebral é o popular derrame, que acontece ou porque uma veia no cérebro se rompeu e causou hemorragia ou porque uma veia no cérebro entupiu e impediu a chegada do oxigênio a esse órgão.

Assim, fora do seu funcionamento normal, ocorrem os efeitos do derrame, que é a perda de determinadas funções do corpo. A obesidade nesse caso tem uma relação semelhante a dos problemas cardíacos, que é dificultar a circulação sanguínea.

9. Osteoartrite

O excesso de gordura gera uma pressão muito forte sobre os ossos e articulações de todo o corpo, dificultando seus movimentos e testando sua resistência. Como na maioria dos casos a pessoa obesa não tem uma alimentação saudável o suficiente para nutrir os ossos e articulações, além de essas partes sofrerem com o peso excessivo, ainda tornam-se mais fracas, gerando doenças como a osteoartrite.

10. Doença renal

Os rins são os responsáveis por filtrar as impurezas líquidas do sangue e transformá-las em urina para serem expelidas. Mas com o excesso de gordura no corpo, ocorre uma sobrecarga no trabalho desses órgãos, o que acaba gerando diferentes tipos de doenças renais que podem ser muito graves. Pode chegar ao ponto de eles pararem de funcionar e de a pessoa depender da hemodiálise para sobreviver.

Dicas para combater a obesidade

como emagrecer e ser saudável
Designed by Freepik

Como você já deve imaginar, o primeiro passo para combater a obesidade é ir ao endocrinologista, ao cardiologista e ao nutricionista. O sobrepeso, quando acontece por causa do abuso de alimentos, precisa ser tratado com a reeducação alimentar junto de uma grande mudança nos hábitos de vida.

A pessoa obesa que toma a decisão de emagrecer, seja para combater as doenças causadas pela obesidade ou por estética, precisa estar consciente de que vai passar por um grande desafio. Vai levar no mínimo alguns meses para ver algum resultado, e que vai ser muito difícil no começo, pois é sempre complicado mudar de hábitos.

Mas a partir do momento em que abraçar a causa e tiver a ajuda dos profissionais necessários, o que muitas vezes também inclui apoio psicológico para lidar com tantas mudanças, pode se preparar para uma transformação repleta de novas conquistas e de sentimentos de vitória, que vão durar por toda a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

vestir bem a partir dos 60 anos

Como se vestir bem a partir dos 60 anos com estilo e elegância

doenças causadas por fungos

7 Doenças causadas por fungos e como evitá-las