Menu

Estatuto do Idoso: o que é e quais os direitos

Os idosos brasileiros devem estar atentos aos seus direitos para garantir sua qualidade de vida e dignidade

Publicidade

Na sociedade brasileira, cada cidadão tem direitos e deveres a cumprir que estão pautados dentro das Leis do país. Crianças e idosos, que são classes de pessoas com necessidades especiais, possuem um estatuto próprio, nos quais estão descritos todos os seu direitos perante a sociedade e que devem ser cumpridos por todos. Quando não o são, a pessoa ou seu responsável legal deve buscar auxílio jurídico para que seus direitos sejam atendidos. Para as crianças existe o Estatuto da Criança e do Adolescente e, para os idosos, existe o Estatuto do Idoso.

Veja também: como funciona a aposentadoria para dona de casa

O que é o Estatuto do Idoso?

O Estatuto do Idoso é a Lei nº 10.741, criada em 10 de outubro de 2003 e que passou a ter validade em 10 de janeiro de 2004 com o objetivo de listar, em 118 Artigos, todos os direito da pessoa idosa, ou seja, com idade a partir dos 60 anos, dentro do território nacional. Conheça alguns dos principais pontos dessa lei e fique por dentro dos direitos da pessoa idosa.

Direitos dos idosos:

(Passe para a próxima parte clickando no botão “próxima” em baixo.)

Publicidade

Direitos dos idosos:

Para começar, o primeiro artigo da Lei 10.741 fala sobre o conceito geral de idoso para que você saiba quem se enquadra nessa Lei. A pessoa idosa, no Brasil, é considerada aquela que tem 60 anos completos ou mais. Veja agora quais são os principais pontos que a Lei do Idoso apresenta:

Pensão alimentícia

No Artigo 12 está descrito que a pessoa idosa que comprovar que não tem condições de se sustentar, tem direito a requerer judicialmente uma pensão alimentícia que pode ser dada por qualquer um de seus familiares, inclusive filhos e netos.

Benefício Assistencial – LOAS

No Artigo 34 diz que, no caso de o idoso, com 65 anos ou mais, não ter alguém na família que possa dar-lhe uma pensão alimentícia, ele (ou alguém que seja seu responsável) pode requerer um benefício assistencial que será pago pelo Governo Federal e que está descrito na Lei LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social).

A gestão desse benefício, quando aprovado, é feita pelo INSS, mas esse não é um benefício previdenciário, então não há uma parcela de 13º como se fosse um salário comum. Para solicitar, basta ligar para o número 135, sem a necessidade de contratar um advogado.

Publicidade

Aposentadoria e pensão por morte

No Estatuto do Idoso, Artigo 29, também consta que, se a pessoa idosa trabalhou pagando INSS durante 180 meses da sua vida, ou seja, com 15 anos de contribuição, ela tem direito imediato a receber sua aposentadoria por idade, mesmo que já esteja sem trabalhar há muitos anos.

O mesmo vale para idosos que são viúvos. Se o companheiro falecido também contribuiu com o INSS por pelo menos 15 anos, não importa em que ano ele tenha falecido, o idoso que ainda está vivo tem o direito de receber uma pensão por morte.

Plano de Saúde:

(Passe para a próxima parte clickando no botão “próxima” em baixo.)

Publicidade

Plano de Saúde:

Os Planos de Saúde particulares não podem discriminar uma pessoa idosa por causa da sua idade, como infelizmente ocorre em alguns casos. É ilegal que um Plano de Saúde cobre uma parcela muito alta do plano de um idoso só porque ele já tem, por exemplo, 90 anos de idade, a ponto de tornar inviável seu acesso à saúde.

Disputar vaga em concursos públicos

No Artigo 27 do Estatuto do Idoso diz que, se um idoso de até 74 anos decidir concorrer a uma vaga em um concurso público, como para juiz ou titular de cartório, passar no concurso, mas houver empate, a vaga será da pessoa mais velha. Então não importa quem é o seu concorrente, pois se o idoso tiver até 74 anos, o critério de desempate será a idade e a vaga será dele. Essa idade de 74 anos é considerada, pois a aposentadoria é até 75 anos, então o idoso ainda tem direito de trabalhar dentro das condições legais até completar 75 anos.

Atendimento integral no SUS

No Artigo 15 do Estatuto do Idoso diz que a pessoa idosa tem direito garantido à atenção integral à saúde pelo Sistema Único de Saúde, seja para prevenir, promover, proteger ou se recuperar de doenças.

Publicidade

Transporte gratuito:

(Passe para a próxima parte clickando no botão “próxima” em baixo.)

Transporte gratuito:

A partir dos 65 anos de idade, a pessoa idosa tem direito de utilizar os serviços de transporte coletivo público estadual sem pagar pelas passagens. Se for utilizar um transporte coletivo interestadual, a pessoa idosa com 65 anos ou mais tem direito a desconto de 50% no preço da passagem. Para comprovar a idade, basta apresentar a carteira de identidade ou outro documento oficial de identificação.

Esses são apenas alguns dos pontos mais importantes da Lei do Idoso no Brasil. Você pode ler o Estatuto do Idoso completo no site da Presidência da República ou, se estiver com dúvida sobre alguma questão em específico, deve procurar o auxílio de um advogado.

Publicidade

Esses Artigos não consideram as possíveis alterações que venham a ocorrer na Previdência Social a partir do ano de 2019. São todas válidas até o presente momento, em março de 2019, pois ainda não houve a Reforma da Previdência.

Leave a Reply

Sair da versão mobile