em

Como escolher peixe fresco ou congelado

Aprenda a escolher bem e leve sempre o melhor para a sua casa
Crédito: Freepik

O peixe é, sem dúvida, um dos melhores alimentos para a sua saúde, sendo rico em diversos nutrientes essenciais para a saúde e pobre em gorduras. Apresenta gordura de qualidade, que vai ajudar o seu corpo nos processos e funções necessários, sendo também uma delícia. São várias as receitas que ensinam como preparar peixes de diversas formas, basta usar a criatividade. Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher peixe. Com essas dicas, você nunca mais vai passar dificuldade.

O Ministério da Saúde recomenda ao menos duas porções de peixes por semana, sendo ricos em “ferro, vitamina B12, cálcio, fósforo, iodo e cobalto. Além disso, vários deles fontes de ômega-3“. Além disso, são fontes de aminoácidos essenciais, que ajudam na formação da musculatura, prevenindo doenças cardíacas e neurológicas.

Veja também: como fazer peixe grelhado sem erros

Dicas para escolher peixe fresco de qualidade

escolher peixe dicas
Crédito: Freepik

A Proteste, empresa que verifica a qualidade dos produtos e defende os direitos do consumidor, passou uma lista de pontos mais importantes a observar no momento de escolher o seu peixe para levar para casa. Veja quais são, em detalhes.

1. Embalagem

Se o peixe já está congelado, preste atenção à qualidade da embalagem, principalmente se ela não possui nenhuma abertura, por menor que seja. Se houver, podem ocorrer contaminações no pescado e também o ressecamento.

Nada de gelo solto na embalagem, isso é sinal de que houve variações térmicas, ou seja, seu peixe descongelou e congelou novamente. O ideal é que tenha somente uma fina camada de gelo sobre cada unidade.

2. Aparência quando congelado

O peixe deve estar com uma coloração uniforme e uma fina camada de gelo recobrindo o produto. Se a quantidade de gelo for tão grande a ponto de ser impossível enxergar, não leve o produto, pois pode estar escondendo imperfeições.

Além disso, o peixe não pode ter partes ressecadas, amareladas, enquanto outras estão branquinhas e úmidas. Isso é um sinal de que houve desidratação. Isso é bastante comum de acontecer nas bordas de peixes, postas e filés.

3. Peixes frescos inteiros

Quando for comprar peixes frescos, escolhas os que estão expostos integralmente e não as postas. Isso facilita a verificação de todas as características de um bom peixe, mostrando se ele está realmente fresquinho ou não.

Evita também que compre lebre por gato, imaginando estar levando um determinado tipo de peixe enquanto leva outro de qualidade diferente. Quando cortado em postas ou filés, fica mais difícil distinguir.

4. Aparência do peixe fresco

Para ser considerado fresco, o peixe deve ter sido pescado no mesmo dia, ficando acondicionado em uma cama de gelo, para não estragar. Seu sabor é mais suave e a textura da carne fica simplesmente perfeita depois de pronta. Mas como saber se é realmente fresco?

Atenção na aparência do peixe! Quando está fresquinho, ele tem algumas características únicas, que são reconhecidas de longe:

  • Pele firme, úmida e brilhante, sem rasgos, furos ou manchas;
  • Guelras vivas e sem nenhum líquido;
  • Escamas firmes e brilhantes;
  • Olhos transparentes, vívidos e brilhantes, ocupando toda a região destinada a eles;
  • Carne firme e homogênea. Ao pressionar, a marca do dedo desaparece logo;
  • O aroma deve ser de peixe fresco e não de maresia, azedo ou sargaço.

5. Boa procedência

É fundamental comprar o peixe de locais cujo vendedor você confia. Não são poucos os casos de peixes contaminados, como por metais pesados, ou até mesmo de agentes oriundos de rios e córregos poluídos.

Nesse caso, é sempre bom perguntar a procedência do peixe e comprar de vendedores com reputação positiva. Aproveite para ter uma boa conversa e experimentar novas espécies; é sempre bom descobrir um peixe que você achava que não era tão bom e passou a gostar.

Além de ter cuidado na hora de comprar, o transporte até a residência deve ser feito em embalagens térmicas, para que haja uma constância de temperatura. Ao chegar em casa, tratar e congelar ou simplesmente aproveitar uma excelente refeição, com um alimento fresco e nutritivo.

Veja no vídeo abaixo, em detalhes, como escolher um salmão fresco na feira, com diversas outras dicas para você adaptar a outras espécies também.

sucos para baixar a pressão
7 receitas de sucos para baixar a pressão de forma natural
suco de maçã com limão
5 Receitas de suco de maçã com limão