em

Como fazer peixe grelhado sem erros

Depois de aprender a como fazer o peixe grelhado sem precisar empanar você vai querer comer peixe todos os dias
fazer peixe grelhado
Crédito: Freepik

Fazer peixe grelhado é fácil, desde que siga algumas dicas importantes para que não acabe tendo um peixe queimado e despedaçado. Bom mesmo é ter aquela vontade de fazer uma refeição saudável com um filé de peixe, quinoa e salada, sem se preocupar se vai dar certo ou não. Então veja essas dicas e passe a fazer os melhores peixes grelhados da sua vida.

Veja também: opções de acompanhamento para peixe

Aqui você encontra:

5 Dicas para fazer peixe grelhado perfeito

Quando você não sabe fazer peixe grelhado, além de se preocupar para que ele não grude na frigideira ou na chapa, também precisa cuidar para não ficar seco demais. Ele tem que ser suculento por dentro e sem a obrigação de ter que empanar para não grudar ou ressecar demais por fora.

1. Tenha os utensílios adequados

Uma coisa é certa. Se você resolver fazer essa receita em uma frigideira que não seja antiaderente, vai grudar. Mesmo que você unte com óleo ou manteiga, tem risco de grudar. Então, o primeiro passo para fazê-lo perfeito, sem grudar nem ressecar, é ter uma boa chapa para grelhados ou uma frigideira antiaderente. É um investimento que vale a pena se você gosta muito de grelhados e vai usar com frequência.

2. Deixe a pele do peixe de um dos lados

fazer peixe grelhado com pele
Crédito: Freepik

Você pode, sim, tirar toda a pele do peixe antes de temperar e grelhar. Mas se estiver com medo de deixar queimar, deixe a pele em um dos lados, fica mais fácil de virar depois. Se por acaso queimar, não vai perder a parte da carne, pois é a pele que vai ficar grudada. A apresentação não será a mesma, mas a carne será salva.

3. Seque o peixe antes de grelhar

Essa dica é para quem costuma deixar o peixe em uma marinada durante algumas horas antes do preparo. Ao fazer isso é normal que o peixe libere um pouco de líquido. Se isso acontecer, use algumas folhas de papel-toalha para secar um pouco o peixe.

Pode colocar as folhas em um prato raso e colocar os filés por cima, dando uma leve pressionada, depois do outro lado. Só então coloque-os para grelhar. Se achar que o tempero vai sair muito ao fazer isso, reforce um pouco do tempero depois de secar os peixes.

Veja também: receitas de moqueca de peixe

4. Acerte a temperatura e não mexa

O filé de peixe grelhado pode ser preparado em fogo baixo, não totalmente, mas quase. Assim ele vai ter tempo de grelhar por fora e permanecer macio e suculento por dentro. Quando colocar o peixe na frigideira ou na chapa, deixe-o ali parado até dar o tempo. Só mexa na hora de virar para terminar o cozimento do outro lado.

5. Conte o tempo

fazer peixe grelhado contando tempo
Crédito: Freepik

Sempre tem aquelas receitas que você já tem prática e coloca as medidas a olho ou desliga o fogo quando acha que está bom. Mas até que se acostume a fazer peixe grelhado é bom seguir o tempo recomendado, pelo menos uma média.

Para um filé de espessura fina/média, deve colocá-lo na frigideira ou na chapa bem quente, mas em fogo baixo, e deixar 5 minutos de um lado, para quase cozinhar por completo e formar uma crosta fina, e depois 1 minuto do outro lado. Tire da frigideira ou da chapa logo em seguida. Na hora de virar, use uma espátula larga que caiba a maior parte do filé em cima.

Por causa das variações de textura da carne e da espessura do filé, alguns tipos de peixe levam mais tempo para ficarem prontos. Então fique de olho nas pontinhas da parte de baixo, que está em contato com a chapa. Quando começarem a dar uma erguidinha, quer dizer que está ressecando um pouco porque está cozinhando, é normal, mas está quase na hora de virar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
plantas que atraem dinheiro
7 Plantas que atraem dinheiro
receitas com ovo cozido
10 Receitas com ovo cozido: opções para todas as refeições do dia