em

Como escolher abacaxi maduro e saboroso: 7 dicas importantes

Adora abacaxi, mas não sabe escolher o melhor quando vai à feira? Veja essas dicas e passe a levar só os melhores para casa
escolher abacaxi
Crédito: Pixabay

Escolher frutas na feira e levar as melhores para casa requer uma certa experiência. Isso porque só quando você olha, cheira e sente a fruta é que dá para saber se está verde, no ponto ou passada. Sendo assim, escolher abacaxi é uma tarefa mais simples do que pode parecer. Se você é do tipo que até tenta, mas quando chega em casa percebe que pegou o pior abacaxi, acabe com esse problema vendo essas dicas.

Veja também: sobremesas com abacaxi para dar água na boca

Aqui você encontra:

7 Dicas para escolher o abacaxi certo

dicas para escolher abacaxi no ponto
Crédito: Pixnio

O abacaxi acaba sendo uma fruta que engana na hora de escolher, porque não dá para considerar só o aroma e a cor da casca. Tem muitos que ainda aparentam estar verdes, mas na verdade já estão bons para consumo, bem docinhos.

Então, o melhor a fazer é perceber uma combinação de características e, claro, treinar. Quanto mais escolher e acostumam a entender quando a fruta está boa, mais vai acertar das próximas vezes. Veja como fazer quando chegar na feira ou no supermercado.

1. Apalpe

Essa regrinha é mais comum, pois vale para quase todas as frutas. Para escolher abacaxi no ponto, ele não pode estar nem muito duro e nem mole demais. Deve estar macio, porém firme. Olhe principalmente na parte de baixo, pois é ali que vai mostrar se a fruta está passada, pois é onde fica bem mole primeiro. Se estiver demais, melhor não levar.

2. Sinta o cheiro

Mais uma vez, é na parte de baixo da fruta que vai entregar se ela já passou do ponto. O abacaxi ainda verde vai ter um aroma mais difícil de sentir. Quando está no ponto, o aroma é bem agradável e docinho. Se estiver passado, vai sentir na parte de baixo que o cheiro está mais forte e menos agradável, meio avinagrado, bem como fruta passada mesmo.

3. Escolha um com coroa

Prefira sempre um abacaxi que ainda esteja com a coroa. Pode parecer óbvio que todos estejam com a coroa, mas muitas pessoas arrancam essa parte cortante quando vão levar o abacaxi para casa e então desistem de levar, deixando ele sem a coroa e com a parte interna exposta. Não pegue esse abacaxi e não seja a pessoa que arranca a coroa e devolve a fruta. Ela tem muito mais risco de ser contaminada por insetos.

4. Opte por uma coroa verde

Depois de saber que o seu abacaxi sempre deve estar com a coroa, também é importante observar se as folhas da coroa ainda estão verdinhas. Se as folhas estiverem muito secas e amareladas, é bem provável que a fruta esteja passada. Nesse caso, considere também as outras dicas anteriores para chegar ao veredito.

5. Faça o teste da folha

Mais uma dica relacionada com a coroa do abacaxi é tentar puxar uma das folhas da coroa. Esse método não vai deixar a parte interna da fruta exposta, então pode fazer. Se, ao puxar uma das folhas, ela sair com muita facilidade, é sinal que está passado. Se estiver muito dura para tirar, ainda não está no ponto. Se sair de forma fácil, mas ainda firme, é um dos indícios de fruta no ponto.

6. Sinta o peso

Todo mundo quer uma fruta suculenta e docinha. A parte do suculento pode ser resolvida pegando a fruta na mão e sentindo seu peso. O abacaxi mais pesado tende a ser o mais suculento e isso não quer dizer que seja o maior. Pegue um em cada mão e faça a comparação.

7. Prefira um verde ao maduro

Se você não conseguir escolher um no ponto porque todos parecem estar muito verdes ou maduros demais, então prefira um verde. Assim você pode deixá-lo na sua fruteira, fora da geladeira e sem abrir, para que ele vá amadurecendo dia após dia. Se comprar um muito maduro, terá que consumir na hora ou poderá picar e congelar em porções. Veja como congelar frutas da forma correta sem desperdiçar.

bolo light
20 Receitas de bolo light para comer sem culpa
Como escolher abacate na feira