em

AmeiAmei

Como escolher frutas na feira e levar as melhores para casa

As frutas devem ser observadas, apalpadas e cheiradas para saber se estão no ponto. Veja as dicas para cada tipo.
escolher frutas
Crédito: Freepik

Escolher frutas na feira ou no supermercado pode parecer tarefa fácil, mas nem sempre pegar qualquer uma dá certo. Na hora de escolher existem truques para não acabar levando para casa uma fruta verde ou madura demais. Se você tem dúvidas nesse assunto, veja a seguir as dicas de como escolher frutas no ponto e levar as melhores para casa.

Dicas para escolher frutas na hora de comprar

Cada fruta tem suas particularidades, então as dicas podem mudar de uma para outra. Mas de modo geral, confira os três passos do que deve fazer na hora de escolher as frutas mais comuns:

1. Observe o aspecto geral da fruta

como escolher fruta olhando
Crédito: Freepik

Antes mesmo de pegar a fruta na mão, você vai ser atraído pelo que vê. Então observar o aspecto geral de cada fruta é o primeiro passo.

Abacaxi

No caso do abacaxi, quando a fruta está muito verde é provável que ainda esteja com a polpa dura e azeda. Quando está amarelo com algumas partes verdes, está no ponto. Se estiver uma amarelo mais forte e com partes marrons, está passado. Observe também que quanto mais abertos estiverem os gomos da casca, mais madura está a fruta.

Abacate

O abacate de melhor qualidade e no ponto certo é aquele com a casca em tom de verde mais claro e sem nenhuma mancha profunda. Pode haver manchinhas superficiais que não representam problema, então observe com cuidado.

Pera

Quando a pera está com a casca muito verde, ainda não está doce. O aspecto ideal é quando ela está amarelinha, com a casca lisa, mas com manchinhas marrons.

Banana

Há tipos de banana mais manchadas, como a da terra, mas de modo geral, escolha aquelas que não contêm muitas manchas marrons. O aspecto da banana deve ser todo amarelo-claro. Quanto mais intensa for a cor, mais madura vai estar a fruta.

Maçã

A maçã foge à regra do verde ou vermelho, já que existem tipos das duas cores. Nesse caso, observe se a casca não contém muitos batidos nem furinhos. As muito brilhantes não são recomendadas, pois pode ser sinal de excesso de agrotóxicos ou que ela tem uma camada de cera em volta.

Morango

Bons morangos vão estar em tom de vermelho vivo, não muito claro nem muito escuro. Evite os com partes verdes e também os que apresentam furinhos ou partes rosadas que se parecem machucadinhos.

Maracujá

Não tenha medo dos maracujás murchos, nesse caso costuma ser um bom sinal. Mas também depende do tipo da fruta, por isso é essencial pegá-lo na mão para definir se vai levar ou não.

2. Apalpe a fruta

como escolher fruta pelo toque
Crédito: Freepik

Depois de observar, é hora de pegar a fruta na mão para sentir se está dura ou mole demais. Veja qual é o ponto ideal de cada uma.

Abacaxi

O ponto certo do abacaxi é quando você apalpa e ele não está nem muito duro, nem muito mole. Apalpe gentilmente, sem usar força. O abacaxi mais verde vai estar mais duro. O amarelo com partes verdes vai ser um pouco mais macio, e esse é o ponto ideal.

Abacate

Na hora em que pegar o abacate na mão, jogue-o para cima, não muito alto para não deixar cair. Apenas o suficiente para sentir o seu peso. Quanto mais pesado, mais polpa ele terá. Essa fruta também deve estar macia e firme, mas não mole, e a casca não deve estar enrugada tipo murcha.

Pera

A pera tem uma casca sensível, então quando estiver no ponto, ela vai ceder levemente ao ser apertada com cuidado. Se isso acontecer é sinal de que a pera está doce.

Banana

Se depois de ver que a banana está bem amarelinha, pegue-a e sinta se está firme, porém macia. Esse é um bom ponto para consumir na hora. Se estiver muito mole, está passada. Se estiver muito dura, mas com a casca totalmente amarela, vale arriscar porque pode ser uma característica do tipo da banana.

Maçã

Na hora de pegar a maçã ela deverá estar firme, sem partes moles. Estar dura não é sinal de estar verde, então apenas leve em consideração se está mole demais ou com a casca enrugada.

Morango

É comum que o morango já venha em embalagem fechada, não sendo possível apalpar. Mas quando der, sinta se a fruta está firme. Se estiver muito mole, não pegue, pois está passada. Observe também se está bem lisa, sem manchas ou magoados.

Maracujá

Na hora em que pegar o maracujá, sinta seu peso e chacoalhe um pouco para sentir se a polpa está solta. Quando mais pesado, mais polpa vai ter.

3. Cheire a fruta

como escolher fruta pelo cheiro
Crédito: Freepik

O terceiro passo para escolher frutas é cheirando. Fica bem fácil perceber quando elas estão verdes, no ponto ou passadas também pelo cheiro. Veja os exemplos:

Abacaxi

O cheirinho doce do abacaxi não será tão presente quando a fruta estiver verde. Será um pouco mais intenso e agradável quando a fruta estiver no ponto. E será mais doce e não tão agradável quando estiver passado.

Abacate

Diferente do abacaxi, não é muito seguro nem possível escolher o abacate pelo cheiro, pois sua casca é bem fechada. Se estiver com cheiro muito forte é possível que já esteja passado.

Pera

A técnica do cheiro funciona para a pera, mas seu odor é bastante suave. Quando estiver no ponto, assim como o abacaxi, vai apresentar um cheiro doce e agradável. Se estiver um pouco azedo, já está passada.

Banana

O cheiro adocicado agradável da banana não é tão presente na sua casca, a menos que tenha alguma parte aberta. Então esse critério não é muito seguro. Porém, se perceber um cheiro muito forte, e provável que esteja passada do ponto.

Maçã

O cheiro da maça no ponto é agradável, misturado doce e ácido, levemente. Mas há frutas que estão no ponto e o cheiro é bem doce, vai depender do tipo de maçã. Apenas deixe de lado aquelas que o odor não estiver muito agradável.

Morango

Quando mais maduro o morango, mais forte é seu cheiro. Evite-os se estiverem assim, pois irão apodrecer logo. Pegue aqueles com cheiro doce e ácido, mas agradável.

Maracujá

Um maracujá no ponto vai ter um cheiro agradável. Se estiver verde será mais difícil de sentir, e se estiver passado, o cheiro não será tão agradável.

Dica: escolha as frutas da época

Mesmo observando todos esses detalhes, outra dica fundamental para escolher frutas boas é dar preferência para aquelas que estão na época de colheita, pois vão estar mais frescas, nutritivas e saborosas.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
óleo de cânhamo
Conheça os benefícios e como usar o óleo de cânhamo
cortes de cabelo para mulheres acima de 40 anos
5 Ideias de cortes de cabelo para mulheres acima de 40 anos