Crédito: Pixabay
em

Como escolher abacate na feira

Escolha o melhor abacate para fazer várias receitas doces e salgadas, além de muito saudáveis

O abacate é uma fruta que tem ganhado mais respeito de quem se preocupa com uma alimentação saudável. Por ser bem calórico, costumava ser deixado de lado, mas porque pouca gente sabia que suas gorduras são muito boas e necessárias para a saúde. Então, além de incluir essa fruta na sua dieta, aprenda a escolher abacate de forma correta, levando só os melhores para casa.

Veja também: receitas com abacate para todas as ocasiões

5 Dicas para escolher abacate corretamente

dicas para escolher abacate no ponto
Crédito: Pexels

Escolher abacate não é tão simples, pois a cor da fruta é verde, por dentro e por fora. Então, não dá para levar esse critério em consideração, achando que o abacate verde não está no ponto para consumo. Além do mais, essa fruta tem um sabor peculiar que, mesmo quando está madura, não é tão doce. Então, veja como fazer para escolhê-lo no ponto.

1. Observe a casca

A casca do abacate é sempre verde, mas o tom do verde muda. Esse é um segredinho bem importante na hora de escolher. A fruta boa deve estar em uma tonalidade verde-clara. Quanto mais escuro e brilhante for o verde, mais nova será a fruta, ou seja, menos madura para consumo.

2. Pegue a fruta na mão

Para escolher um bom abacate ou qualquer outro tipo de fruta, precisa pegar na mão para sentir o peso e a textura. Apalpe-o e sinta se ele está muito duro ou muito mole. O ideal é que seja um meio-termo, nem muito duro e nem mole, apenas macio, sem afundar o dedo. Não precisa apertar demais para perceber isso.

3. Tire o cabinho

Os abacates costumam ainda estar com o cabinho. Ao puxar esse cabinho, veja a cor que fica na parte onde ele foi removido. Se estiver clarinho, é bom sinal. Se estiver escuro, é bem provável que a fruta esteja passada. Você vai fazer isso e comparar com as outras dicas acima para detectar se está bom ou não. Por exemplo, se ao remover o cabinho, estiver escuro e a fruta estiver macia demais, não pegue.

4. Perceba o aroma

Por mais que a casca do abacate seja grossinha e não deixe sentir muito bem o aroma da fruta, é possível, sim, sentir se o cheiro é de fruta madura ou não. Aliás, quanto mais verde estiver, menos cheiro terá. Se conseguir sentir um cheiro agradável, é bom sinal. Se o cheiro estiver acentuado, pode estar passado.

5. Sinta o peso

Por fim, quando pegar o abacate na mão para sentir se está muito duro ou macio, aproveite também para sentir o peso. A combinação ideal é pesado e firme, com aroma agradável, verde-claro e cabinho claro. Assim não vai ter erro, basta levar para casa e aproveitar.

Mas caso não encontre nenhum abacate com essas características em conjunto, mais vale levar um que ainda esteja verde para deixar ele amadurecer na sua fruteira. Cubra ele com um pedaço de papel pardo e deixe fora da geladeira. Dia após dia vá sentido se está amadurecendo para não deixar passar do ponto.

escolher abacaxi

Como escolher abacaxi maduro e saboroso: 7 dicas importantes

banana passa

Como fazer banana passa em casa: 4 receitas e benefícios