em

Como escolher a base certa para o seu tipo de pele

Escolher os produtos certos faz toda a diferença no resultado da maquiagem e na saúde da pele também
escolher a base certa
Crédito: Freepik

Para quem é iniciante no assunto de maquiagem fica até meio perdido na hora de começar a escolher seus itens. São tantas opções que é preciso entender como funciona uma boa maquiagem antes de começar a investir. Escolher a base certa, por exemplo, vai além da estética.

Deve considerar fatores como a qualidade do produto, a tonalidade e a composição para que seja condizente com o tipo de pele. Ou seja, base não é tudo igual e aquela que serve para uma pessoa pode não servir para a outra.

Veja também: dicas e truques de maquiagem para pele oleosa

Tipos de base

Para escolher a base certa, comece conhecendo quais são os tipos de base que existem. Elas são diferenciadas tanto por causa de cada tipo de pele, quanto pelo resultado que oferecem, que vai de acordo com o seu gosto, depois de testar cada uma delas.

1. Líquida

A base líquida tem a qualidade de oferecer uma boa cobertura à pele, além de ser mais fácil de aplicar. Como ela não fica acumulada, é muito recomendada para quem tem rugas ou a pele seca. O ideal é aplicá-la com os dedos mesmo ou com um pincel de cerdas sintéticas.

2. Em mousse

A base tipo mousse é a preferida de muita gente porque deixa um resultado muito natural. Em contrapartida, não oferece a mesma qualidade de cobertura da base líquida. Como é um tipo que costuma ser livre de óleos na composição, pode ser usada tanto por quem tem pele seca, quanto oleosa. A aplicação pode ser feita, de preferência, com pincel de cerdas sintéticas.

3. Em pó

Quem sofre com a pele oleosa costuma preferir a base em pó, ainda que a versão em mousse também seja boa. Mas a diferença é que a base em pó contribui melhor com a absorção da oleosidade da pele. É uma questão de testar e ver o que acha no seu caso. Outra vantagem é que a base em pó não deixa a pele com aspecto brilhoso. Ela fica mais bonita quando é aplicada com esponjinha ou pincel de cerdas naturais.

4. Cremosa

Se for fazer uma maquiagem noturna e tiver a pele seca ou mista, essa pode ser a sua opção preferida de base. Como é molhada, não é recomendada para peles oleosas e nem para usar ao longo do dia, a menos que faça o teste e realmente goste do resultado. A aplicação com pincel de cerdas sintéticas costuma ser mais eficiente e sua principal vantagem é a alta cobertura.

Cor da base

melhores dicas para escolher a base certa
Crédito: Freepik

A cor da base é outro ponto muito importante, pois a intenção é que ela seja o mais próximo possível do tom natural da sua pele. Assim, irá criar uma camada de preparação para os demais itens da maquiagem, mas sem ficar aparente.

A base tem a função de deixar a pele lisa, como um pano de fundo, mas nunca de mudar o tom da pele. Se isso acontecer a maquiagem vai parecer artificial, pois o rosto vai ficar de cor diferente com relação ao restante do corpo.

1. De tons quentes

A base de tons quentes é feita para peles em tons modernos, que têm uma tonalidade mais amarelada e dourada na faixa mais clara e tons que vão do dourado ao vermelho-alaranjado na faixa mais escura.

2. De tons frios

Para as peles de tons claros, ou seja, frios, a base nessa tonalidades são desde o rosa ao avermelhado na faixa mais clara e azul-vermelho ou verde-oliva na faixa mais profunda.

3. De tons neutros

Se a sua cor de pele fica entre os tons quentes e os frios, então faça o teste com bases de tons neutros e veja como ela se comporta no seu rosto em locais com diferentes fontes de iluminação.

Tipo de pele

Além dos vários tons de pele, também precisa prestar atenção no seu tipo de pele. Com viu no tópico sobre os tipos de base, cada uma é feita pensando em pele seca, oleosa ou mista.

Então, se você não consegue identificar qual é o seu tipo de pele, pois tem dias que ela está mais seca e outros que está oleosa, o ideal é ir a um dermatologista ou esteticista para fazer uma avaliação e não errar mais.

Agora que já sabe o básico sobre como escolher a base certa, existem outras informações importantes que você precisa saber antes de aplicar a base no seu rosto e garantir que o efeito vai ficar como você quer.

Afinal de contas, não basta lavar o rosto, secar e aplicar a base. Tem toda uma preparação necessária ou você poderá comprar a melhor base do mundo, para o seu tipo de pele e no tom idêntico da sua pele, que não vai ficar bom. Confira no vídeo:

limpar bronze
Como limpar bronze e deixar suas peças como novas
lasanha de brócolis
Lasanha de brócolis: 9 receitas saudáveis e deliciosas para provar